A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUSTO CURA SOLUÇO?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUSTO CURA SOLUÇO?."— Transcrição da apresentação:

1 SUSTO CURA SOLUÇO?

2 Sim. O soluço é o resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo localizado logo abaixo do pulmão, responsável pelo controle da respiração. Seu movimento de contração e relaxamento permite que inspiremos e expiremos o ar.

3 Esse músculo é auxiliado por um nervo (frênico), situado logo acima do estômago, que está intimamente relacionado ao soluço. “Os incômodos ‘hic, hic’ surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas nem sempre são conhecidas. Quando ele fica irritado (ou sensibilizado), ‘manda’ o diafragma se contrair, disparando o soluço”, diz o clínico geral Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

4 O característico barulhinho “hic, hic, hic” surge quando a glote, uma espécie de tampinha existente no fundo da garganta, se fecha subitamente impedindo o ar inspirado de passar da boca para os pulmões, causando a vibração das cordas vocais. Mas, e o que um susto tem a ver com tudo isso?

5 Simples: quando levamos um susto, provocamos uma forte inspiração, levando a um aumento do volume de ar nos pulmões. “Os pulmões pressionam o diafragma, fazendo com que ele se estique e volte a funcionar normalmente”, diz o especialista.

6 Mas existem maneiras menos drásticas que também funcionam: tomar 1 copo d’água com nariz tampado ou inspirar e segurar o ar por alguns instantes.

7 Para maiores informações consulte a revista Vida Simples de outubro de 2005.


Carregar ppt "SUSTO CURA SOLUÇO?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google