A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA RESPIRATÓRIO E EXERCÍCIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA RESPIRATÓRIO E EXERCÍCIO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA RESPIRATÓRIO E EXERCÍCIO
O sistema Respiratório supre a demanda crucial de oxigênio e é o responsável pela eliminação do dióxido de carbono dos nossos músculos. SISTEMA RESPIRATÓRIO E EXERCÍCIO

2 FUNÇÃO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Função: Prover um meio de troca gasosa entre o ambiente externo e o corpo, fornecendo ao indivíduo um meio de repor Oxigênio e remover o Co2 do sangue.  Duas fases: Ventilação – um processo mecânico; Difusão - Troca de moléculas no sentido de menor concentração.

3 ESTRUTURA DO SISTEMA PULMONAR.
A estrutura inclui o conjunto de passagens que filtram e transportam o Ar: - DIVISÃO: ZONAS FUNCIONAIS: Zona de condução; Zona respiratória.

4

5

6 MECÂNICA RESPIRATÓRIA
INSPIRAÇÃO: aumento do volume torácico. Respiração durante o exercício (acessórios, intercostais, peitoral menor, escalenos e esternocleidomactóideos). Ajudam o diafrágma na inspiração. EXPIRAÇÃO: diminuição do volume torácico. Respiração durante o exercício: ação importante dos músculos da parede abdominal ( reto e obliquos).

7 MECÂNICA RESPIRATÓRIA:
MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS X EXERCÍCIO 

8 MUSCULOS RESPIRATÓRIOS
FUNÇÃO :Os músculos respiratórios tem como principal tarefa atuar sobre a parede torácica, movendo os gases para dentro e para fora dos pulmões;

9 O EXERCÍCIO O exercício resulta no aumento da ventilação e conseqüente aumento do trabalho dos músculos respiratórios.

10 ELEVAÇÃO DA PRESSÃO INTRAPULMONAR
DIAFRÁGMA X ABDOMEN

11

12 SISTEMA PULMONAR Transporte de O2 de Co2 no sangue:
HEMOGLOBINA E OXIGÊNIO Oxiemoglobina; HEMOGLOBINA E GÁS CARBÔNICO;  Carboxiemoglobina; Obs: a presença do ferro é de fundamental importância nesse processo.

13 TRANSPORTE DE 02 NO MUSCULO
TRANSPORTE DE O2 NO MÚSCULO: MIOGLOBINA: proteina com grande afinidade com O2 encontrada nas fibras musculares esqueléticas e cardíacas;  Importante função na transição do repouso para o exercício, pois fixa o oxigênio no músculo.

14 TRANSPORTE DE C02 NO SANGUE
TRANSPORTE DE CO2 NO SANGUE: 3 FORMAS: 1) 10% é dissolvido; 2) 20% é ligado a hemoglobina ( carboxiemoglobina) 3) 70% é encontrado transportado em forma de bicarbonato (HCO3). 

15 APLICAÇÕES CLÍNICAS ASMA; decorrente do estreitamento reversível das vias aéreas ( broncoespasmos). DPOC: diminuição do fluxo aéreo decorrente do aumento da resistência das vias aéreas.

16 BRONQUIO NORMAL

17 ASMA E DPOC

18 SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório e o cardiovascular combinam para prover um sistema de liberação eficiente que transporta OXIGÊNIO aos tecidos corporais e remove GÁS CARBÔNICO.

19 SISTEMA RESPIRATÓRIO QUATRO PROCESSOS SÃO ENVOLVIDOS NESSE TRANSPORTE: Ventilação Pulmonar – é o movimento do ar para dentro e para fora dos pulmões; Difusão Pulmonar – é a troca dos oxigênio (O2) e de dióxido de carbono (CO2) entre os pulmões e o sangue; Transporte de O2 e de CO2 pelo sangue; Troca gasosa capilar – é a troca de O2 e de CO2, entre o sangue capilar e os tecidos ativos

20 SISTEMA RESPIRATÓRIO Respiração externa: os dois primeiros fazem parte da respiração ( ventilação pulmonar e difusão); Respiração Interna: o Último fator faz parte da respiração; OBS: A respiração externa e interna estão ligados pelo sistema circulatório.

21 SISTEMA RESPIRATÓRIO Fatores que influenciam a liberação e a captação de oxigênio: Conteúdo de O2 no sangue; Magnitude de fluxo sanguineo; Condições locais.

22 SISTEMA RESPIRATÓRIO PROBLEMAS ASSOCIADOS AOS EXECÍCIOS:
Dispnéia: a sensação de dispinéia (dificuldade respiratória) durante o exercício é mais um mau condicionamento da musculatura respiratória; Hiperventilação: respiração excessiva, é comumente provocada por antecipação ou a ansiedade ao exercício;

23 SISTEMA RESPIRATÓRIO Manobra de Valsalva - ocorre quando:
Fechamento da glote ( a abertura das cordas vocais); Aumento da pressão intra-abdominal – contraindo forçadamente o diafragma e os músculos abdominais; Aumento da pressão intratorácica através da contração forçada dos músculos respiratórios

24 SISTEMA RESPIRATÓRIO Considerações importantes:
Como resultado dessas ações, o ar é aprisionado e pressurizado nos pulmões. Essa manobra é utilizada em levantamentos de objetos pesados afim de estabilizar a parede torácica. Contudo, as pressões intra-abdominal e intratorácica elevadas restringem o retorno venoso provocando o colapso das grandes veias.


Carregar ppt "SISTEMA RESPIRATÓRIO E EXERCÍCIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google