A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)"— Transcrição da apresentação:

1 1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)

2 2 Características para Comunicação Inter-Processos. Passagem de Mensagem pode ser suportada por duas operações de comunicação (send e receive). A comunicação se dá pelo envio da mensagem (seqüência de bytes) do emissor para o receptor. Essa troca de mensagem pode envolver a sincronização dos processos envolvidos

3 3 Comunicação Síncrona e Assíncrona sendreceive. Síncrona: Ambos, emissor e receptor sincronizam-se a cada mensagem. Assim tanto o send como o receive são operações bloqueantes. send receive. Assíncrona: Após o send o processo pode continuar executando. A operação receive pode ser bloqueante ou não.. Destinos das mensagens: Mensagens são enviadas para endereços Internet e portas. Uma porta tem exatamente um receptor. Servidores geralmente publicam seus números de porta aos clientes.

4 4 Sockets. Abstração que disponibiliza um ponto para comunicação.. A comunicação inter-processos se dá através da transmissão de mensagem entre um socket em um processo e outro socket em outro processo.. Para o processo receptor o socket deve estar ligado ao endereço internet local e a uma porta local, no computador onde ele executa.. Cada socket está associado com um protocolo particular (TCP e UDP). Processos podem usar o mesmo socket para envio e recepção de mensagens.

5 5 Comunicação com Datagramas UDP. Mensagem enviada sem reconhecimento nem réplicas. socket. Um servidor deve ligar sua socket receptora a uma porta servidora que deve ser conhecida ou ficar conhecida pelos clientes. socket. Um cliente pode ligar sua socket a uma porta local livre. receive. Na recepção a operação receive retorna o endereço internet e a porta do emissor.

6 6 Comunicação UDP. Tamanho da Mensagem: O receptor deve especificar um array de bytes de tamanho particular onde deverá ser colocada a mensagem recebida. A maioria das implementações limita o tamanho a 8kb. Qualquer mensagem maior que o tamanho do array será truncada.. Bloqueamento: A operação send não é bloqueante. Na chegada, se não houver socket ligada a porta destino a mensagem será descartada. O receive bloqueia até o datagrama seja recebido a menos que um timeout seja configurado. Pode-se usar threads.. Timeouts: Um timeout deve ser longo o bastante para ser maior que o tempo que uma mensagem demoraria para chegar.. Recepção de qualquer cliente: O método receive não especifica uma origem para as mensagens.

7 7 Modelo de Falhas na comunicação UDP. Sofre de falhas de omissão de comunicação. Falhas de ordenação Para algumas aplicações é aceitável, porque a comunicação via UDP não sofre de overheads associados com as garantias de entrega de mensagens. As principais fontes de overhead são: - Necessidade de armazenar informações de estado na fonte e destino. - A transmissão de mensagens extra - A latência no emissor.


Carregar ppt "1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google