A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRHOAMA SUS / Belo Horizonte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRHOAMA SUS / Belo Horizonte"— Transcrição da apresentação:

1 PRHOAMA SUS / Belo Horizonte
I SIMPÓSIO MINEIRO DE HOMEOPATIA HORIZONTES DA HOMEOPATIA EM MINAS

2 EVOLUÇÃO DO ATENDIMENTO
PRHOAMA SUS / BH EVOLUÇÃO DO ATENDIMENTO DE HOMEOPATIA, ACUPUNTURA E MEDICINA ANTROPOSÓFICA COMO APOIO AO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA PRHOAMA Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica do SUS – BH Claudia Prass Santos; Iracy Aparecida Ansaloni Soares; Nina Teresa Brina Secretaria Municipal de Saúde - Belo Horizonte - MG

3 PRHOAMA SUS/BH - 508 ESF implantadas . APS EM BELO HORIZONTE
- 9 Distritos Sanitários - 76% de cobertura da população - 145 Centros de Saúde - 508 ESF implantadas ACS famílias assistidas cadastrados - 200 ES Bucal - 65 ES Mental - 188 pediatras, 124 clínicos, 130 GO - 89 Assistentes Sociais - 2 Núcleos de Reabilitação - PRHOAMA - 16 homeopatas, 8 acupunturistas 2 antroposóficos. .

4 1990 - Lei Orgânica Municipal, artigo 144,
PRHOAMA SUS/BH IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO Lei Orgânica Municipal, artigo 144, parágrafo 6:“(...) oferecimento aos cidadãos de todas as formas de assistência e tratamento adequado,incluídas a homeopatia e as práticas alternativas conhecidas”. Clínicos e Pediatras atendendo Homeopatia e Medicina Antroposófica nas UBS, 1 a 2 dias da semana.

5 1994 – 1º concurso público para médicos
PRHOAMA SUS/BH IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO 1994 – 1º concurso público para médicos acupunturistas, homeopatas, antroposóficos, e farmacêuticos homeopatas de BH. Primeiro concurso público do Brasil para farmacêuticos homeopatas, médicos antroposóficos e acupunturistas.

6 PRHOAMA SUS/BH médicos e farmacêuticos aprovados foram nomeados houve o segundo concurso. realizou-se o terceiro concurso público. quarto concurso público. Atualmente: 26 médicos: 16 homeopatas, 8 acupunturistas, 2 antroposóficos Na atenção primária: 25 médicos

7 PRHOAMA SUS/BH PSF EM BELO HORIZONTE inicia-se a implantação das ESF. - médicos clínicos, pediatras e ginecologistas que não se tornaram generalistas, e enfermagem, permanecem nos Centros de Saúde de origem. necessidade de revisão de projetos de todos os setores da SMSA -> Documento BH-vida – Saúde Integral - Opção pela formação de equipe básica e não ampliada.

8 PSF EM BELO HORIZONTE PRHOAMA SUS/BH
Médicos clínicos, pediatras, ginecologistas, homeopatas, acupunturistas e antroposóficos são organizados em equipes de apoio e referência às ESF. Como a Saúde Bucal e a Saúde Mental. Nomeação de concursados (2004). - PRHOAMA se liga à Coordenação de Atenção ao Adulto e Idoso, na Gerência de Assistência.

9 PRHOAMA SUS/BH Modelo da unidade Básica de saúde GERENTE ESF ESF ESF
Pediatra Clínico Ginecologista ESF ESF ESF ESF ESB

10 PRHOAMA SUS/BH ESF ESF CL ESF CL ESF ESF Médico do PRHOAMA PED GO ESF
Centro de Saúde 1 ESF ESF Centro de Saúde 2 CL ESF CL ESF ESF Médico do PRHOAMA Centro de Saúde 3 PED GO ESF ESF ESF ESF PED

11 BELO HORIZONTE - ÁREA COBERTA POR EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
- DISTRIBUIÇÃO DOS MÉDICOS DO PRHOAMA Homeopatas Acupunturistas Médicos Antroposóficos

12 PRHOAMA SUS/BH DIVULGAÇÃO Distribuição de material informativo: Publicação para as ESF, fôlderes para os usuários e cartazes para os Centros de Saúde. Boletim do PRHOAMA: > Secretarias > Saúde > Publicações e Eventos > Boletim do PRHOAMA

13

14

15

16

17

18

19 PRHOAMA EVOLUÇÃO DO TOTAL DE CONSULTAS /ANO a 2007

20 NÚMERO DE CONSULTAS POR TERAPÊUTICA 2003 - 2007
PRHOAMA NÚMERO DE CONSULTAS POR TERAPÊUTICA t ttt HHHHhoooooooooHOHHHHHHHHHOMEOPA HOHOOOHOMEhHOHOME

21 PRHOAMA SUS/BH

22 PRHOAMA SUS/BH

23 PRHOAMA SUS/BH

24 PRHOAMA SUS/BH

25 PRHOAMA SUS/BH

26 AVALIAÇÃO QUALITATIVA:
PRHOAMA SUS/BH Conclusão AVALIAÇÃO QUALITATIVA: - Está cada vez mais clara e estabelecida sua relação com as ESF e sua adequação como apoio ao PSF, seu lócus na Atenção Básica: DEMANDAS MAIS FREQÜENTES: - Pacientes com contra-indicações para os tratamentos habituais (terapia de reposição hormonal, intolerâncias medicamentosas) -Pacientes que não obtiveram melhora com diversas abordagens terapêuticas.

27 PRHOAMA SUS/BH Conclusão - Pacientes que preferem estas práticas. - Pacientes com transtornos psíquicos moderados (as ESF e os apoios as indicam para evitar psicotrópicos ou retirá-los). - Pacientes com transtornos relacionados à convivência familiar (ACS identifica). - Pacientes com transtornos considerados psicosomáticos. - Dengue.

28 PRHOAMA SUS/BH ESTRATÉGIAS DE AMPLIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO Discussão do PRHOAMA: Gestores e profissionais do PSF. - Reuniões Distritais com os Gerentes das UBS - Reuniões de sensibilização com profissionais de cada ESF: - bases filosóficas de cada prática - casos clínicos e discussão de indicações, referências e peculiaridades no dia a dia das UBS. Dengue.

29 PRHOAMA SUS/BH ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS - Sem fornecimento de medicamentos. Já houve, irregular, por licitação de farmácias privadas. - Há um projeto de farmácia homeopática municipal (política estadual). - Há fornecimento regular de agulhas de acupuntura.

30 PRHOAMA SUS/BH Ministério da Saúde PNPIC Portaria Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. Portaria Aprova a constituição do Observatório das Experiências de Medicina Antroposófica no SUS.

31 PRHOAMA SUS/BH Ministério da Saúde Portaria Art.1º - Inclui na Tabela de Serviços/classificações do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SCNES, o serviço de código 68- PIC. 2008 Portaria Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF– incluídos médicos homeopata e acupunturista.

32 PRHOAMA SUS/BH Tese de Doutorado: Dissertação de mestrado:
PESQUISAS Tese de Doutorado: “Práticas Terapêuticas Não-alopáticas no Serviço Público de Saúde: Caminhos e Descaminhos” da enfermeira professora Dra. Sônia Maria Soares Dissertação de mestrado: “Percepções do Paciente Usuário dos Serviços Homeopáticos do Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte – Estudo de Caso no Centro de Saúde Santa Terezinha” da farmacêutica professora Mestra Thaís Corrêa de Novaes. Trabalhos / Temas livres: Tratamento homeopático da Dengue, de doenças mentais, de pacientes drogaditos; sobre as vantagens da homeopatia no serviço público em Congressos Brasileiros e nos Seminários da Atenção Básica da SMSA SUS-BH.

33 PRHOAMA SUS/BH CONCLUSÕES - PRHOAMA começou por iniciativa dos profissionais da homeopatia e medicina antroposófica que já atuavam no SUS/BH. - Evoluiu com o apoio dos gestores e pela busca dos pacientes. - Adaptou-se ao novo modelo de assistência na AB – PSF.

34 PRHOAMA SUS/BH Conclusão
- Está cada vez mais clara e estabelecida sua relação com as ESF e sua adequação junto ao PSF, seu lócus na Atenção Básica. - Com a PNPIC > referência técnica na SMSA – BH para questões relacionadas às PIC. - Está num momento propício de ampliação e garantia do fornecimento de medicamentos. T - Pesquisa de profissionais de saúde de curso superior atendendo oficiosamente (generalistas e outros profissionais) > Estatística.

35 PRHOAMA SUS/BH Que a homeopatia, a acupuntura e a medicina antroposófica, devidamente conhecidas e reconhecidas, estejam onde democraticamente devem estar: acessíveis a quem desejá-las, disponíveis a quem delas precisar.

36 PRHOAMA SUS/BH AGRADECIMENTOS Ao SUS/BH A todos os profissionais envolvidos na construção do PRHOAMA ao longo destes 14 anos. Aos pacientes que nos honram com sua confiança no novo. À Comissão Organizadora do I Simpósio Mineiro de Homeopatia por este momento de união e reflexões sobre Homeopatia e SUS.

37 Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte
PRHOAMA SUS/BH Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte Av. Afonso Pena, 2336, 5º andar Belo Horizonte - MG Tel:(31) Fax:(31)


Carregar ppt "PRHOAMA SUS / Belo Horizonte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google