A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ITÁPOLIS - SP 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ITÁPOLIS - SP 2013."— Transcrição da apresentação:

1 ITÁPOLIS - SP

2 Prefeitura Municipal de Itápolis – SP 2014

3 Prefeito Municipal Julio Cesar Nigro Mazzo
Vice-Prefeito José Luiz Kawachi

4 Secretaria Municipal de Saúde
Lucilene Denise Daniel 2014

5 Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itápolis – SP
Alaide Aparecida Húngaro da Cunha

6 Controle de Vetores Profissional de Educação Informação e Comunicação IEC Cezilia Conceição Palmitesta Mercaldi

7 HANSENÍASE ANTIGA LEPRA Vamos acabar com esse preconceito ?

8 O que é Hanseníase ? É uma doença infecciosa e contagiosa, provocada por um micróbio chamado “Bacilo de Hansen”. Ela atinge a pele e os nervos periféricos. Como se inicia a Hanseníase ? Começa com uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, em qualquer parte do corpo. Em cima desta manchas a pele fica com a sensibilidade diminuída ou abolida ao calor , à dor e ao tato. Na maioria das vezes, nós não notamos porque elas não coçam, não doem não incomodam.

9 Como se transmite a Hanseníase
Como se transmite a Hanseníase ? Através de vias respiratórias ao conviver por muito tempo com pessoas portadoras da Hanseníase ou em contato direto por vias cutâneas quando existem lesões ulceradas ou traumáticas na pele. É uma doença silenciosa, seu período de incubação é de 2 a 7 anos. Existem pessoas sensíveis (fácil para desenvolver) e pessoas resistente ao bacilo de hansen ( adiquirem o bacilo, mas não desenvolvem a doença). O humano é considerado a principal fonte de infecção da hanseníase.

10 OBS: Quando aparecem os primeiros sinais : manchas esbranquiçadas ou avermelhadas ela ainda não é contagiante. Essas manchas se tornam diferentes de outras doenças de pele por causarem diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor e à dor. Ex: Se colocarmos um objeto com água gelada ou água quente, a pessoa não notará diferença. Nos casos mais avançados de Hansen a pessoa não sentirá nem mesmo a picada de leve de um alfinete. A Hanseníase se torna difícil de ser percebida porque as manchas não provocam coceiras, não doem e não incomodam.

11 Primeiros sinais da Hanseníase
Primeiros sinais da Hanseníase *Manchas na pele que não doem, não coçam e não incomodam; *Dormência *Formigamento *Queda de pelo no local das lesões *Queimar-se ou cortar-se sem sentir *Placas e nódulos Percebendo os primeiros sintomas, procurar o Posto de Saúde , quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais rápido será a cura.

12 HANSENÍASE TEM CURA ! BASTA SEGUIR O TRATAMENTO É INTEIRAMENTE GRATUITO

13 POSTO DE SAÚDE Será realizado o teste de sensibilidade, onde o paciente será orientado sobre sua finalidade. Os nervos mais acometidos são: *Facial (rosto) *Auricular ( pescoço) *Radial (braço parte superior) *Ulnar ( braço parte inferior) *Mediano (anterior do punho) *Fibular comum (próximo ao joelho) *Tibial ( próximo ao pé)

14 TIPOS DE HANSENÍASE (HI) Hanseníase Indeterminada ou Inicial
(HT) Hanseníase Tuberculóide e Nodular da Infância (HD) Hanseníase Dimorfa (HV) Hanseníase Virchowiana

15 HI - Hanseníase Indeterminada (PB Paucibacilar) Nesta fase ela é mal definida. Pode ser percebida antes do surgimento das manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pessoa só vai suspeitar se ela não estiver sentido dor naquele local, sentir dormência.

16 HT – Hanseníase Tuberculóide (PB Paucibacilar: casos com até 5 lesões) Lesões (manchas) em placas bem delimitada, com contorno nas bordas de coloração avermelhada ou vinhosa com o centro plano e mais esbranquiçado e diminuição da sensibilidade.

17 HI – Hanseníase Tuberculóide e Nodular da Infância Lesões (manchas) em placas no dorso da mão, de cor acastanhada, contornos irregulares e limites nítidos com diminuição da sensibilidade

18 HD – HANSENÍASW DIMORFA Multibacilares - Contagiante As lesões aparecem com contornos internos bem definidos, e externos mal definidos. Se caracteriza por manchas ferruginosas, brilhantes, escamosas em qualquer parte do corpo. Nesta forma pode aparecer nódulos, caroços, quedas das sobrancelhas e inchaços principalmente no rosto e orelhas.

19 HV - Hanseníase Virchowiana ( PM- Multibacilar) Forma Contagiante As lesões são muito numerosas, aparecem com formação de tubérculos e nódulos. Essas lesões são de superfícies lisas e brilhantes, de cores marrom avermelhadas, com alterações de sensibilidade, ocasionando a perda definitiva de pêlos de cílios e supercílios. Ocorre também inchaço no rosto e orelha, dando à face um aspecto peculiar , chamado Facies leonina.

20 Hanseníase Virchoviana

21 COMO AFETA OS NERVOS Os nervos são como fios elétricos dentro de nosso organismo que nos permitem sentir frio e calor, a dor e o tato. Ex: é como instalação elétrica de nossa casa, se estiver ruim as luzes e os aparelhos não funcionam. Se nossos nervos não estiverem bons nós não sentiremos as coisas que tocam na gente. Os Nervos servem para: - Sentir - movimentar nosso corpo ( andar, mexer as mãos braços e pernas)

22 O bacilo de Hansen atinge vários nervos que passam pela face, braços e pernas. OBS: Assim que iniciar o tratamento não há mais risco de contágio, por isso ela pode ser tratada em casa junto a família e a toda sociedade. Acabou o preconceito HANSENÍASE TEM CURA

23 ATRAVÉS DE TRATAMENTO CORRETO E GRÁTIS 1º Passo: No surgimento de manchas, procurar o Médico. Será encaminhado para o Posto de Saúde onde será iniciado o tratamento. Como é esse tratamento ? HI - Indeterminada e HT - Hanseníase Tuberculóide

24 HI - Indeterminada e HT- Hanseníase Tuberculóide Conforme Norma Técnica: Em casa, diariamente Um (1) comprimido de Dapsona No Posto de Saúde: Uma vez por mês, no dia da consulta: 2 cápsulas de Rifampicina 1 comprimido de DDS Tratamento deve ser cumprido corretamente.

25 HD - HANSENÍASE DIMORFA E HV - HANSENÍASE VIRCHOWIANA Em casa diariamente: 1 comprimido de DAPSONA 1 cápsula de CLOFAZEMINA DE 50mg No Posto: Uma vez por mês, no dia da consulta 2 cápsulas de RIFAMPICINA 3 cápsulas de CLOFAZIMINA 1 comprimido de DAPSONA

26 CONCLUSÃO: A Hanseníase tem cura. Sim
CONCLUSÃO: A Hanseníase tem cura? Sim ! Atualmente existem medicamentos que cura esta doença, que foi no passado um grande pesadelo na vida das pessoas. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, mais cedo será obtida sua cura.

27 O que podemos fazer para acabar com essa “Mancha” no Brasil
O que podemos fazer para acabar com essa “Mancha” no Brasil ? 1º ) - Ao notar qualquer mancha, em você ou em qualquer pessoa que convive em seu meio; vá, ou encaminhe a pessoa ao Centro de Saúde para fazer uma breve avaliação e ser encaminhada ao médico que cuidará de sua doença.

28 2º ) - Você, eu, todos devemos aceitar em nosso convívio, enfim aceitar em nossa sociedade em geral os portadores de Hanseníase, porque essa doença estando em tratamento ela tem cura e não é mais contagiante. Precisamos acabar com o preconceito!

29 3º ) – Esclarecer aos amigos, vizinhos, parentes, colegas e pessoas conhecidas sobre essa doença. 4º ) - Encorajar as pessoas portadoras de Hansen a fazer o tratamento correto para obter sucesso, vencer, continuar com a vida normal, pois esse tratamento é como qualquer outra doença.

30 O DESAFIO ESTÁ NAS MÃOS DE CADA UM
O DESAFIO ESTÁ NAS MÃOS DE CADA UM. Para alcançarmos nossos objetivos, precisamos de: FÉ, AMOR, CORAGEM. LUTA E GARRA.

31 ITÁPOLIS - SP COMBATENDO ÀS DOENÇAS ENDÊMICAS


Carregar ppt "ITÁPOLIS - SP 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google