A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA

2 Competência Mobilização de conhecimentos e habilidades, estando diretamente relacionada as condições em que se demanda determinada competência.

3 Conhecimento Significa saber, a escolaridade, os cursos e conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da vida.

4 Habilidade Significa o saber fazer, ou seja, como colocar em prática esse saber. Está relacionado com nossa experiência, com a prática do saber.

5 Atitude Significa o querer fazer.

6 Seleção por Competência
Processo através do qual a empresa busca atender suas necessidades de mão-de-obra, selecionando os candidatos que melhor atendam sua demanda em relação a motivação e, principalmente na avaliação de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), agregando valor aos objetivos organizacionais.

7 Perfil Comportamental
“é uma metodologia voltada à avaliação do comportamento de uma pessoa ou o comportamento desejado para uma função, ou seja, tem por objetivo medi-lo e descrevê-lo. Uma das finalidades é ajudar a empresa a atingir suas metas com e por meio das pessoas, identificando o que cada uma delas pode dar de melhor dentro de sua aptidão” (Pereira).

8 Mapeamento do Perfil Comportamental
É o delineamento das principais questões comportamentais inerentes a função. Minimiza a subjetividade e os pressupostos em relação a função, pois torna a técnica mais objetiva, fundamentada em dados mais concretos e reais.

9 Instrumentos da Seleção por Competências
Instrumentos como testes psicológicos, testes de aptidão, grafologia, podem ser utilizados na seleção por competências. Os principais instrumentos são a entrevista comportamental e os jogos de simulação.

10 Entrevistas Comportamentais
Focam as competências que o candidato possui em relação ao perfil comportamental da função. Busca-se averiguar se o candidato possui as competências necessários ao bom desempenho da função em questão. O comportamento passado é a base do comportamento futuro, portanto acredita que a partir daquele podemos predizer este último. Para análise de uma resposta considera os seguintes elementos: S: situação em que ocorreu T: tarefa efetuada A: ação executada R: resultado da ação

11 Jogos de Simulação São cuidadosamente escolhidos e planejados de acordo com o perfil comportamental da função, permitindo a expressão do comportamento dos candidatos de forma espontânea e verdadeira.

12 Benefícios da Seleção por Competência
Focada, objetiva e sistemática; Maior possibilidade de prever o comportamento futuro; Atenua a influência de sentimentos, preconceitos e opiniões dos selecionadores; Maior comprometimento e envolvimento entre o órgão selecionador e a área solicitante; Menor probabilidade do candidato enganar o selecionador discorrendo sobre características que não possui.

13 Considerações Finais Não existe um perfil bom ou ruim, o que se considera é se o candidato possui ou não, perfil adequado para uma função específica. Na seleção por competências é imprescindível a participação da área solicitante em todo o processo.


Carregar ppt "SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google