A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: Tipos de computadores, conceitos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: Tipos de computadores, conceitos de."— Transcrição da apresentação:

1 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: Tipos de computadores, conceitos de hardware e software Prof.ª Carina

2 2 Hardware: á a parte física do computador, com seus componentes eletrônicos; Dividido em 3 componentes: –Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU)  executa todo o processamento de dados; –Memória Principal; –Dispositivos de Entrada/Saída. Exemplos de componentes de hardware: monitor de vídeo; teclado; acionador de discos (unidade de disco flexível e rígido); impressora, etc. Software: São os programas. É o software que torna o computador útil, informando a ele como executar determinada tarefa. É a combinação entre Hardware e Software que faz nosso computador funcionar como conhecemos, tomando forma e fazendo as coisas acontecerem. Milhares de programas estão disponíveis para uso nas mais diversas áreas, atendendo assim as mais variadas necessidades dos usuários. Conceitos Importantes:

3 3 HARDWARE

4 4 BITS E BYTES Dois termos que aparecem com freqüência na terminologia da informática são o BIT e o BYTE; NÚMEROSPara o computador tudo inicia, ocorre e termina em NÚMEROS; O bit pode ser visualizado como um “circuito” onde podemos guardar zero ou um. É o componente básico da memória; representa um dígito binário: 0 quando o circuito está desligado e 1 quando estiver ligado. Assim: –ausência de energia elétrica faz o computadores entender o número zero; –presença de energia elétrica faz o computador entender o número um. Já que com um bit só conseguimos representar dois dados, criou- se um modo de representar outros valores, agrupando-se vários bits.

5 5 BITS E BYTES Por exemplo: –  A –  B –  C e assim por diante. Podemos representar uma letra ou número com as várias combinações dos dígitos binários. Este agrupamento de bits recebe o nome de byte. Um byte tem normalmente 8 bits; BIT Um bit é portanto um dígito binário (BIT – BInary digiT) e corresponde à menor unidade de informação, representada por 0 ou 1. Pode ser armazenada por um componente que tenha apenas dois estados estáveis, como por exemplo, um interruptor, uma lâmpada etc. – ligado ou desligado.

6 6 Campos de aplicação do computador O microcomputador manipula e processa as informações; Suas operações são controladas pelos programas que são instalados na sua memória; A memória armazena as informações na forma de dados ou programas; Campos de aplicação: –PRODUÇÃO INDUSTRIAL  supervisionar o trabalho de outros equipamentos; –LINHA DE PRODUÇÃO  robôs para executar atividades repetitivas; –ADMINISTRAÇÃO  processar enormes volumes de dados (folha de pagamento e estoque, por exemplo); –TOMADA DE DECISÕES  as informações são rapidamente reunidas, atualizadas e confiáveis, propiciando aos executivos a tomada de decisões rapidamente.

7 7 Quando entra o computador? Sempre que houver um grande volume de dados a serem processados, recaindo sobre eles operações repetitivas e previamente estabelecidas, ou quando se fizer necessária à realização de grande quantidade de cálculos – em uma seqüência pré-conhecida e rotineira. O que é o computador? É um sistema que lê, registra e processa informações, guardando os resultados desse processamento na memória, acessível por meio de dispositivos de entrada e saída.

8 8 Tipos de computadores PCs: O PC, abreviatura de Personal Computer, ou computador pessoal, é o mais comum dos computadores, pois encontra-se na mesa da maioria dos usuários domésticos e comerciais. Os PCs podem ser classificados como micros de mesa (desktop) ou portáteis, que podem ser transportados (facilmente) de um lugar para outro. Notebooks: os primeiros computadores portáteis receberam a designação de laptops, pois podiam ser usados no colo (lap em inglês). Eles tiveram seu tamanho reduzido com o passar do tempo, e uma segunda geração foi lançada com a designação de notebooks (caderno em inglês), pois seu tamanho se aproximava ao de um caderno. A partir daí surgiram novas categorias miniaturizadas, como subnotebooks, handhelds e palmtops. Podem ser transportados para qualquer lugar.

9 9 Tipos de computadores Palmtops: caracterizam-se pelas suas dimensões limitadas, embora ainda possam ser vistos como um micro, pois possuem teclado e monitor. Cabem na palma na mão. Mainframes: Conhecidos também como computadores de grande porte, seu custo atinge milhões de dólares. Ocupando salas inteiras, esses computadores fazem todo o processamento centralizado. Os usuários usam terminais para inserir dados e consultar dados no computador central. A IBM é o maior fabricante mundial de mainframes. PDAs: uma nova categoria de computadores chamados PDAs (Personal Digital Assistant), ou Assistente Pessoal Digital, tem se tornado muito popular. Sua principal característica é a não utilização de um teclado para a entrada de dados, e sim uma caneta especial, usada pelo usuário, para escrever na tela do aparelho e selecionar itens dos menus de programas. Esses micros podem ser conectados aos micros de mesa e ter seus dados transferidos entre as unidades

10 10 Computadores em rede Servidores (Servers) Computadores capazes de servir diversas máquinas ao mesmo tempo. Compartilhamento de recursos e serviços, difusão da utilização do computador entre os funcionários de empresas. Estação de trabalho ou workstation Microcomputadores mais velozes e com mais recursos que os micros comuns, principalmente os que possuem recursos gráficos avançados e de multimídia.

11 11 Microcomputador O coração de um computador é o que chamamos de processador ou CPU. O processador principal fica localizado em uma placa denominada placa-mãe (motherboard). Um MICROPROCESSADOR é um circuito integrado (chip) constituído em uma finíssima peça de silício, na qual milhares, ou até mesmo milhões de transistores estão alojados. Isso possibilitou diminuir o tamanho dos computadores e o preço. Os transistores, trabalhando em conjunto, armazenam e manipulam dados cuja finalidade é determinada pelo software que está sendo executado. Portanto: um microcomputador é um computador cuja CPU é composta de um único circuito integrado.

12 12 CPU “CENTRO NERVOSO DO COMPUTADOR”; centro de controle de todo o sistema que executa o processamento dos dados; ligada diretamente à memória principal; é a própria alma do computador; CPU = microprocessador (CORAÇÃO DA MÁQUINA). A Intel é a principal fabricante de processadores para PC; (286, 386, 486, Pentium, MMX,etc). Duas funções principais: –controlar e supervisionar todo o sistema de processamento; –efetuar, com os dados, as operações lógico e aritmética.

13 13 Classificação dos computadores O tamanho físico de um microcomputador não é padronizado; Conceitualmente, todos os computadores realizam funções idênticas, mas em escalas diferentes; Os mainframes possuem mais capacidade e velocidade de processamento (podem processar grandes quantidades de números e dados em um intervalo de tempo bastante curto), são mais confiáveis, apresentam melhor assistência técnica e em geral podem ser utilizados por muitas pessoas;

14 14 DISPOSITIVOS DE ENTRADA São dispositivos que canalizam informação do exterior para o interior do computador. OU é o equipamento que lê os dados de um meio portador e os transmite, eletronicamente, para a CPU. DISPOSITIVOS DE SAÍDA São dispositivos que canalizam a informação do interior do computador para o seu exterior (pessoas, máquinas). OU é o equipamento que recebe, eletronicamente, os dados já processados pela CPU, e os grava ou imprime em um dispositivo de saída. DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAÍDA são dispositivos capazes de canalizar informação do exterior para o interior do computador, assim como do interior para o exterior. OU são unidades que podem ser ao mesmo tempo unidades de entrada e saída.

15 15 Memória principal A memória principal é dividida em dois tipos: RAM e ROM. ROM (Read Only Memory=Memória Somente de Leitura): É usada apenas para a leitura de seu conteúdo. Ela contém programas gravados que não são alterados e é utilizada nas rotinas de inicialização do computador quando ele é ligado. Ela não é volátil, ou seja, seu conteúdo não é apagado quando a energia é desligada. RAM (Random Access Memory = Memória de Acesso Randômico): É usada para leitura e gravação. Pode ser considerada a memória principal do computador. Ela é usada essencialmente para armazenar dados e programas enquanto o computador estiver ligado. É aqui que os programas são executados e é também onde os dados de um processamento são mantidos até que sejam enviados para algum dispositivo de armazenamento ou saída. Micros com 256 MB ou mais de 512 MG de memória RAM. Quanto maior a quantidade de memória RAM, melhor será a performance dele.

16 16 Partes da CPU Unidade lógico-aritmética: é a parte do processador que executa as operações aritméticas e os comandos do computador. A ALU pode executar apenas uma operação por vez. Contudo, ela pode fazê-lo de maneira muito rápida. Unidade de controle: é parte do processador que controla o ciclo da máquina. Nela são executados os comandos que envolvem o controle das unidades de entrada e transferência dos dados para a memória, e desta transferindo os dados computados para as unidades de saída. Placa-mãe (motherboard) Placa de circuito impresso que aloja o microprocessador e contém slots (encaixes) para a conexão dos demais periféricos à CPU.

17 17 DRIVES A RAM é volátil; Todas as informações incluindo arquivos e programas, podem ser armazenadas através de drives nos disquetes (discos removíveis) ou discos rígidos (winchesters ou discos fixos); Sistema Operacional ou software aplicativo realiza esta operação; As unidades de disco flexível são usualmente definidas como “A” e/ou “B”; A unidade de disco rígido, é sempre identificada como “C”. Os drives geralmente são de dois tipos: –Drive de 3 ½; –Drive de 5 ¼ (obsoleto);

18 18 Armazenamento Principal meio de armazenamento de grandes quantidades de informação em um computador é Hard Disk (HD); Muito superior aos disquetes, tanto na capacidade de armazenamento quanto na rapidez de acesso às informações; HD’s com 20 GB, 30 GB, 40 GB, 60 GB ou 80 GB; CD-Room: é um meio de armazenamento de dados que é utilizado para leitura e gravação dos dados, através de um feixe de raio laser de grande precisão. Capacidade de armazenamento muito superior aos disquetes – 600 a 800 MB; 1.CD-R; 2.CD-RW; 3.DVD; Pen Drive: em um meio de armazenamento de dados com capacidades superiores a 1 GB.

19 19 APLICATIVOS: são programas que o usuário executa no seu dia-a-dia. Os computadores podem ter vários aplicativos que são executados simultaneamente. São programas especializados e que executam uma determinada tarefa. Editores de texto:Exemplo: processador de texto tem como finalidade a criação, formatação, impressão e manutenção de documentos, cartas etc. Exemplo: Word. Planilhas Eletrônicas: Capazes de construir planilhas de cálculos incluindo fórmulas que você cria ou muitas outras científicas. Exemplo: Excel. Editores Gráficos e editoração eletrônica: são destinados a trabalhar com imagens e gráficos de alta resolução. Permitem aplicar efeitos especiais nas fotos e criar desenhos artísticos e profissionais para uso nas mais variadas áreas. Exemplo: Corel Draw. Gerenciadores de Banco de Dados: são programas destinados ao controle e gerenciamento de arquivos de dados. Exemplo: Access. SISTEMA OPERACIONAL: ocupa uma área da memória principal e determina a forma como o computador deve trabalhar. Exemplo: Windows 98, Windows XP, Windows 2000 e Windows Vista. Controla o funcionamento de toda a parte física (hardware) do computador e sua interação com os programas. Sem ele nenhum outro tipo de software pode ser executado.


Carregar ppt "1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: Tipos de computadores, conceitos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google