Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCauã Robello Alterado mais de 9 anos atrás
1
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores Entraves que o Consumidor Brasileiro Enfrenta Brasília, 15 de março de 2007
2
“Prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade”. Missão do Inmetro Nosso principal produto CONFIANÇA
3
Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal Ponto Focal de Barreiras Técnicas Acreditação de Organismos e Laboratórios Avaliação da Conformidade Educação para Metrologia e Qualidade As atividades do Inmetro impactam de forma ampla o cotidiano do país. Inmetro - Principais Atividades
4
Fortalecimento do mercado interno Proteção do consumidor Competitividade da empresa brasileira Aumento das exportações Fortalecimento da concorrência Desenvolvimento industrial e tecnológico As ações do Inmetro propiciam: O Inmetro está presente em todos os estados do Brasil.
5
Estudo de 4 anos sobre o comportamento de 10 nações que, juntas, detêm 50% das exportações mundiais. “O mercado interno exigente é um dos principais fatores que leva uma nação a ser competitiva.” (Michael Porter - A Vantagem Competitiva das Nações) O consumidor como indutor do processo de melhoria da qualidade. Educação para a Metrologia e Qualidade
6
Para exercer a sua função de indutor do processo de melhoria da qualidade, o consumidor precisa ter a sua disposição uma ferramenta fundamental...
7
... a INFORMAÇÃO!!!
8
consiste no fato de uma das partes envolvidas em uma negociação dispor de mais informação que a outra aquele que possui a informação mais completa leva vantagem um conjunto de problemas que resulta na ineficiência de toda a atividade econômica. Assimetria de Informação
9
seleções adversas: indução dos consumidores à escolha errada risco moral: possibilidade de comportamento oportunista exclusão de produtos de boa qualidade: ambiente de concorrência desleal Assimetria de Informação
10
Programa de Análise de Produtos Formação de Multiplicadores em Educação para o Consumo Material informativo sobre Avaliação da Conformidade e Relações de Consumo RH Avaliação da Conformidade Portal do Consumidor
11
Selos de Identificação da Conformidade Informação Evitar o uso abusivo e indevido da marca do Inmetro
12
Resultados da Pesquisa IBOPE 65% da população conhece o Inmetro. 89% dos que conhecem, confiam. 86% da população com nível superior, confia. Reconhecimento do Inmetro Inmetro Em 2005 e 2006, considerado pelo Idec como a autoridade regulamentadora que melhor atua em prol do consumidor.
14
Diretoria da Qualidade dqual@inmetro.gov.br Home Page do Inmetro www.inmetro.gov.br Central de Atendimento ao Consumidor 0800 285 1818 Portal do Consumidor www.portaldoconsumidor.gov.br OBRIGADO!!! Contatos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.