A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROE Rad1 130306. PROE Rad7 030406 Polarização A polarização de uma antena é a polarização da onda radiada pela antena numa dada direcção A ponta do vector.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROE Rad1 130306. PROE Rad7 030406 Polarização A polarização de uma antena é a polarização da onda radiada pela antena numa dada direcção A ponta do vector."— Transcrição da apresentação:

1 PROE Rad

2 PROE Rad Polarização A polarização de uma antena é a polarização da onda radiada pela antena numa dada direcção A ponta do vector do campo eléctrico instantâneo traça uma figura no tempo – este fenómeno designa-se polarização do campo eléctrico Abertura efectiva A abertura efectiva da antena é uma medida de habilidade da antena em colectar potência duma onda incidente e fornece-la aos seus terminais Devido à desadaptação de polarizações a potência extraída pela antena de recepção a partir do sinal incidente não é máxima. Diz-se que há perdas de polarização. Antenas de recepção

3 Polarizações Polarização linear horizontal Polarização circular esquerda Polarização elíptica esquerda Polarização linear vertical Polarização circular direita Polarização elíptica direita A polarização de uma antena é a polarização da onda radiada pela antena numa dada direcção.

4 Dipolo eléctrico de Hertz Abertura efectiva. Seja Ei amplitude do campo eléctrico incidente no dipolo de comprimento L << DEH em modo de recepção Relação fundamental das antenas

5 Em recepção h e determina a amplitude complexa da tensão induzida em vazio na antena por um campo incidente segundo uma direcção (Ө,φ). Em condições ideais C p =1 Ө=Ө 0 φ=φ 0

6 Relações entre parâmetros característicos Analisando a ligação entre duas antenas a trabalhar alternadamente nos regimes de emissão e recepção, a aplicação do Princípio da reciprocidade permite concluir que o coeciente entre o ganho G e a área A e é constante para qualquer antena. Dípolo eléctrico de Hertz. Em outras antenas verifica-se: Nas condições ideais, C=1,Ө=Ө 0, φ=φ 0 tem-se: Este resultado é generalizável a outras situações

7 PROE Rad a) Condições óptimas de recepção Comprimento efectivo h eM V 0 =E i h eM Area efectiva A eM Z L =Z a *P r = A eM a) Caso geral Cp=1 (antenas coplanares)

8 Exemplo Antena de emissão com polarização linear Antena de recepção com polarização esquerda Metade da potência é perdida Nos casos em que esta perda de potência não é tolerada tenta fazer-se as duas antenas ou com polarização linear vertical ou ambas com polarização esquerda Mas há situações em que é preferível operar com uma antena linear e outra circular. Por ex. Se num veículo (satélite) espacial uma antena tem polarização linear devido a rotação de Faraday na ionosfera seria mais adequado usar uma antena receptora com polarização circular.

9

10 PROE Rad Polarização A polarização de uma antena de emissão na direcção (Ө,φ) é a polarização da onda electromagnética radiada na zona distante cujo vector de onda k está alinhado com (Ө,φ). A polarização de uma antena de recepção na direcção (Ө,φ) é a polarização da onda electromagnética incidente com o vector de onda k alinhado (Ө,φ) que, para idênticas intensidades de iluminação (módulo do associado vector médio de Poynting) maximiza a potência disponível na antena de recepção (maximiza a tensão induzida nos terminais, em vazio). Em geral a polarização da antena de recepção não é a mesma que a polarização da onda recebida (incidente), isto é há desadaptação de polarizações. Quando, em recepção, a polarização da onda incidente coincide com a polarização da antena de recepção (situação ideal) diz-se que há adaptação de polarizações.

11

12 PROE Rad

13


Carregar ppt "PROE Rad1 130306. PROE Rad7 030406 Polarização A polarização de uma antena é a polarização da onda radiada pela antena numa dada direcção A ponta do vector."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google