A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEMATELMINTOS Simone B. Bolognini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEMATELMINTOS Simone B. Bolognini."— Transcrição da apresentação:

1 NEMATELMINTOS Simone B. Bolognini

2 O nome do filo vem do grego nema = fio + helminthes = verme.

3 O filo dos Nematelmintos é formado pelos vermes de corpo cilíndrico, alongado e de extremidades afilada São vermes pois tem o corpo cilíndrico e sem membros.

4 Ambientes Existem espécies parasitas, mas a maioria é de vida livre. Os nematelmintos de vida livre habitam o solo úmido, a areia dos desertos e das praias, a água estagnada, o mar. Os parasitas infestam os animais e as raízes, frutos, outras partes das plantas e o homem.

5 Forma e tipo de alimentação
É o primeiro filo na escala evolutiva a apresentar sistema digestivo completo (com boca e ânus). O alimento é ingerido pela boca (na parte anterior do corpo) e é empurrado por uma faringe curta e musculosa até o intestino, onde os alimentos são semidigeridos e englobados pelas células da parede intestinal, onde terminam de ser digeridos (digestão extra e intracelular).

6 O material não digerido é eliminado pelo ânus
O material não digerido é eliminado pelo ânus.Os que parasitam plantas se alimentam da seiva e do conteúdo das células; e os que parasitam animais destroem células, para nutrirem-se de seu conteúdo, ou retiram alimento do muco do tubo digestivo.

7 Respiração Sistema respiratório ausente. Nas espécies de vida livre a respiração é aeróbia; as trocas são feitas por difusão através da pele. Nos parasitas a respiração é anaeróbia(ocorre na ausência de oxigênio).

8 Tipo e forma de reprodução
Animais de sexos separados com dimorfismo sexual. Fêmeas com grande fertilidade e existência de estágios larvários.

9 A reprodução é sexuada Os espermatozóides, que não têm flagelos, deslocam-se por movimentos amebóides, e a fecundação é interna.

10 Representantes Os asquelmintos (que já foram classificados como Aschelminthes, Nemathelminthes, Nematelmintos ou Pseudocoelomata). Entre os asquelmintos, o grupo mais numeroso e de maior importância para o homem é a classe Nematoda, à qual muitos autores atribuem a categoria de filo (filo Nematelminthes). Dentre os parasitas podem ser citados a lombriga, o ancislóstomo, o oxiúro, o bicho geográfico e a filária.

11 Ascaris lumbricoides Ascaris lumbricoides ou lombriga, como é conhecida popularmente, é um verme de 15 a 20 centímetros de comprimento, parasita do intestino humano.

12

13 Apresenta dimorfismo sexual (macho diferente das fêmeas), sendo que o macho é menor e possui a extremidade posterior do corpo em forma de gancho como podemos ver na figura abaixo:

14 A lombriga quando adulta vive no intestino humano, onde deposita seus ovos, que são eliminados com as fezes do hospedeiro. Mais tarde esses ovos vão se desenvolver contaminando o solo e as águas dos rios. Esses causam diferentes doenças que atacam diversas partes do corpo humano, podendo levar até mesmo à morte.

15 Ciclo de Vida do Ascaris

16 Ancylostoma duodenale
Seu nome científico é Ancylostoma duodenale. Esse verme possui aproximadamente 15 milímetros de comprimento. Alimenta-se do sangue da parede do intestino humano, ali permanecendo fixo.

17

18 Ciclo de Vida

19 Doenças causadas por nematóides no homem

20 Verme Doença Causada Ascaris lumbricoides Ascaridíase ou Ascaridiose Enterobius vermiculares Oxiuríase ou Enterobíase Trichocephalus trichiurus Tricocefalíase Necator americanus Necatoríase, Amarelão, Mal da Terra, Doença do Jeca Tatu Ancilostoma duodenale Ancilostomíase, Ancilostomose

21 Verme Doença Causada Stongiloides stercoralis Estrongiloidías, Estrongiloidose Trichenella spiralis Triquenelíase Dracunculus medinensis Dracunculose Ancilostoma brasiliensis Dermatite Serpinginosa, Bicho Geográfico

22 Uma diferença entre platelmintos e nematóides quanto a distribuição de alimentos:
no primeiro, o intestino é muito ramificado e a distribuição do alimento é de difusão de célula a célula, nos nematóides o intestino é apenas um tubo reto e a distribuição do alimento é feito pela cavidade pseudocelômica.

23 A aquisição da cavidade do corpo parece significar uma adaptação vantajosa em vários sentidos:

24 Um deles é permitir que os animais que possuem adquirem considerável tamanho
aumento de espaço interno, que permite alojar melhor os órgãos, pode graças ao líquido que contém; funcionar como um esqueleto hidráulico de sustentação

25 Além disso, o fluído contido nesta cavidade pode transportar:
alimentos, excretas e gases para a respiração. Pondo em contato todas as células do corpo com substâncias difundidas pelo trato digestivo e pela parede do corpo.

26 Durante a evolução os Nemathelminthes devem ter se originado a partir de um ancestral de simetria bilateral, talvez, a partir de formas planulóides dos celenterados ou de ancestrais destes. O ancestral bilateral deve ter originado, de um lado, os ancestrais acelomados dos platelmintos e, do outro, os ancestrais pseudocelomados dos nematodos.

27

28


Carregar ppt "NEMATELMINTOS Simone B. Bolognini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google