A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Semana 02 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

2 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Objetivo O ensino pela imagem assume cada vez mais importância no nosso dia-a-dia, pois ela começa a aparecer como um meio de transmissão de informação, e não como um meio meramente ilustrativo.

3 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Objetivo Para ser utilizada corretamente como um meio de transmissão de informação é necessário que se saiba “ler” a imagem. A tarefa de “ler” parece fácil, mas na realidade é complexa. O que se verifica é que a maioria das pessoas observa a imagem, e ao olhá-la como um todo, não conseguem dali retirar a mensagem pretendida.

4 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Objetivo Este é um processo que, como a aprendizagem da escrita e da leitura é demorado, pois consiste na capacidade que um pessoa têm de se expressar através da imagem, e tem como principais objetivos: Educar para analisar e criticar imagens; Educar para combinar e juntar vários tipos de linguagens

5 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Objetivo Muitas vezes caímos no erro de fazermos uma leitura “espontânea” da imagem, mas a leitura da imagem não é universal, pois confundimos muitas vezes, percepção com interpretação, ou seja, o fato de reconhecermos a imagem não significa que a compreendemos, pois são duas operações mentais completamente distintas.

6 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Nosso sentido é composto de camadas sucessivas de sentidos e para existir uma leitura correta de imagens devemos ter sempre em conta dois tipos de leitura: a denotativa, onde descrevemos os objetos e a localização espacial dele e a conotativa, onde interpretamos a imagem.

7 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
Sendo assim, toda imagem é portadora de uma dupla mensagem: uma não é codificada (denotação); e a outra é codificada (conotação), que remete a um determinado saber cultural e seus significados.

8 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

9 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
O que você entenderia nesta imagem?

10 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
O que você entenderia nesta imagem?

11 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
O que você entenderia nesta imagem?

12 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
O que você entenderia nesta imagem?

13 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
O que você entenderia nesta imagem?

14 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
O que você entenderia nesta imagem?

15 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
O que você entenderia nesta imagem?

16 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
O que você entenderia nesta imagem?

17 Semana 02 IMAGEM E TEXTO

18 IMAGEM E TEXTO Quando uma imagem acompanha um texto, é preciso reconhecer que a imagem não tem função isoladamente, e sim em relação a um texto.

19 IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto:
Imitativa: quando imita uma aparência do ser ao qual se refere, fornece informações concretas sobre acontecimentos e elementos da realidade em um ambiente inexistente. Pode se apresentar um universo imaginário como acontece com as pinturas ou as imagens de ficção.

20 IMAGEM E TEXTO

21 IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto:
Descritiva: quando detalha essa aparência, a imagem tem por objetivo explicar a realidade através de sobreposição de dados.

22 IMAGEM E TEXTO

23 IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto:
Narrativa: quando situa o ser representado em devir, através de transformações (no estado do ser representado) ou ações (por ele ou nele realizadas);

24 IMAGEM E TEXTO

25 IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto:
Simbólica: quando sugere significados sobrepostos ao seu referente, mesmo que arbitrariamente.

26 IMAGEM E TEXTO

27 IMAGEM E TEXTO

28 IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto:
Estética: quando enfatiza a forma da mensagem visual, ou seja, sua configuração visual valorizando o belo;

29 IMAGEM E TEXTO

30 IMAGEM E TEXTO

31 IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto:
Expressiva: a imagem revela sentimentos, emoções e valores do próprio autor ou daquilo que representa;

32 IMAGEM E TEXTO

33 Semana 02 IMAGEM

34 IMAGEM Definição A imagem é utilizada cada vez mais como um meio de transmissão de informação, e como tal é necessário proceder-se à alfabetização visual cada vez mais cedo. Hoje em dia, a alfabetização visual, ainda não é realizada da forma mais aprofundada, pois este não é um processo que se constrói de forma rápida.

35 IMAGEM Resumindo • Ver significa essencialmente conhecer, perceber pela visão, alcançar com a vista os seres, as coisas e as formas do mundo ao redor. Ver é também um exercício de construção perceptiva onde os elementos selecionados e o percurso visual podem ser educados.

36 IMAGEM Resumindo • Observar é olhar, pesquisar, detalhar, estar atento de diferentes maneiras às particularidades visuais relacionando- as entre si. O saber ver e observar podem ser trabalhados de maneira que a pessoa possa analisar, refletir, interferir e produzir visualmente através do entendimento da linguagem visual.

37 IMAGEM Resumindo A comunicação de forma visual, existe basicamente para satisfazer a três necessidades primárias: • para que alguém saiba algo; • para que alguém faça algo; • para que alguém aceite algo.

38 IMAGEM É importante saber:
Um dos modelos de entendimento do processo de comunicação baseia-se nos componentes: Emissor ou remetente: aquele que envia ou transmite uma ideia ou sentimento através de uma mensagem (claro que vai ter um receptor); Mensagem: o conteúdo da ideia ou sentimento das informações transmitidas pelo emissor; Receptor: aquele que recebe a mensagem (um grupo) podendo enviá-la de volta ou a outros;

39 IMAGEM É importante saber:
Um dos modelos de entendimento do processo de comunicação baseia-se nos componentes: Canal:  é o meio pelo qual a mensagem será transmitida (cartaz, palestra, tv, revista, internet); Código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos, utilizado para elaborar a mensagem; Contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

40 IMAGEM Finalizando Toda arte “lida” pelo olhar é conceituada como arte visual, abrange a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, o cinema, a escultura, a arquitetura, web design, a moda, a decoração e o paisagismo. Lida com o caráter teórico e prática da estética, seja a estética do belo, do funcional ou do fazer pensar.

41 Semana 02 COMPREENSÃO ESTÉTICA

42 COMPREENSÃO ESTÉTICA Estética
do grego aisthésis: percepção, sensação, é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do “belo” e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a ideia de obra de arte e de criação. Ela é, a anatomia para a mensagem visual.

43 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual
Perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar. São processos e funções com inúmeras conotações: da identificação de objetos simples ao uso de símbolos e da linguagem para conceituar, do pensamento indutivo ao dedutivo. O número de possibilidades desta pergunta mostra a própria complexidade do caráter e do conteúdo da inteligência visual.

44 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual
Expressamos e recebemos mensagens visuais em três níveis: • Representacional • Abstrato • Simbólico

45 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual
Todos esses níveis de resgate de informações são interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles, de tal modo que possam ser analisados tanto em termos de seu valor como tática potencial para a criação de mensagens quanto em termos de sua qualidade no processo de visão.

46 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual
Se a linguagem pode se comparada ao modo visual, deve-se compreender que não existe uma competição entre ambos, mas que é preciso simplesmente avaliar suas respectivas possibilidade em termos de eficácia e viabilidade.

47 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual

48 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual

49 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual
Esses níveis são interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles. Permitem análises, a grosso modo, da criação de mensagens, bem como em termos de qualidade no processo de visão.

50 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual
Grande parte do processo de aprendizagem é visual e nos permite: • Aprender e identificar todo material visual elementar de nossas vidas; • Aprender e compreender instintivamente; • Aprender intelectualmente a conviver e operar os objetos do mundo complexo.

51 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Representacional
• É aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e/ou por experiência própria. • Quanto mais representacional, mais especifica é, ou seja, é uma comunicação forte e direta dos detalhes.

52 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Representacional

53 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Representacional

54 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Representacional
O processo de abstração ignora os detalhes irrelevantes e enfatiza os traços distintivos. Ao eliminar os detalhes, até se atingir abstração total há 2 caminhos: Simbolismo (significado arbitrariamente atribuído); Abstração pura (sem as referências do meio ambiente).

55 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Simbólico
• O vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribuiu significados. • Para ser eficaz, um símbolo não deve apenas ser visto e reconhecido, deve também ser lembrado, e mesmo reproduzido. Não pode, por definição, conter grande quantidade de informações.

56 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Simbólico

57 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Simbólico

58 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Simbólico

59 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Abstrato
• A qualidade sinestésica de um fato visual reduzido a seus componentes visuais básicos e elementares, enfatizando os meios mais diretos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens.

60 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Abstrato
• A abstração não precisa ter nenhuma relação com a criação de símbolos. • A redução de tudo aquilo que vemos aos elementos visuais básicos também é um processo de abstração, que na verdade, é muito mais importante para o entendimento e a estruturação das mensagens visuais.

61 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Abstrato
Em termos visuais, a abstração é uma simplificação que busca um significado mais intenso e condensado. Quanto mais abstrata, mais geral e abrangente. Dando ênfase nos meios mais diretos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens.

62 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Abstrato

63 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Abstrato

64 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo
Cada nível tem características específicas que podem ser isolada, mas que não são absolutamente antagônicas. Elas se sobrepõe, interagem e reforçam mutuamente suas respectivas qualidades.

65 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo
A Representação é o nível mais eficaz a ser utilizado na comunicação forte e direta dos detalhes visuais do meio ambiente.

66 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo
O Simbolismo pode ser qualquer coisa, de uma imagem simplificada a um sistema extremamente complexo de significados atribuídos, a exemplo da linguagem ou dos números. Em todas as suas formulações, pode reforçar, de muitas maneiras, a mensagem e o significado na comunicação visual.

67 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo
A Abstração tem sido o instrumento fundamental para o desenvolvimento de um projeto visual. É um processo dinâmico, cheio de começos e falsos começos, mas livre e fácil por natureza.

68 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo
O processo de criação de uma mensagem visual pode ser descrito com uma série de passos que vão de alguns esboços iniciais em busca de uma solução até uma escolha e decisão definitivas, passando por versões cada vez mais sofisticadas.

69 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo
A princípio, o publicitário /designer vê os fatos visuais, sejam eles informações extraídas do meio, que podem ser reconhecidas, ou símbolos passíveis de definição. Depois, no nível de percepção, o publicitário /designer vê conteúdo compositivo, os elementos básicos e as técnicas.

70 COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo
Se as intenções compositivas originais do criador da mensagem visual forem bem-sucedidas, ou seja, se para elas foi encontrada uma boa solução, o resultado será coerente e claro, um todo que funciona.

71

72 Download da Semana 02


Carregar ppt "ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google