A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Daniel Eduardo dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Daniel Eduardo dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Daniel Eduardo dos Santos profdaniel@gmail.com
PAINEL DA ECONOMIA BRASILEIRA NAS ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXI Prof. Dr. Daniel Eduardo dos Santos

2 Nada lhe posso dar que já não existe em você. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria existência. Nada lhe poderei dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo. Hermann Hesse

3 Contexto e Cenário As Grandes Mudanças do Século XX, as Heranças deixadas para o Século XXI e o Impacto no Ambiente das Organizações.

4 Na Complexidade do Mundo Contemporâneo, todas as coisas estão em constante mudança.
“Não podemos nos banhar duas vezes no mesmo rio, porque o rio não é mais o mesmo.” Heráclito (Filósofo da Grécia Antiga, cinco séculos antes de Cristo)

5 Ondas de Transformação
Primeira Onda – Agricultura Segunda Onda – Industrialização Terceira Onda – Informação Quarta Onda – Produtividade Quinta Onda – Imaginação

6 As Grandes Mudanças do Século XX
Gestão Científica de Taylor e Ford (linha de produção) controle e reducionismo. 10 20 a 50 50 60 70 a 80 80 a 90 90 e ss

7 As Grandes Mudanças do Século XX
Consolidação das Grandes Organizações Burocráticas. 10 20 a 50 50 60 70 a 80 80 a 90 90 e ss

8 As Grandes Mudanças do Século XX
Bases da Gestão por Qualidade Preocupação com clientes Peter Drucker 10 20 a 50 50 60 70 a 80 80 a 90 90 e ss

9 As Grandes Mudanças do Século XX
Bases do Planejamento 10 20 a 50 50 60 70 a 80 80 a 90 90 e ss

10 As Grandes Mudanças do Século XX
O boom japonês da Qualidade Total 10 20 a 50 50 60 70 a 80 80 a 90 90 e ss

11 As Grandes Mudanças do Século XX
Reengenharia - O Grande Mito, a Grande Farsa 10 20 a 50 50 60 70 a 80 80 a 90 90 e ss

12 As Grandes Mudanças do Século XX
Era da Informação, Informática, Capital Intelectual, Diferencial Humano. 10 20 a 50 50 60 70 a 80 80 a 90 90 e ss

13 A transição do Século XX para o Século XXI
Era Industrial Produto Era Pós-Industrial Mercado Era da Informação Comunicação Era do Conhecimento Integração

14 A transição do Século XX para o século XXI - Influências
1900 1950 1990 ss Comportamento influenciado pela Autoridade (Revolução Industrial). Informação. pelo Conhecimento e Competência.

15 Das Guerras mundiais. Do automóvel . Da bomba atômica.
O Século XX foi o século... Das Guerras mundiais. Do automóvel . Da bomba atômica. Da ascensão da mulher no mercado. Do avião e das viagens espaciais.

16 Da internacionalização da economia. Do fim dos impérios colonialistas.
O Século XX foi o século... Da internacionalização da economia. Do fim dos impérios colonialistas. Da eletrônica, dos transplantes, da indústria cultural, da clonagem, do computador, da internet... Da conscientização e da maior valorização do ser humano.

17 O atual cenário: um mar de turbulências
MUDANÇAS NO CAMPO ORGANIZACIONAL VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO MUDANÇAS NO CAMPO DA ECOLOGIA MUDANÇAS NO CAMPO DO CONHECIMENTO MUDANÇAS NO CAMPO GERENCIAL MUDANÇAS DO CAMPO TECNOLÓGICO CAMPO ORGANIZACIONAL CAMPO SOCIAL CAMPO ECONÔMICO CAMPO POLÍTICO

18

19 OS 10 MAIORES PROBLEMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Segundo estudos do Instituto de Avaliação Ambiental da Dinamarca Fome Fluxos Monet. Corrupção Saúde Migra ção Guerra Água e Sanea Educação Comércio Aquec. Global

20 As Grandes Mudanças e a Repercussão nas Organizações
O Atual Momento das Organizações Liderança Educadora Achatamento de Estruturas Organiza-cionais Intuição e Criatividade Profissionais trabalhando em times Interface entre as áreas Foco no Cliente, no Cidadão / Contribuinte

21 Repercussão nas Organizações
Valorização do homem como pessoa criativa que gera ideias e soluções. Que se contribui com seu cérebro e não só com seus músculos – centros de soluções. Alinhamento entre projetos individuais e Organizacionais – flexibilidade e resultados.

22 Repercussão nas Organizações
Relação de trabalho baseada na parceria (não chefe-subordinado). Tecnologia substitui o trabalho pesado e repetitivo. Mais valor à melhoria qualitativa do que quantitativa – longevidade com qualidade. Trabalho parecido com lazer (levar prazer ao trabalho).

23 Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças
Charles Darwin

24 Administrando Mudanças
visão conhecimento motivação recursos plano de ação mudanças

25 Administrando Mudanças
visão conhecimento motivação recursos plano de ação confusão

26 Administrando Mudanças
visão conhecimento motivação recursos plano de ação ansiedade

27 Administrando Mudanças
visão conhecimento motivação recursos plano de ação mudança lenta

28 Administrando Mudanças
visão conhecimento motivação recursos plano de ação frustração

29 Administrando Mudanças
visão conhecimento motivação recursos plano de ação indecisão

30 Paradigma do Século XXI
CRIATIVIDADE E IDEIAS GERANDO SOLUÇÕES

31 Perfil do Profissional Contemporâneo
SEGUE O PROJETO ATÉ O FIM DELEGA FAZ PERGUNTAS INTELIGENTES TRAZ RESPOSTAS DESENVOLVE PESSOAS NÃO ACREDITA EM PESSOAS RECOMPENSA QUEM FAZ ACONTECER TRATA TODOS IGUAIS NADA DEVE SER SECRETO ESCONDE INFORMAÇÃO MUDANÇA É REGRA MUDANÇA É EXCEÇÃO GESTOR DO PASSADO GESTOR DE HOJE

32 Perfil do Profissional Contemporâneo
OUSADO - Quebrar Paradigmas PLANEJADO - Alocar Recursos COMUNICADOR - Obter Feedback FLEXÍVEL - Aceitar mudanças FOCADO – Ter direção e foco SINÉRGICO - Somar Valores CRIATIVO - Inovar, Adaptar VISÃO DE CUSTOS – Administrar Recursos

33 Contexto dos Negócios no Século XXI
Porém, no século XX... 46 35 22 26 30 16 13 4 5 10 15 20 25 40 45 50 1873 1876 1906 1926 1953 1975 1983 1993 Tempo para atingir 50 Mio de Pessoas (anos) Eletricidade Telefone Rádio TV Microondas PC Celular Internet [Fonte: Prof. Pacheco, PUCPR] Ano de invenção

34 Contexto dos Negócios no Século XXI
E nas mídias sociais da internet...

35 Transição para a Sociedade do Saber e sua Economia
[Fonte: M. Cartier]

36 Contexto de Negócio do Século XXI...
Globalização. Hipercompetição. Hiperinformação. Mudanças tecnológicas rápidas. Ciclo de Vida reduzido. Sustentabilidade.

37 Ética nas Organizações do Século XXI

38 “Atire a primeira pedra”
Ética: O que é Cuidado com a vulgarização do conceito de Ética, tal como acontece com “verdade”, “liberdade”, “ideal”... A Ética é o estágio mais avançado de desenvolvimento da consciência humana: INSTINTOS (Natureza). LEIS, NORMAS, REGULAMENTOS (Moral). ÉTICA (Princípios, virtudes, valores). “Atire a primeira pedra”

39 Não é apenas ERUDIÇÃO, mas SABEDORIA:
Ética: O que não é Não é individual e solitária: “Quando o ‘outro’ entra em cena, nasce a Ética” (Humberto Eco). Não é apenas ERUDIÇÃO, mas SABEDORIA: Conhecimentos que nos ajudam a viver melhor (o valor do tempo, o que é realmente importante...). Só pode ser usada para o BEM. Diferença entre “desejo” e “necessidade”. Mais sabedoria, menos fantasia ...

40 Ética: O que não é NÃO É SUCESSO (fama e dinheiro), mas FELICIDADE (alegria de viver apesar de ... As pessoas felizes não invejam, não mentem, não agridem, não roubam, amam e são amadas). Apenas COMPREENDER, mas FAZER MELHOR (princípio ético da Inovação e da Competência – que deve substituir a Competição). Apenas FILANTROPIA, mas SOLIDARIEDADE (O que se doa? Eleva o amor-próprio e o sentimento de dignidade de quem recebe?).

41 Em Resumo, a Ética Começa com o respeito às leis, normas, regulamentos, sem o qual a vida em sociedade seria impossível. Ela é a guardiã da Lei. É a opção que fazemos pelo BEM, com boa vontade, liberdade, consciência e responsabilidade.

42 ÉTICA são princípios, virtudes, valores, universais, duradouros e afirmativos. “Ama o teu próximo como a ti mesmo” em vez de “Não faças aos outros o que não queres que eles te façam”. Outros princípios éticos: transparência, equidade, franqueza, responsabilidade social, solidariedade, integridade, valorização do trabalho, lealdade, sustentabilidade etc.

43 Ação Empresarial Ética
O PODER DE INFLUÊNCIA DE ENTIDADES NA SOCIEDADE MODERNA: Poder decrescente: família patriarcal, igrejas tradicionais, governos autoritários. Poder crescente: organizações não governamentais, empresas, escolas.

44 EMPRESAS – razões do fortalecimento do poder de influência:
Criação de valor para os sócios. Criação de valor para a sociedade. Geração e qualificação de empregos. Parceria com o desenvolvimento científico (estímulo à pesquisa, oferta de produtos úteis e acessíveis etc.). Modelo de uso racional de recursos. Forma mais eficiente e organizada para o trabalho humano.

45 EMPRESAS – razões do fortalecimento do poder de influência:
Estímulo e recompensa para a criatividade. Apoio a programas educacionais de aprimoramento profissional. Laboratório de companheirismo e solidariedade.

46 Exemplos de mau uso do poder de influência
Transferir valor para os sócios, em vez de “criar valor para a sociedade” (A “empresa social” de Muahamad Yunus). Corrupção do poder público para conseguir “vantagens competitivas” à custa do patrimônio público. Estímulo à “cultura de competição”, em vez de uma “cultura de competência.”

47 Exemplos de mau uso do poder de influência
Oferta de produtos nocivos ao homem e à natureza. Uso de propaganda enganosa, que substitui “necessidades” por “desejos”. Agressões à natureza. Visão imediatista de resultados, em lugar de planejamento de longo prazo.

48 Assim... A Ética é a opção pelo BEM e pode e deve ser praticada por todos: tudo na sociedade (até a desordem!) se constrói a partir do trabalho de cada um. É a única alternativa de que dispomos para melhorar a sociedade, porque todas as outras opções têm tido resultados contrários: regimes de força, guerras, violência, fanatismo religioso, extremismo político...

49 NADA É TÃO IRRESISTÍVEL QUANTO A FORÇA
DE UMA IDÉIA CUJO TEMPO CHEGOU. (Victor Hugo)

50 Obrigado!

51 Prof. Dr. Daniel Eduardo dos Santos profdaniel@gmail.com
PAINEL DA ECONOMIA BRASILEIRA NAS ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXI Prof. Dr. Daniel Eduardo dos Santos


Carregar ppt "Prof. Dr. Daniel Eduardo dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google