A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É PRÉ-HIPERTENSÃO? CONHECENDO OS FATORES DE RISCO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É PRÉ-HIPERTENSÃO? CONHECENDO OS FATORES DE RISCO."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É PRÉ-HIPERTENSÃO? CONHECENDO OS FATORES DE RISCO

2 FATORES DE RISCO Tabagismo Tabagismo Obesidade Obesidade Colesterol alto Colesterol alto Triglicerídeos alto Triglicerídeos alto Diabetes Diabetes Insuficiência renal Insuficiência renal HIC HIC

3 Qual é a faixa de risco? USA 120 x x x x 90 A cada 20 mg que aumenta na PAS e 10 mg na PAD a probabilidade de um enfarto ou derrame dobra. A cada 20 mg que aumenta na PAS e 10 mg na PAD a probabilidade de um enfarto ou derrame dobra.

4 O QUE FAZ A PRESSÃO AUMENTAR? SISTEMA NERVOSO CENTRAL SIMPÁTICO SIMPÁTICO PARASSIMPÁTICO PARASSIMPÁTICO STRESS: glandula suprarrenal- produz cortisol e adrenalina - contração dos vasos sanguíneos – menos espaço para o sangue passar- PA aumenta. STRESS: glandula suprarrenal- produz cortisol e adrenalina - contração dos vasos sanguíneos – menos espaço para o sangue passar- PA aumenta.

5 O PAPEL DOS RINS Renina é produzida pelo rim que ao circular encontra a angiotensina Renina é produzida pelo rim que ao circular encontra a angiotensina Esta comprime os vasos sanguíneos e estimula a proliferação de células musculares ao redor deles Esta comprime os vasos sanguíneos e estimula a proliferação de células musculares ao redor deles Angiotensina estimula a produção de aldosterona. Angiotensina estimula a produção de aldosterona.

6 ALDOSTERONA NOS RINS provoca retenção de sódio, proveniente do sal que se ingere. provoca retenção de sódio, proveniente do sal que se ingere. o sal retém líquidos aumentando o volume que irá circular nas artérias. o sal retém líquidos aumentando o volume que irá circular nas artérias.

7 O QUE ACONTECE NOS VASOS DOS PRÉ- HIPERTENSOS? Endotélio que reveste os vasos produz substâncias responsáveis por dilatá-los ou contraí-los. Endotélio que reveste os vasos produz substâncias responsáveis por dilatá-los ou contraí-los. Óxido nítrico- faz relaxar as artérias Óxido nítrico- faz relaxar as artérias MAS….Cigarro, má alimentação e estresse fazem com que o endotélio produza menos ON e mais endotelina, que comprime as artérias. MAS….Cigarro, má alimentação e estresse fazem com que o endotélio produza menos ON e mais endotelina, que comprime as artérias.

8 GORDURA ABDOMINAL As células de gordura do abdomen: As células de gordura do abdomen: Produzem substâncias : Produzem substâncias : - interleucinas-6 e a TNT-alfa. - interleucinas-6 e a TNT-alfa. Causam alterações no endotélio. Causam alterações no endotélio.

9 RISCOS: Filhos de hipertensos : 50% de chance Filhos de hipertensos : 50% de chance Alimentos salgados Alimentos salgados Evitar alimentos industrializados Evitar alimentos industrializados Sedentarismo Sedentarismo Tabagismo Tabagismo Redução do estresse Redução do estresse

10 O QUE FAZER? Plano de saúde dos trabalhadores do Ipamv Plano de saúde dos trabalhadores do Ipamv


Carregar ppt "O QUE É PRÉ-HIPERTENSÃO? CONHECENDO OS FATORES DE RISCO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google