A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa Científica – Partes constituintes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa Científica – Partes constituintes"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Científica – Partes constituintes
Prof. Édler Lins de Albuquerque

2 Etapas de uma pesquisa científica
Escolha do tema: O que pretendo abordar? Auxilia a delimitar um assunto, estabelecendo limites ou restrições p/ o desenvolvimento da pesquisa; Deve-se considerar: a atualidade, a relevância, o conhecimento prévio, a preferência e a aptidão pessoal, infraestrutura disponível e experiência do orientador etc.

3 Etapas de uma pesquisa científica
Revisão de literatura: Quem já escreveu? O que foi escrito? Que aspectos foram abordados? Quais as lacunas existentes? Fornece os subsídios para a delimitação de tema, evitando duplicidade de pesquisas sobre o mesmo assunto; Estabelece o “Estado da Arte” no assunto estudado.

4 Etapas de uma pesquisa científica
Justificativa: Por que esta pesquisa deve ser realizada? Tentativa de apresentar ao leitor a relevância do tema, pontos positivos da abordagem proposta, vantagens e benefícios que a pesquisa proporcionará.

5 Etapas de uma pesquisa científica
Formulação do problema: A reflexão sobre o tema permite criar/formular um problema-chave e avaliar se sua resolução é factível e deve ser perseguida. Determinação dos objetivos: Para que esta pesquisa está sendo proposta? Quais os resultados esperados? Qual a contribuição proporcionada? Deverá ser sintetizado o que se pretende alcançar com a pesquisa, baseando-se nas ideias lançadas nas justificativas e formulação do problema.

6 Etapas de uma pesquisa científica
Metodologia: Como será efetuada a pesquisa? Define-se o tipo de pesquisa, a população/universo estudado, a técnica para amostragem, os instrumentos de coleta, as técnicas empregadas para a análise de dados etc. Coleta de dados: Obtenção dos dados propriamente dita. Pode ser um questionário empregado numa pesquisa de campo, por exemplo.

7 Etapas de uma pesquisa científica
Tabulação e apresentação dos dados obtidos: Elaboração de índices, gráficos, quadros, tabelas; Uso de recursos computacionais. Análise e discussão dos resultados: Visa comparar/discutir os dados obtidos, atendendo aos objetivos da pesquisa; Deve-se comparar e confrontar os dados e provas com o intuito de confirmar ou rejeitar hipóteses ou os pressupostos da pesquisa.

8 Etapas de uma pesquisa científica
Conclusão da análise dos resultados obtidos: Os objetivos foram atendidos? As hipóteses e pressupostos foram confirmados? Constitui uma síntese dos resultados obtidos; Deverá ressaltar a contribuição da pesquisa para o meio acadêmico e/ou para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

9 Etapas de uma pesquisa científica
Redação e apresentação do trabalho científico Escrita do relatório de pesquisa, TCC, monografia, artigo etc, baseada em normas acadêmicas específicas da instituição responsável e/ou ABNT.

10 FIM Fontes Bibliográficas:
ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do trabalho científico. 10a. ed.. São Paulo: Atlas, 2010; SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3a. Ed., revista e atualizada. Florianópilis 2001.


Carregar ppt "Pesquisa Científica – Partes constituintes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google