A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ácidos Nucleicos e DNA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ácidos Nucleicos e DNA."— Transcrição da apresentação:

1 Ácidos Nucleicos e DNA

2 1953 –Watson e Crick (segredo da vida)
Descobrem a estrutura de dupla-hélice do DNA: “Notamos que o pareamento específico que postulamos sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético”.

3 A dupla hélice é uma molécula extraordinária.
O homem moderno tem talvez 50 mil anos, a civilização existe há apenas 10 mil anos. Mas o DNA e o RNA existem há pelo menos vários bilhões de anos. Durante todo esse tempo, a dupla hélice esteve por aí, activa. No entanto, somos as primeiras criaturas sobre a Terra a nos tornarmos conscientes da sua existência.

4 Início da década de 1940 – Chargaff descobre a proporção 1x1 entre adenina e timina, guanina e citosina, fundamental para desvendar a estrutura do DNA. Bases azotadas

5 Combinação açúcar-base
NUCLEÓSIDO Combinação açúcar-base

6 ÁCIDOS NUCLEICOS Os ácidos nucleicos são estruturas complexas que mantêm a informação genética. DNA (ácido desoxiribonucleico) – serve como matriz para a maioria da informação na célula. RNA (ácido ribonucleico) – transfere a informação do DNA para o resto da célula. Cada um é constituído por uma cadeia principal formada por açúcar e fosfato, à qual se ligam as bases azotadas.

7 Os ácidos nucleicos são polímeros constituídos por unidades designadas de nucleótidos, onde deriva o nome de polinucleótidos. Os ácidos nucleicos distinguem-se dos monómeros das outras macromoléculas já estudadas pelo facto de poderem ser eles próprios também hidrolisados em três constituintes: base heterocíclica azotada, pentose e ácido fosfórico.

8

9 ESTRUTURA PRIMÁRIA Ligações fosfodiéster ligam os nucleótidos de DNA
e RNA numa sequência linear

10 As ligações 3’ – 5´ fosfodiéster são orientadas em sentido oposto
5’ 3’ 5’

11 ESTRUTURA SECUNDÁRIA DO DNA
A molécula de DNA é formada por duas cadeias polidesixirribonucleotídicas enroladas formando uma hélice dupla. As bases de cada uma das cadeias são projectadas para o centro (hidrofóbicas). Os planos formados pelos átomos destas bases são paralelos uns aos outros e perpendiculares ao eixo da dupla hélice obtido através da formação de mais do que uma ligação de hidrogénio. Os pares de bases A-T e G-C são bases complementares.

12 Pontes de Hidrogénio “dupla”entre a
Adenina e a Timina A = T Pontes de Hidrogénio “tripla” entre a Guanina e a Citosina G Ξ C

13 MOLÉCULAS DE DNA TÊM COMPOSIÇÕES DISTINTAS
A composição das bases no DNA geralmente varia de uma espécie para outra. Os espécimes de DNA isolados de diferentes tecidos têm a mesma composição. A composição do DNA duma espécie não se altera com a idade, estado nutricional ou pelas mudanças ambientais. Em DNAs celulares, em qualquer espécie, o número de resíduos de adeninas é igual ao número de resíduos de timinas (A = T), e o número de guaninas é igual ao número de citosinas (G = C). Consequentemente, a soma das purinas é igual à soma de pirimidinas, A + G = T + C.

14 DNA É UMA HÉLICE DUPLA - Estrutura Secundária
Consiste em duas cadeias em hélice ligadas no mesmo eixo. As cadeias hidrofílicas são grupos alternados de desoxiribose e fosfato que estão no lado de fora da hélice em contacto com a água. Cada base de nucleótido de cada cadeia está num plano paralelo da outra cadeia.

15 Estruturas do DNA Forma A Forma B Forma Z

16 CROMOSSOMAS Consistem no enrolamento de cordões de DNA à volta de proteínas (histonas) Animal Pares Planta Homem 23 Cebola 8 Gato 30 Arroz 17 Rato 20 Centeio 7 Coelho 22 Tomate 12 Abelha Trigo mole 42 Zangão 18 Trigo duro 28


Carregar ppt "Ácidos Nucleicos e DNA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google