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“Pensar Globalmente... Agir localmente”

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Apresentação em tema: "“Pensar Globalmente... Agir localmente”"— Transcrição da apresentação:

1 “Pensar Globalmente... Agir localmente”
AGENDA 21 ESCOLAR “Pensar Globalmente... Agir localmente”

2 HISTÓRICO Séculos XVI e XVII – Antropocêntrismo
1945 – Estudos Ambientais 1952 – Londres – SMOG Década de 60 1962 – Primavera Silenciosa 1965 – Conferência de keele – Environment Education 1968 – Clube de Roma 1972 – Relatório “Limites do Crescimento”

3 1972 – Conferência de Estocolmo
1973 – Brasil – SEMA 1975 – Conferência de Belgrado 1977 – Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental – TBILISI 1978 – ECOLOGIA uma proposta para o ensino de 1º e 2º Graus 1981 – Lei Política Nacional do Meio Ambiente

4 1987 – Conferência de Moscou
1988 – Constituição Brasileira – Capítulo VI, Artigo 255 1989 – IBAMA 1992 – Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e o Meio Ambiente AGENDA 21 1999 – Política Nacional de Educação Ambiental Lei 9.795 2002 – Decreto 4.281

5 AGENDA 21 ESCOLAR INSTRUMENTO PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR CONSTRUÇÃO
CONHECIMENTO ESCOLAR ENVOLVIMENTO COMUNIDADE PARTICIPATIVA

6 METODOLOGIA A21E 1 - MOBILIZAÇÃO (MOTIVAÇÃO E REFLEXÃO)
2 – CRIAÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÕES 3 – DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO 4 – PLANO DE AÇÕES 5 – AVALIAÇÃO/ ACOMPANHAMENTO/ (RE)VISÃO 6 – ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO A21E

7 CRIAÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE
Princípio de Gestão Democrática LEGITIMAÇÃO Função: Deliberativa – Consultiva – Fiscal e ... MOBILIZADORA. Verdadeiro exercício da CIDADANIA. Vivência de participação política efetivamente DEMOCRÁTICA

8 Integração das diversas disciplinas Participação dos alunos
DIAGNÓSTICO Integração das diversas disciplinas Participação dos alunos Valorização da identidade local e auto-reconhecimento dos sujeitos como agentes de transformação.

9 PLANO DE AÇÕES Consenso
Responder o quê, como, onde, para que, em quanto tempo e quais os recursos Dez ou doze ações, divididas por eixos e conforme suas especificidades. As ações devem abranger os aspectos do diagnóstico. Delimitação temporal a curto, médio e longo prazo para a realização das metas É fundamental que os eixos norteadores das ações tenha em mente o objetivo primeiro da A21E, ou seja, o pedagógico.

10 AVALIAÇÃO/ACOMPANHAMENTO/ (RE)VISÃO
Processo, contínuo e perpassa as etapas anteriores. Definição de Indicadores Reavaliação das ações Divulgar os resultados Encerramento, reestruturação ou continuidade.


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