A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos.

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  As Escrituras Sagradas, nos seus dois testamentos, falam de predições futuras, de restauração da humanidade e aponta para o futuro no qual tudo será renovado e livre do pecado. A disciplina que trata de todas essas questões é a Escatologia.  Estudaremos 4 unidades:  Unidade I – Escatologia: Doutrina e Interpretação.  Unidade II – O Arrebatamento da Igreja.  Unidade III – A vitória final da Igreja.  Unidade IV – Revelações finais e juízos de Deus.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Nesse capítulo, com o objetivo de esclarecer o significado dessa doutrina bíblica, definiremos o termo, abordando a importância de seu conhecimento para a vida cristã e qual a sua relação com Jesus Cristo.

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.1 – A Escatologia  É uma palavra originária do grego do antigo “scatos” (eschátos), que significa último, junto ao sufixo logia, com o significado de “tratado ou estudo”.  1.2 – Jesus e sua relação com a Escatologia  Jesus é o ponto central da Escatologia, aquele que viria para resgatar a humanidade. Para concretizar este plano, Ele é apresentado como:  Rei, Profeta e Sacerdote.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.3 – Pensamento escatológico das principais religiões:  Budismo.  Islamismo.  Judaísmo.  Espiritismo.  Catolicismo  Hinduísmo.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Ao lermos a Palavra de Deus, encontramos material escatológico de Gênesis a Apocalipse.  A classificação da Escatologia  Os fatos escatológicos podem ser divididos em duas naturezas: individual e geral. ▪ – Escatologia geral ▪ – Escatologia Individual

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.2 – A Divisão Histórica da Escatologia: Uma viagem pelo Tempo.  Ao analisarmos a história do ponto de vista cristão, identificaremos várias predições proféticas relacionadas à Escatologia que se cumpriram, estão se cumprindo e que estão para se cumprir. ▪ – Pensamento Escatológico de Israel. ▪ – Primórdios da Igreja ▪ – Consolidação do Cristianismo ▪ – O período da Reforma ▪ – Os Grandes Avivamentos aos dias Atuais

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Cientes da importância da interpretação escatológica e de que é necessário conhecer todo o processo na investigação dos escritos escatológicos, vejamos os principais métodos.  3.1 – Os métodos de Interpretação  Conhecer e aplicar de maneira correta as técnicas de interpretação auxiliam na pureza do significado do texto, pois evita-se o acúmulo de interpolações. ▪ – Método Alegórico;

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP ▪ – Método Literal; ▪ – Método Anagógico  3.2 – Conclusão  Alegoria = Sentido Espiritual : Símbolos.  Literal = Sentido Real : Ao pé da letra.  Anagogia = Místico : Códigos.

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  As maneiras de se interpretar os escritos escatológicos são variadas para que o estudante possa se situar melhor e ter o conhecimento desses segmentos interpretativos.  4.1 – Escolas de Interpretação  Muitas são as técnicas de interpretação que surgiram, com motivos variados. Vejamos : ▪ – Interpretação Preterista; ▪ – Interpretação histórica;

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP ▪ – A interpretação Idealista; ▪ – A interpretação Futurista.  Conclusão:  Concluímos que para chegar a um consenso, não desprezamos os pontos de vista destacados neste capítulo e não há a pretensão de nomear um método perfeito, mas nos valemos de todos eles para chegar a um veredicto, pois todos tem seus pontos positivos e negativos, uns mais e outros menos.

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O livro de Daniel é considerado profético e também apocalíptico por causa de seu conteúdo sobrenatural e linguagem carregada de predições.  5.1 – As revelações de Daniel em Babilônia  Daniel é chamado na Bíblia de “homem muito amado”. De fato, ele era fiel a Deus, dedicado no cumprimento de seu chamado, sendo leal até a morte.

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.2 – As revelações de Daniel acerca do Anticristo  O livro não fala muito a respeito do Messias, porém traz bastantes referências ao Anticristo, uma figura desconhecida para eles naquele tempo, mas que no futuro representará a total oposição a Deus e ao próprio Cristo.  5.3 – As Setenta Semanas  Elas estão relacionadas com Daniel e Jeremias.  Daniel – Dn.9.1,2  Jeremias – Jr.25.11;29.10  Períodos das Setenta semanas de Anos.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google