A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
SIMBOLISMO 2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

2 APRESENTAÇÃO Na última década do século XIX, a arte começa a se desinteressar por questões filosóficos-mecanicistas; O pensamento racional passa a ser questionado pela arte, mais precisamente pela poesia; Esta vai em busca do transcendental, do sonho, do inconsciente, da sensação e da visão pessoal, retornando à expressão subjetivo-individual.

3 IMPORTANTES Em Portugal, o marco inicial simbolista foi o livro OARISTOS, de Eugênio de Castro; No Brasil, foi a publicação dos livros BROQUÉIS e MISSAL, de Cruz e Sousa; O Simbolismo foi muito prejudicado pelo brilho ainda vigente do Parnasianismo (mais precisamente de Olavo Bilac); Por isso, alguns poetas simbolistas acabavam assimilando alguns detalhes parnasianos, como é o caso do formalismo de Cruz e Sousa.

4 CARACTERÍSTICAS Procura sugerir em vez de ser objetivo;
Decantismo (crise existencial, por meio de atitudes de infelicidade); Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos; Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo; Produções baseadas na intuição, descartando a razão e a lógica; Grande uso de figuras de linguagem, principalmente aliteração (repetição de consoantes), eufemismo (suavização de ideias) e sinestesia (mistura dos sentidos humanos); Musicalidade.

5 CAMILO PESSANHA Poeta de maior representatividade do Simbolismo português; Em sua vivência na China, aprofundou-se no consumo do ópio, o que lhe deu um caráter pessimista em sua obra; Nas suas poesias, predominam sentimentos de dor, solidão, morte, transitoriedade e fuga para o nada; Há grande predomínio da musicalidade em seus poemas; Usou fartamente os recursos do símbolo. Seu único livro foi CLEPSIDRA.

6 CRUZ E SOUSA Considerado o mais importante poeta simbolista brasileiro; Produziu poemas que relatavam a história do negro escravizado; Alguma dose de erotismo em certas poesias; Grande inconformismo, por falar do drama humano e do seu próprio; Pessimismo, com fuga para a morte; Certos pontos de religiosidade; Suas principais obras são MISSAL e BROQUÉIS.

7 ALPHONSUS DE GUIMARAENS
Grande manifestação do misticismo e da fé; O tema do amor vem da adoração pela finada noiva Constança e pela veneração à Virgem Santíssima Maria; O tema da morte é como consequência da perda da mulher amada; Visão desesperançada da vida; Não faz grandes esforços por uma poesia abstrata e musical; Seus principais livros são DONA MÍSTICA, CÂMARA ARDENTE, SETENÁRIO DAS DORES DE NOSSA SENHORA e KYRIALE.

8 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO


Carregar ppt "2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google