A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores."— Transcrição da apresentação:

1 Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores Entraves que o Consumidor Brasileiro Enfrenta Brasília, 15 de março de 2007

2 “Prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade”. Missão do Inmetro Nosso principal produto CONFIANÇA

3  Metrologia Científica e Industrial  Metrologia Legal  Ponto Focal de Barreiras Técnicas  Acreditação de Organismos e Laboratórios  Avaliação da Conformidade  Educação para Metrologia e Qualidade As atividades do Inmetro impactam de forma ampla o cotidiano do país. Inmetro - Principais Atividades

4  Fortalecimento do mercado interno  Proteção do consumidor  Competitividade da empresa brasileira  Aumento das exportações  Fortalecimento da concorrência  Desenvolvimento industrial e tecnológico As ações do Inmetro propiciam: O Inmetro está presente em todos os estados do Brasil.

5 Estudo de 4 anos sobre o comportamento de 10 nações que, juntas, detêm 50% das exportações mundiais. “O mercado interno exigente é um dos principais fatores que leva uma nação a ser competitiva.” (Michael Porter - A Vantagem Competitiva das Nações) O consumidor como indutor do processo de melhoria da qualidade. Educação para a Metrologia e Qualidade

6 Para exercer a sua função de indutor do processo de melhoria da qualidade, o consumidor precisa ter a sua disposição uma ferramenta fundamental...

7 ... a INFORMAÇÃO!!!

8  consiste no fato de uma das partes envolvidas em uma negociação dispor de mais informação que a outra  aquele que possui a informação mais completa leva vantagem  um conjunto de problemas que resulta na ineficiência de toda a atividade econômica. Assimetria de Informação

9  seleções adversas: indução dos consumidores à escolha errada  risco moral: possibilidade de comportamento oportunista  exclusão de produtos de boa qualidade: ambiente de concorrência desleal Assimetria de Informação

10  Programa de Análise de Produtos  Formação de Multiplicadores em Educação para o Consumo  Material informativo sobre Avaliação da Conformidade e Relações de Consumo  RH Avaliação da Conformidade  Portal do Consumidor

11 Selos de Identificação da Conformidade  Informação  Evitar o uso abusivo e indevido da marca do Inmetro

12 Resultados da Pesquisa IBOPE  65% da população conhece o Inmetro.  89% dos que conhecem, confiam.  86% da população com nível superior, confia. Reconhecimento do Inmetro Inmetro Em 2005 e 2006, considerado pelo Idec como a autoridade regulamentadora que melhor atua em prol do consumidor.

13

14 Diretoria da Qualidade dqual@inmetro.gov.br Home Page do Inmetro www.inmetro.gov.br Central de Atendimento ao Consumidor 0800 285 1818 Portal do Consumidor www.portaldoconsumidor.gov.br OBRIGADO!!! Contatos


Carregar ppt "Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google