A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Científica
Do Senso Comum ao Método Científico

2 O Senso comum e a psicologia
Todos nós usamos o que poderia ser chamado de psicologia de senso comum em nosso cotidiano. Observamos e tentamos explicar o nosso próprio comportamento e o dos outros. Tentamos predizer quem fará o que, quando e de que maneira. E muitas vezes sustentamos opiniões sobre como adquirir controle sobre a vida (Ex: o melhor método para criar filhos, fazer amigos, impressionar as pessoas e dominar a cólera). Entretanto, uma psicologia construída a partir de observações casuais tem algumas fraquezas críticas. O tipo de psicologia do senso comum que se adquire informalmente leva a um corpo de conhecimentos inexatos por diversas razões. O senso comum não proporciona diretrizes sadias para a avaliação de questões complexas. As pessoas geralmente confiam muito na intuição, na lembrança de experiências pessoais diversas ou nas palavras de alguma autoridade (como um professor, um amigo, uma celebridade da TV).

3 A Ciência A ciência proporciona diretrizes lógicas para avaliar a evidência e técnicas bem raciocinadas para verificar seus princípios. Em consequência, os psicólogos geralmente confiam no método científico para as informações sobre o comportamento e os processos mentais. Perseguem objetivos científicos, tais como a descrição e a explicação. Usam procedimentos científicos, inclusive observação e experimentação sistemática, para reunir dados que podem ser observados publicamente. Tentam obedecer aos princípios científicos. Esforçam-se, por exemplo, por escudar seu trabalho contra suas distorções pessoais e conservar-se de espírito aberto. Ainda assim, os cientistas do comportamento não estão de acordo quanto aos pressupostos fundamentais relacionados aos objetivos, ao objeto primeiro e aos métodos ideais. Como outras ciências, a psicologia está longe de ser completa. Existem muitos fenômenos importantes que não são ainda compreendidos. As pessoa não devem esperar uma abordagem única do objeto da psicologia ou respostas para todos os seus problemas.

4 O QUE É CIÊNCIA Conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. O objeto de estudo deve ser estudado sob rigor, sistematização, programação para verificação e validação. O saber científico deve ser capaz de ser transformado, verificado, utilizado e desenvolvido. A ciência é um processo infinito, aspira à objetividade e é isenta de emoções nas suas verificações e conclusões.

5 Características da Ciência
Possui: objeto específico de estudo Possui uma linguagem rigorosa Possui métodos e técnicas específicas Possui um processo cumulativo do conhecimento – a partir do que existe, vai-se além Possui objetividade

6 A Psicologia e seu objeto de estudo
Característica inerente aos objetos de estudo das Ciências Humanas: o objeto de estudo se confunde, se mistura com o pesquisador! Ciências Humanas ou da Saúde?

7 A Diversidade de objetos na Psicologia
É diversa por: Ser jovem: não há teorias prontas e acabadas, e talvez nunca haverão, pela complexidade do objeto de investigação Há várias concepções de homem, tornando às ciências humanas vulneráveis à diferentes concepções e pontos de vista A diversidade dos fenômenos psicológicos que fará com que o pesquisador em psicologia tenha que variar nos métodos de busca e trabalho; em acordo com o o objeto de estudo.

8 A Subjetividade A subjetividade é a forma particular da psicologia se inserir no campo da ciência. É o objeto de estudo por excelência da psicologia. A subjetividade é o ser: seus comportamentos, seus sentimentos, suas características singulares e suas características de espécie, seus valores e tudo o mais que “fala” do homem. A subjetividade é a forma única e singular de cada pessoa; construída a partir das vivências; das experiências externas/sociais, que vão dialogando/formatando as experiências no mundo interno.

9 A Subjetividade A construção da subjetividade é eterna na vida de cada ser. Ela é influenciada pela cultura, pela vida social, pelos valores ambientais aos quais o indivíduo é exposto, criando um mundo interno próprio. Ao mesmo tempo, é influenciadora e produz novas formas de pensar e sentir. Estudar a subjetividade é ter contato, através do conhecimento do mundo interno do indivíduo; com todo o contexto no qual ele está inserido e se constituiu como pessoa. Movimento e transformação

10 Guimarães Rosa Grande Sertão: Veredas
“O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.” Guimarães Rosa Grande Sertão: Veredas

11 Psicologia: magia, misticismo!
As raízes históricas da psicologia, sua proximidade com a abstração e com uma linguagem e técnicas pouco comuns a outros saberes; bem como sua própria curiosidade por temas e fatos que ela ainda não sabe responder e entender; faz com que muitos profissionais e indivíduos recorram a outros saberes, muitas vezes não científicas pra buscar respostas. Cuidado: respeitar, conhecer e entender de outros saberes é possível;no entanto, não pode ser confundindo com o fazer da psicologia, com seu aporte teórico e técnico!

12 Pesquisar A pesquisa psicológica é a maneira de verificar o senso comum, as nossas percepções e respostas dadas baseadas em momentos e situações específicas; de estudar um objeto de estudo. A ciência é sobretudo uma curiosidade obstinada, uma paixão para explorar e entender. Procura separar realidade de fantasia. Atitude científica: ser cético sem ser cínico e aberto sem ser ingênuo. Humildade para rejeitar as próprias idéias pessoais. Slogan da Ciência: “mostre-me a evidência”. Pré-requisito: Pensamento Crítico

13 Distingue valores escondidos
PENSAMENTO CRÍTICO Examina suposições Distingue valores escondidos Avalia evidências

14 Tipos de conhecimento Conhecimento Teológico: é baseado na crença e no dogma; acreditar sem ver, sem ter provas ou certezas. Não dá margens para indagações e/ou dúvidas Conhecimento Empírico: todo conhecimento só pode advir da experiência vivenciada. Há espaço para questionamentos desde que estes venham para interrogar a experiência e assim prová-la Conhecimento Científico: não há crenças pré- formuladas; nasce da dúvida e do questionamento e se mantém neste. A crença por si mesma assim como a experiência; sem métodos ou estudos, nada provam e nada valem.

15 A psicologia e os métodos científicos
Os pesquisadores em psicologia fazem observações a partir de teorias, e depois refinam suas teorias à luz de novas observações. Teoria Psicológica: é um conjunto de princípios integrados que organiza e estabelece predições sobre comportamentos e eventos. Está sempre ligada à observação. Toda teoria precisa ter predições analisáveis: hipóteses. Estas, nos permitem testar, rejeitar ou reexaminar a teoria. Definições operacionais = conclusões de modo claro, para permitir replicação.

16 ENTÃO; UMA TEORIA É ÚTIL QUANDO ELA:
Organizar de modo eficaz uma série de observações e relatos Fizer pressuposições claras (hipóteses) que qualquer um possa usar para testar ou refutar Ter estratégias claras para ser estudada; ou seja, pesquisada. Estratégias: uso de métodos descritivos, correlacionais e experimentais

17 ASSIM... Os pesquisadores testam hipóteses, refinam as teorias fazendo observações que descrevem o comportamento, detectando correlações que ajudam a predizer o comportamento e conduzindo experimentos que ajudam a explicar o comportamento.


Carregar ppt "Psicologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google