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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – PORTUGUÊS

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – PORTUGUÊS"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – PORTUGUÊS
Ensino Médio, 1ª Série NEOCLASSICISMO

2 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ENSINO MÉDIO NEOCLASSICISMO
Imagem: François-Édouard Picot / The Siege of Calais, 1838 / Palácio de Versailles / Public domain

3 A ORIGEM DO NOME Arcadismo vem da palavra Arcádia – região do Peloponeso na Grécia – considerada região de morada dos deuses. Lá habitavam pastores que, além do pastoreio, se dedicavam à poesia. As arcádias portuguesas foram grupos de poetas que queriam redescobrir o equilíbrio e a sabedoria da antiguidade greco-latina, também chamada de clássica. Daí, então, o nome NEOCLASSICISMO. Imagem: Badseed / public domain

4 ENTENDENDO O CONTEXTO A luz da razão volta a brilhar forte sobre a Europa do século XVIII. O cientista olha para o céu e se pergunta sobre a configuração das estrelas, o filósofo questiona o direito da nobreza a uma vida privilegiada. Assim, razão e ciência iluminam a trajetória humana, explicando fenômenos e propondo novas formas de organizar a sociedade. Nesse sentido, como a literatura reflete essas transformações? Vamos ver?

5 O SÉCULO DAS LUZES O Iluminismo
Conjunto de tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência da recuperação de um espírito experimental, racional, que buscava o saber enciclopédico. Imagem:Nicolas Lancret / O Balanço, 1730.

6 DEFININDO NEOCLASSICISMO
Foi um movimento literário formado por artistas e intelectuais que se concentraram no combate à mentalidade religiosa e à arte barroca através do resgate do racionalismo e do equilíbrio do Classicismo do século XVI. Imagem b: Samuele Piazza / Creative Commons Licença 3.0 Imagem a: Vincenzo Camuccini / Portrait des de:August Grahl ( ) / domínio público

7 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
1 - EQUILÍBRIO Os árcades propunham o retorno ao modelo clássico porque neles encontravam o equilíbrio dos sentimentos por meio da razão. Essa razão é a força controladora dos excessos. No Neoclassicismo, a linguagem simples, sem muitas figuras de linguagem, combatia, então, os exageros do Barroco.

8 2 - BUCOLISMO Inspirados pelo preceito do poeta latino Horácio, (fugere urbem) fugir da cidade, os árcades acreditavam que somente em contato com a natureza o homem poderia alcançar o equilíbrio, a sabedoria e a espiritualidade. Em seus poemas, os árcades apresentavam temas ligados a cenários de vida no campo. No entanto, os poetas continuavam na cidade e usavam a natureza como moldura para seus poemas.

9 3 - CONVENCIONALISMO Frases feitas, clichês, lugar comum. Combate ao rebuscamento do Barroco. Os árcades usam expressões como: Campos verdes, árvores frondosas, ovelhas e gado, dias ensolarados, regatos de água cristalina, aves que cantam.

10 Carpe diem – aproveite o dia
Diferentemente do Barroco que via o carpe diem como referência à fugacidade da vida, no Arcadismo o pastor chama a amada para que juntos aproveitem o dia e os momentos. Imagem: Anselm Feuerbach / Gastmahl des Plato / domínio público

11 De olho em outras linguagens
Vento No Litoral Legião Urbana De tarde quero descansar Chegar até a praia e ver Se o vento ainda está forte E vai ser bom subir nas pedras Sei que faço isso pra esquecer Eu deixo a onda me acertar E o vento vai levando Tudo embora... Agora está tão longe ver a linha do horizonte me distrai Dos nossos planos é que tenho mais saudade Quando olhávamos juntos Na mesma direção Aonde está você agora Além de aqui dentro de mim... Analise as características do Arcadismo presentes nessa música de Legião Urbana.

12 NEOCLASSICISMO EM PORTUGAL
O século XVIII representou para Portugal o início de um processo de modernização econômica, política, administrativa, educacional e cultural. A produção cultural foi ampla e variada, incentivada pelas academias literárias árcades. Manuel Maria du Bocage foi a principal expressão literária desse período. VAMOS CONHECÊ-LO?

13 BOCAGE Com uma vida marcada por conflitos e desilusões, sua trajetória literária começou em 1793, com seu primeiro volume das “Rimas”. Poesia lírica = presa aos valores do Arcadismo (pastores, cenas naturais); Poesia satírica = voltada principalmente contra o absolutismo político e religioso; Poesia ecomiástica – destinada à bajulação; Poesia erótica – muito censurada, marcada por uma linguagem direta, maliciosa, trazendo, muitas vezes, cenas de atos obscenos. Imagem: Autor Desconhecido / Pintura do poeta Bocage / public domain

14 SONETO DE TODAS AS PUTAS
Não lamentes, ó Nize, o teu estado; Puta tem sido muita gente boa; Putissimas fidalgas tem Lisboa, Milhões de vezes putas teem [reinado: Dido foi puta, e puta d'um soldado; Cleopatra por puta alcança a c'roa; Tu, Lucrecia, com toda a tua proa, O teu conno não passa por honrado: Essa da Russia imperatriz famosa, Que inda há pouco morreu (diz a [Gazeta) Entre mil porras expirou vaidosa: Todas no mundo dão a sua greta: Não fiques, pois, ó Nize, duvidosa Que isso de virgo e honra é tudo [peta.

15 NEOCLASSICISMO NO BRASIL
Imagens da esquerda para direita: (a) Morio / GNU Free Documentation License. (b) Victor Meirelles / Batalha dos Guararapes / Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro / domínio público.

16 Momento histórico do NEOCLASSICISMO brasileiro
Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, o centro econômico migra do Nordeste para o Sudeste. Destaca-se, nessa época, Vila Rica (atual Ouro Preto) como polo irradiador de ideias. Acontece nesse período a Inconfidência Mineira – revolta contra os pesados tributos cobrados por Portugal. Funda-se a chamada “Escola mineira”, com poetas influenciados pelo Iluminismo e comprometidos com o pensamento mais avançado do século XVIII.

17 O NEOCLASSICISMO no Brasil inicia-se em 1678 com a publicação de “Obras poéticas” de Cláudio Manuel da Costa e se estende até 1836 com a publicação de “Suspiros poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães. Imagem: Cláudio Manuel da Costa / Obras poéticas de Claudio Manoel da Costa / domínio público

18 PRINCIPAIS AUTORES ÁRCADES
Cláudio Manuel da Costa Seu pseudônimo árcade era “Glauceste Satúrnio”. Sua obra lírica era bastante influenciada pelo Classicismo português, embora tenha traços do Barroco. Temas: o sentimento amoroso e a natureza. Imagem: Autor Desconhecido / Poeta brasileiro neoclassicista Cláudio Manuel da Costa / public domain

19 TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA Pseudônimo poético: Dirceu; e sua musa inspiradora: Marília. Importantes obras: Marília de Dirceu/ Cartas chilenas. Preso e degredado para Moçambique por participar da Inconfidência Mineira. Imagens da esquerda para direita: (a) Tomás Antonio Gonzaga / Capa de Marília de Dirceu, 1824 / public domain. (b) Autor desconhecido / Tomás Antônio Gonzaga / GNU Free Documentation License.

20 BASÍLIO DA GAMA Obra principal: o poema épico “O Uraguai” – uma luta entre índios e o exército luso-espanhol. O índio aparece, pela primeira vez, como o bom selvagem. Imagens de cima para baixo: (a) F. Briguiet / O poeta Basílio da Gama por F. Briguiet / FREIRE, Laudelino, org. e GARNIER, M. J. des. Sonetos brasileiros: desenho dos sonetos. Rio de Janeiro: F. Briguiet, [189-?]. 12 v. [1]. (b) Basilio da Gama (1740 — 1795) / O Uraguay de Basílio da Gama, 1769 / domínio público

21 SANTA RITA DURÃO Sua obra mais importante: o poema épico “Caramuru”, que se caracterizava pela exaltação da paisagem brasileira e contra a chegada dos portugueses à Bahia. Personagens principais: o português Diogo Álvares Correia (o Caramuru) e as índias Paraguaçu e Moema. Imagens de cima para baixo: (a) Autor desconhecido / O administrador colonial português Tomé de Sousa e um índio, século XVIII / domínio público. (b) Santa Rita Durão / domínio público

22 O NEOCLASSICISMO no Brasil foi um movimento essencialmente poético:
A) POESIA LÍRICA – poesias descritivas e elogiosas da vida rural; B) POESIA SATÍRICA – denuncia desmandos administrativos da Capitania de Minas; C) POESIA ÉPICA – inova com a utilização de temas de nossa história colonial.

23 UMA CURIOSIDADE! O ARCADISMO brasileiro foi o primeiro movimento literário a colocar o índio como personagem importante. A presença do índio (forte por natureza) na poesia reflete o ideal do "bom selvagem" e dá ao Arcadismo brasileiro um tom diferente do europeu. Imagem: Jean-Baptiste Debret / Sinal de retirada / domínio público

24 QUESTÕES PARA DEBATE: Como a natureza passou a simbolizar o Belo?
Como o Iluminismo influenciou a estética árcade? Como os conceitos de equilíbrio, ordem e simplicidade definiram o projeto literário do Arcadismo? De que forma a obra de Bocage expressa a tensão árcade entre uma visão clássica (convencional) e a realidade presente marcada pelas experiências individuais? De que modo particular Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga exploram o modelo da poesia árcade? Como as primeiras tendências nativistas se manifestaram na poesia épica de Basílio da Gama e de Santa Rita Durão?

25 DE OLHO NO VESTIBULAR E ENEM
1 - (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:   a) O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão. b) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica. c) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita. d) O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português. e) A morte de Moema,índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama.  

26 2 - (ITA) Dadas as afirmações:   I) O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical. II) O (A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio. III) Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de pastor e sua realidade de burguês. Está(ão) Correta(s):   a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas I e II d) Apenas I e III e) Todas

27 3 - ENEM Torno a ver-vos, ó montes; o destino (verso 1) Aqui me torna a pôr nestes outeiros, Onde um tempo os gabões deixei grosseiros Pelo traje da Corte, rico e fino. (verso 4) Aqui estou entre Almendro, entre Corino, Os meus fiéis, meus doces companheiros, Vendo correr os míseros vaqueiros (verso 7) Atrás de seu cansado desatino. Se o bem desta choupana pode tanto, Que chega a ter mais preço, e mais valia (verso 10) Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto, Aqui descanse a louca fantasia, E o que até agora se tornava em pranto (verso 13) Se converta em afetos de alegria. Cláudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p

28 Considerando o soneto de Cláudio Manoel da Costa e os elementos constitutivos do Arcadismo brasileiro, assinale a opção correta acerca da relação entre o poema e o momento histórico de sua produção. a) Os “montes” e “outeiros”, mencionados na primeira estrofe, são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje “rico e fino”. b) A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia. c) O bucolismo presente nas imagens do poema é elemento estético do Arcadismo que evidencia a preocupação do poeta árcade em realizar uma representação literária realista da vida nacional. d) A relação de vantagem da “choupana” sobre a “Cidade”, na terceira estrofe, é formulação literária que reproduz a condição histórica paradoxalmente vantajosa da Colônia sobre a Metrópole. e) A realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia está representada esteticamente no poema pela referência, na última estrofe, à transformação do pranto em alegria.

29 4 - A primeira imagem abaixo (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa. Imagens da esquerda para direita: (a) Théodore de Bry / Os Filhos de Pindorama. Canibalismo no Brasil em 1557 / public domain. (b) Pedro Américo / Tiradentes Esquartejado, 1893‎ / Museu Mariano Procópio / public domain.

30 A comparação entre as reproduções possibilita as seguintes afirmações: I. Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil. II. A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros. III. A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e europeus. Está correto o que se afirma em: (A) I apenas. (B) II apenas. (C) III apenas. (D) I e II apenas. (E) I, II e III.

31 05- (MACKENZIE) Sobre Bocage, é incorreto afirmar que:  a) como poeta satírico, ironizou contemporâneos seus, o clero, a nobreza decadente; b) houve, notada inclusive por ele mesmo em um famoso soneto, uma série de semelhanças entre sua vida e a de Camões; c) em sua obra lírica, o Arcadismo interessou apenas como postura, aparência, pois, no fundo, o poeta foi um pré-romântico; d) como abriu mão totalmente dos valores neoclássicos, desprezou o apuro formal, o bucolismo e a postura pastoril; e) o subjetivismo, a confidência de sua vida interior, a confissão foram elementos freqüentes em sua obra lírica.

32 RESPOSTAS Análise da música de Legião Urbana
Ainda hoje olhamos para a natureza e buscamos uma correspondência entre um dia alegre ou triste e nossos estados da alma. O vento que sopra nos versos de Renato Russo lembra o vendaval do poema de Safo. Nele o eu-lírico deseja que o vento leve embora seu sofrimento pela ausência do ser amado. O ser humano procura símbolos que o auxilie a compreender a força de suas emoções. 1 e Sugestão de filme: Caramuru a invenção do Brasil 2 d Brasil – 2001 – direção Guel Arraes 3 b 4 e 5 d

33 Sugestões O material pode ser articulado com a disciplina de Artes, entre outras. Pode-se, também, realizar as aulas em forma de sequência didática, intercalada com recursos como pesquisas bibliográficas e na internet, exposição de obras literárias da época e de arte inspirada no período. E os alunos podem, durante um período, ler as obras de autores da época e realizarem socialização das leituras.

34 REFERÊNCIAS CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português linguagens. Vol ed. São Paulo: Atual, 2005. ABAURRE, Maria Luiza; ABAURRE, Maria Bernadete; PONTARA, Marcela. Português – contexto, interlocução e sentido. Vol 1. São Paulo: Moderna, 2010. =o-iluminismo.html de-português/arcadismo

35 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
2 François-Édouard Picot / The Siege of Calais, 1838 / Palácio de Versailles / Public domain 17/04/2012 3 Badseed / Municipalities of Arcadia perfecture, Peloponnissos, Greece / public domain 5 Nicolas Lancret / O Balanço de 1730 6 (a) Vincenzo Camuccini / Portrait des de:August Grahl ( ) von de:Vincenzo Camuccini ( ) / domínio público (b) Samuele Piazza / illa Gravina di Comitini, later Lanza di Trabia in Bagheria (Pa): an impressive example of Neoclassical architecture in Sicily. It was built in the second half of the XVIII century. Between 1796 and 1797 painter Elia Interguglielmi decorated the main rooms with frescoes inspired to the Greek-Roman Antiquity / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 10 Anselm Feuerbach / Gastmahl des Plato / domínio público

36 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
13 Autor Desconhecido / Painting of the poet Bocage / public domain 17/04/2012 15 (a) Morio /View of Ouro Preto / GNU Free Documentation License (b) Victor Meirelles / Batalha dos Guararapes / Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro / domínio público 17 Cláudio Manuel da Costa / Obras poeticas de Claudio Manoel da Costa / domínio público 18 Autor Desconhecido / A sketch of Brazilian Neoclassic author Cláudio Manuel da Costa / public domain 19 (a) Tomás Antonio Gonzaga / Capa de Marília de Dirceu, 1824 / public domain (b) Autor desconhecido / Tomás Antônio Gonzaga / GNU Free Documentation License 20 (a) F. Briguiet / O poeta Basílio da Gama por F. Briguiet / FREIRE, Laudelino, org. e GARNIER, M. J. des. Sonetos brasileiros: desenho dos sonetos. Rio de Janeiro: F. Briguiet, [189-?]. 12 v. [1] (b) Basilio da Gama (1740 — 1795) / O Uraguay de Basílio da Gama, 1769 / domínio público

37 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
21 (a) Autor desconhecido / O administrador colonial português Tomé de Sousa e um índio, século XVIII / domínio público 17/04/2012 (b) Santa Rita Durão / Book cover of the first edition of Caramuru / domínio público 23 Jean-Baptiste Debret / Sinal de retirada / domínio público 29 (a) Théodore de Bry / Os Filhos de Pindorama. Cannibalism in Brazil in 1557 as described by Hans Staden (b. around 1525 – Wolfhagen, 1579) / public domain (b) Pedro_Américo/Tiradentes Esquartejado, 1893‎ / Museu Mariano Procópio / public domain


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