A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA ASSOCIAÇÃO INTER-RELIGIOSA - ASSINTEC ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO SEMANA PEDAGÓGICA PARANÁ

2 TÓPICOS PARA APRESENTAÇÃO DA OFICINA NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
SEMANA PEDAGÓGICA TÓPICOS PARA APRESENTAÇÃO DA OFICINA NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO Programa de Aceleração de estudo (objetivo, tabela de distorção idade/ano e Instrução nº 014/2014). Retomada da concepção da disciplina de Ensino Religioso, conforme documento curricular orientador (DCE e Caderno de Expectativas). Concepção da proposta para a disciplina de Ensino Religioso e a organização dos conteúdos. Discussão sobre os aspectos metodológicos da disciplina de Ensino Religioso. Sugestão de encaminhamento metodológico a partir de um conteúdo .

3 PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS TABELA DE DISTORÇÃO IDADE/ANO
Tem como objetivo a correção da distorção de idade/ano dos alunos com qualidade no processo de ensino-aprendizagem da Rede Pública Estadual de Educação do Paraná. TABELA DE DISTORÇÃO IDADE/ANO A referida idade, como referência, ou com distorção idade/ano é a completada ao início do ano letivo ou completar até 31 de dezembro do ano em curso. (INSTRUÇÃO Nº 014/2014 – SEED/SUED). NÍVEL I NÍVEL II 6º ano 8º ano IDADE DE REFERÊNCIA 11 anos de idade 13 anos de idade IDADE COM DISTORÇÃO A PARTIR DE 15 anos de idade

4 INSTRUÇÃO Nº 014/2014 – SEED/SUED, aprovada em 08/12/2014
Orienta procedimentos para o trabalho com a distorção idade-ano nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no âmbito da Rede Pública Estadual de Ensino, por meio do Programa de Aceleração de Estudos. A Instrução aborda: Programa de Aceleração de Estudos. Organização das turmas de aceleração. Promoção e Sistema de Avaliação. Critérios para participação no Programa. Atribuições da Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR). Atribuições dos Núcleos Regionais da Educação (NRE). Atribuições da Instituição de Ensino. Atribuições dos docentes. Atribuições de aulas no Programa de Aceleração de Estudos.

5 Se o fenômeno religioso pertence à vida e, portanto, deve participar da formação básica do cidadão; de que forma ele deve ser trabalhado e estudado em sala de aula?

6 LEGISLAÇÃO VIGENTE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO

7 ORIENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
Propiciar a identificação, o entendimento, o conhecimento e a aprendizagem em relação às diferentes tradições religiosas presentes na sociedade. Essa compreensão deve favorecer o respeito à diversidade cultural religiosa, em suas relações éticas e sociais, e fomentar medidas de repúdio a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação .

8 O ENSINO RELIGIOSO DEVE DESENVOLVER...
o diálogo e o estudo na escola sobre as diferentes leituras do Sagrado na sociedade; o respeito à diversidade religiosa no Estado frente à superação das tradicionais aulas de religião e a efetivação do Sagrado como objeto de estudo e dos conteúdos; conteúdos que tratem da diversidade religiosa, contemplando as 4 matrizes religiosas: Africana, Indígena, Ocidental e Oriental. o entendimento que a complexa realidade que configura o Universo Religioso tem como chave as diferentes manifestações do Sagrado no coletivo, cujas significações se sustentam nas variadas formas de representação da manifestações religiosas.

9 O PAPEL DO PROFESSOR... O professor é chamado a trabalhar com a diversidade religiosa envolvendo o estudante e estabelecendo conexões com o contexto histórico, político e social. Cabe ao professor, auxiliado pelas tecnologias e fazendo uso de diferentes metodologias e recursos didáticos, propor atividades diversas para potencializar o ensino em relação a diversidade religiosa, auxiliando esses estudantes na construção do conhecimento.

10 O PAPEL DO PROFESSOR... Ao elaborar seu Plano Trabalho Docente – PTD, procure desenvolver atividades que envolvam pesquisa, investigação, que exijam o uso de iniciativa e criatividade, que necessitem de construções, elaborações, enfim que permitam ao estudante compreender as diversas expressões do Sagrado do ponto de vista laico.

11 PROGRAMA DE ACELERAÇAO DE ESTUDOS
DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DISCIPLINAR

12 DCE DE ENSINO RELIGIOSO
QUADRO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DE ENSINO RELIGIOSO PARANÁ, 2008.

13 PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS
QUADRO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DE ENSINO RELIGIOSO SAGRADO Conteúdos Estruturantes Paisagem Religiosa Universo Simbólico Religioso Texto Sagrado Temporalidade Sagrada Conteúdos Básicos Nível I – 6º Ano Organização Religiosa Lugares Sagrados Símbolos Religiosos Ritos e Festas Religiosas

14 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR BIMESTRAL

15 6º e 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS BÁSICOS ESPECÍFICOS SUGESTÃO DE Nº AULAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 1º BIMESTRE Paisagem Religiosa Universo Simbólico Religioso Texto Sagrado Temporalidade Sagrada Organização Religiosa Estrutura das organizações religiosas. Os fundadores e líderes religiosos. Sistemas religiosos. Textos sagrados orais e escritos 10 Conheça os aspectos legais referentes à liberdade religiosa. Reconheça como se estruturam as diversas organizações religiosas. Identifique as funções dos líderes nas organizações religiosas. Identifique as características das organizações religiosas. Compreenda o que são textos sagrados orais e/ou escritos e sua importância para a tradição religiosa. Reconheça que os textos sagrados registram a doutrina e o código moral das tradições religiosas e orientam suas práticas. Identifique a diversidade de textos sagrados, como livros, pinturas, vitrais, quadros, construções arquitetônicas, ou seja, diversas formas de linguagens orais e escritas, verbais e não verbais.

16 6º e 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS BÁSICOS ESPECÍFICOS SUGESTÃO DE Nº AULAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 2º BIMESTRE Paisagem Religiosa Universo Simbólico Religioso Texto Sagrado Temporalidade Sagrada Lugares Sagrados Lugares construídos Lugares de peregrinação Lugares na natureza 8 Compreenda o significado de lugar sagrado para as diversas tradições religiosas. Identifique a diversidade de lugares sagrados. Reconheça o que caracteriza os lugares sagrados. Desenvolva atitudes de respeito aos diferentes lugares sagrados.

17 6º e 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS BÁSICOS ESPECÍFICOS SUGESTÃO DE Nº AULAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 3º BIMESTRE Paisagem Religiosa Universo Simbólico Religioso Texto Sagrado Temporalidade Sagrada Símbolos Religiosos Símbolos das tradições religiosas Os gestos nas tradições religiosas As vestimentas nas tradições religiosas O significado das cores para as tradições religiosas A música e o som 10 Conheça os símbolos sagrados estabelecendo seus significados para as tradições religiosas. Compreenda que o símbolo sagrado constitui uma linguagem de aproximação e/ou união entre o ser humano e o Sagrado. Compreenda o universo simbólico religioso como parte da identidade cultural e social. Reconheça a diversidade dos símbolos religiosos nas formas, cores, gestos, sons, vestimentas, elementos da natureza, dentre outras. 

18 6º e 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS BÁSICOS ESPECÍFICOS SUGESTÃO DE Nº AULAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 4º BIMESTRE Paisagem Religiosa Universo Simbólico Religioso Texto Sagrado Temporalidade Sagrada Ritos e Festas Religiosas Rito de passagem Rito mortuário Rito de purificação Tempo Sagrado e os calendários Festas religiosas Festas de peregrinação 12 Conheça os rituais sagrados nas tradições religiosas. Compreenda que os ritos são a expressão, o encontro ou o reencontro com o Sagrado. Compreenda os rituais como experiência sagrada das tradições religiosas. Reconheça as diversas formas de ritos: passagem, purificação, mortuário, propiciatório, entre outros. Compreenda o sentido da vida e a concepção de morte de acordo com as tradições religiosas. Entenda a diferença entre tempo profano e tempo sagrado. Reconheça a importância do tempo sagrado para as diversas tradições religiosas. Identifique a relação dos mitos, dos ritos e das festas religiosas com o tempo sagrado. Conheça os diferentes calendários conforme as tradições religiosas. Compreenda as festas religiosas como rememoração dos fatos ou acontecimentos considerados sagrados. Identifique festas religiosas como elemento de confraternização e fortalecimento da comunidade. Compreenda a importância das festas religiosas para as diversas tradições. Compreenda que as festas religiosas têm como função fortalecer a relação com o Sagrado.

19 Propor encaminhamentos metodológicos para a disciplina de Ensino Religioso, é mais do que planejar formas, métodos, conteúdos ou materiais a serem adotados em sala de aula, pressupõe um constante repensar das ações que subsidiam esse trabalho, pois, uma abordagem nova de um conteúdo escolar leva, inevitavelmente, a novos métodos de investigação, análise e avaliação (PARANÁ, 2008). Neste sentido, o trabalho com a diversidade religiosa são estratégias privilegiadas na construção do conhecimento escolar sobre as diferentes manifestações do Sagrado .

20 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
SUGESTÕES DE TRABALHO Problematização: partimos do conhecimento prévio do estudante sobre o assunto a ser estudado e de sua visão de mundo. Neste momento, o professor, deve propor questões, indagações e questionamentos pertinentes ao conteúdo a ser estudado. Abordagem Teórica do Conteúdo: o professor frente à problemática deve posicionar-se de forma clara, objetiva e sintética quanto ao conhecimento sobre o Sagrado e seu papel sócio-cultural.

21 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
SUGESTÕES DE TRABALHO Contextualização: o conhecimento só faz sentido quando não esta dissociado do contexto histórico, político e social. É o entendimento do que ocorre na sociedade com relação ao objeto de estudo (Sagrado) e os conteúdos. Avaliação: função de diagnosticar os resultados das práticas pedagógicas propostas pelo professor. Cabe ao professor implementar práticas avaliativas que permitam acompanhar o processo de apropriação de conhecimento pelo estudante, cujo parâmetro são os conteúdos tratados e os seus objetivos. (PARANÁ, 2008)

22 SUGESTÃO DE ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
A PARTIR DE UM CONTEÚDO Nível I – 6º Ano Conteúdos estruturantes: Paisagem Religiosa, Universo Simbólico Religioso, Texto Sagrado e Temporalidade Sagrada. Conteúdo básico: Símbolos Religiosos. Conteúdo específico: Símbolos das tradições religiosas.

23 PROBLEMATIZAÇÃO Iniciar a aula com o trecho do filme “Código da Vinci”  (trecho em que o personagem Robert Langdon está realizando uma palestra sobre como os símbolos estão presentes no cotidiano e no imaginário das pessoas). Disponível em: < Após o professor apresentará o questionamento:

24 Você os tatuaria ou usaria um colar com esses símbolos
Você os tatuaria ou usaria um colar com esses símbolos? Qual a importância dos símbolos? Os símbolos a seguir lhe causam algum sentimento?

25 ABORDAGEM TEÓRICA DO CONTEÚDO E CONTEXTUALIZAÇÃO
Os símbolos são linguagens que expressam sentidos, comunicam e exercem papel relevante para a vida imaginativa , pode ser definido como qualquer coisa que veicule uma concepção: pode ser uma palavra, um som, um gesto, um ritual, um sonho, uma obra de arte, cores e outros. Da mesma forma as religiões comunicam suas mensagens por meio dos símbolos.

26

27 Após a leitura da história em quadrinho o professor trabalhará com cada símbolo religioso que aparece na história.

28 SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO O estudante reconhece que o símbolo é um dado de cultura e de identidade de cada grupo social? 2) O estudante emprega conceitos adequados para referir-se aos diferentes símbolos sagrados?

29 REFERÊNCIAS PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Caderno de Expectativas de Aprendizagem. Curitiba: Seed/DEB, 2012. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Pública Estadual do Paraná. Ensino Religioso. Curitiba: Seed/DEB, 2008. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Ensino Religioso: diversidade cultural e religiosa. Curitiba: Seed/DEB, 2013.


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google