A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIA e CONHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIA e CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA e CONHECIMENTO
Considerações básicas SEMINÁRIOS I – NEILA SANTANA

2 Questionamento: O que é ciência? O que é conhecimento?

3 Conceito de Ciência (FERRARI, 1974):
“Sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar: a ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificação”

4 A Ciência só surgiu na Idade Moderna, no início do século XVI.
Antes do nascimento da Ciência, a mitologia, as religiões e os senso comum apresentaram suas teorias explicativas para responder as principais questões humanas. A busca por respostas de modo criterioso, sistemático e racional apenas foi iniciada a partir do florescimento da Ciência, depois da criação do método científico.

5 AS CIÊNCIAS POSSUEM: Objetivo ou finalidade: Precupa-se em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos; Função: aperfeiçoam pelo conhecimento a relação do homem com o mundo.

6 CLASSIFICAÇÃO E DIVISÃO DA CIÊNCIA
Lógica Formais Matemática Ciências Factuais Sociais Naturais Antropologia Sociologia Direito Física Química Biologia Outras Economia Geografia Política

7 A palavra Ciência nos remete à outra palavra do mesmo domínio semântico:
CONHECIMENTO ‘representa a apreensão de um saber intelectual ou a aquisição de uma informação sobre um fato ou ato realizado pelos seres vivos ou pelas forças da natureza’. (KOCHE, 2004)

8 TIPOS DE CONHECIMENTO POPULAR TEOLÓGICO CIENTÍFICO FILOSÓFICO
Lakatos e Marconi (2001)

9 Conhecimento popular ou Senso Comum
É a construção de conceitos e definições coletivamente compartilhadas pelos não estudiosos da natureza e do comportamento humano. Revela a precipitação humana quanto ao desejo de obter explicações simples e fáceis acerca de fenômenos à primeira vista incompreensíveis.

10 Conhecimento popular ou Senso Comum
É o saber que preenche nossa vida diária; É o modo espontâneo e comum de conhecer; É o que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem aplicação de um método.

11 Características do conhecimento popular
Superficial: conforma-se com a aparência (frases: “porque vi, disseram, todo mundo diz...); Sensitivo: vivências/emoções cotidianas; Subjetivo: o sujeito organiza suas experiências seja por vivência quanto por ouvir dizer; Assistemático: esta organização não visa uma sistematização de idéias; Acrítico: sendo verdadeiros ou não, o conhecimento não se manifesta sempre de maneira crítica.

12 Conhecimento Científico
O conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda "forma de existência que se manifesta de algum modo" (FERRARI, 1974). Constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação.

13 Conhecimento Científico
“O objetivo básico da atividade científica não é o de descobrir verdades ou ser uma compreensão plena da realidade, mas sim o de fornecer um conhecimento que, ao menos provisoriamente, facilite a interação com o mundo, permitindo previsões confiáveis sobre eventos futuros e indicando mecanismos de controle para que se possa intervir favoravelmente sobre os mesmos”. (KÖCHE, 2004).

14 Características do conhecimento científico
Objetividade: o pesquisador deve escolher como objeto de investigação coisas e fenômenos do universo factual, material, físico e perceptível por meio dos sentidos. Sistematicidade: trata do saber ordenado logicamente (forma sistema de idéias/teorias e não desconhecimentos dispersos, desconexos) Racionalidade: é a utilização de raciocínios lógicos, no processo de investigação, por meio de procedimentos metódicos e bem planejados. Generalidade: o pesquisador sai em busca da frequência, da repetição da ocorrência do fenômeno investigado. Todas as pesquisas que se julgam importantes tem a ambição de encontrar leis gerais para explicar o funcionamento dos fenômenos naturais e comportamentais do homem. Verificabilidade: o que não é comprovado não pertence ao âmbito científico.

15 OBSERVAÇÃO: A “verdade” em ciência nunca é absoluta ou final, pode sempre ser modificada ou substituída. Um conhecimento é válido apenas até que novas observações ou experimentações o contradigam.

16 Conhecimento Filosófico
É um conhecimento que questiona as coisas essenciais e profundas da vida: Quem eu sou? Quem é você? Por que estamos no mundo? O que é a verdade, o bom e o belo? Para respondes tais questões, o filósofo usa a razão, a lógica e as observações sensoriais para chegar a certas conclusões. O método aplicado pela filosofia é apenas a coerência lógica sem qualquer experiência.

17 Conhecimento Religioso
Está relacionado à fé e a crença divina. Parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em revelações da divindade. Apresenta respostas para questões que o ser humano não pode responder. Envolve aceitação ou não. Em geral, os elementos da religião se repetem: há sempre um profeta humano, um livro sagrado e um grupo de fiéis consagrados à causa religiosa.

18 Concluindo... “Os conhecimentos mais recorrentes em nossa sociedade não concorrem com o conhecimento científico; eles co-ocorrem, colaboram direta ou indiretamente para o aperfeiçoamento da própria Ciência e da vida humana como um todo. (...) No dia a dia os conhecimentos se entrelaçam e dialogam. Não há fronteiras claramente delimitadas entre eles. Não sabemos quando um acaba e outro começa. Cada um deles tem a sua importância e compõe o complexo de saberes necessários a uma vida justa e saudável sobre a Terra” (XAVIER, 2010).

19 REFERÊNCIAS: FERRARI, Alfonso Trujillo . Metodologia da ciência. 2 ed. Rio de Janeir: Kennedy, Capítulo 1. KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 3 ed. Petrópolis: RJ. Vozes, Capítulos 1 e 2. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2001. XAVIER, Antonio Carlos. Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos. Recife: Editora Rêspel, 2010.


Carregar ppt "CIÊNCIA e CONHECIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google