A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”"— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”

2 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação Esta proposta político-pegagógica foi alicerçada em quatro vetores educacionais:

3 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação Os educadores são responsáveis pelo crescimento dos educandos, garantindo o ato pedagógico com metodologias adequadas, numa transposição didática que proporcione a clareza e a especificidade dos fatores que norteiam a educação.

4 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação Este vetor tem como princípio desenvolver a humanização, através do enriquecimento das vivências emocionais nas inter-relações pessoais dentro da instituição de ensino, com base sólida na ética e espiritualidade no trabalho.

5 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação Este vetor valoriza as competências que transcendem ao básico, vão ao encontro de transposições atuais, unificando diversas metodologias de ensino.

6 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação O projeto pedagógico na autonomia construída deve permitir aos professores, alunos, supervisores, orientadores e diretores estabelecerem uma comunicação dialógica, para propiciar a criação de estruturas metodológicas mais flexíveis para reinventar sempre que for preciso.

7 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL

8 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação “Transpessoal” significa “sair de si”, de seu EGO racional, e mover-se em direção aos outros seres humanos na vida interpessoal, social e cultural: em direção à natureza, aos demais viventes e ao próprio universo. O QUE SIGNIFICA O VOCÁBULO “TRANSPESSOAL” ?

9 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação Educação Transpessoal é aquela que se empenha, direta e intencionalmente, para educar o homem para a inteireza do SER. Caminhar em direção à inteireza exige abrir-se às dimensões Transpessoais da existência. É pela Transpessoalidade que se superam os limites e conflitos do processo de desenvolvimento pessoal e coletivo e evoluir rumo à maturidade, realização e inteireza. O QUE VEM A SER UMA EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL?

10 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL NA CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. Levar o aluno a pesquisar novos conhecimentos de acordo com as exigências e necessidades do momento: aprender a aprender. Levar o aluno a desenvolver capacidades cooperativas.

11 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação Conduzir o aluno, pela auto-exploração, pelo autoconhecimento e pela reflexão e estudos sistemáticos a buscar respostas de superação para os graves problemas de nossa cultura contemporânea. Fortalecer nos educandos a capacidade criativa, a alegria e o prazer de descobrir conhecimentos novos e avançar na auto- exploração e, ao mesmo tempo, auxiliar o aluno a desenvolver a auto-disciplina.

12 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação Propiciar o aluno a perceber como as questões sócio-político-econômicas vinculam- se com as questões biográficas, perinatais e transpessoais para produzir posturas, opções e a atual crise em que vivemos.

13 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação METODOLOGIA: Neste projeto utilizaremos a metodologia MASP (Metodologia de análise e solução de problemas).

14 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação ETAPA 01 PROBLEMA A educação que é realizada nas escolas tem privilegiado a formação do intelecto, a transmissão do conhecimento, negligenciando outras dimensões igualmente importantes para a formação da pessoa humana: sensibilidade, amorosidade, intuição, transcendência.

15 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação OBJETIVO DO PROJETO: Resgatar os sonhos e a esperança dos educadores através de um processo de formação pedagógico transdisciplinar e transpessoal, que permita ao mesmo tempo a ampliação de consciência sobre si mesmo, como também em relação aos alunos e funcionários da comunidade escolar. Resgatar os sonhos e a esperança dos educadores através de um processo de formação pedagógico transdisciplinar e transpessoal, que permita ao mesmo tempo a ampliação de consciência sobre si mesmo, como também em relação aos alunos e funcionários da comunidade escolar.

16 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação GANHOS ESPERADOS DO PROJETO - Aumento da auto-estima e motivação dos professores; - Implantação de uma nova metodologia de aprendizagem; - Fortalecer o relacionamento interpessoal entre professores, funcionários e alunos. - Proporcionar o despertar do autoconhecimento do corpo docente e discente.


Carregar ppt "PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google