A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Título: INDICADORES DO POTENCIAL POLUIDOR DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO: SÉRIE HISTÓRICA 1995-2014 Acadêmico: Felipe Abrão Franco Orientador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Título: INDICADORES DO POTENCIAL POLUIDOR DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO: SÉRIE HISTÓRICA 1995-2014 Acadêmico: Felipe Abrão Franco Orientador:"— Transcrição da apresentação:

1 Título: INDICADORES DO POTENCIAL POLUIDOR DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO: SÉRIE HISTÓRICA 1995-2014 Acadêmico: Felipe Abrão Franco Orientador: Rodrigo Marques

2  Revolução industrial teve seu inicio na metade do século XVIII na Europa.  Carlos (1988), Sposito(1988) e Sposito e Santos (2012) a industrialização não parte da técnica e sim da necessidade de se produzir nos moldes capitalista por meio da dominação dos países europeus. Portanto a lógica deve ser invertida, para compreendermos que a industrialização inserida no Brasil foi pensada no intuito de sustentar as economias mercantilistas do século XVIII.  Acorreram mudanças:  Meio ambiente  Urbano  Tecnológico  Cultural  Relações de trabalho

3  Resolução CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986:  “ Artigo 1º - Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas...”  Ação ou Omissão antrópica, pela descarga de energia sobre as águas, solo ou ar. Afetam:  Saúde e qualidade de vida  Estética do meio ambiente

4  A expansão das forças produtivas aliadas aos problemas sociais, legitimaram a implantação de indicadores que atendam aos problemas socioambientais.  Indicadores: Conjunto de variáveis que tem a finalidade de medir um conceito abstrato. Assim é possível analisar valores de diferentes localidades, possibilitando uma analise através de mapas, gráficos, tabelas etc.  Os indicadores tem a função de nortear e dar subsidio as politicas públicas e privadas.  A construção de índices indicadores devem contemplar as questões socioambientais.

5  As características climatológicas e pedológicas aliadas ao ciclos de chuva e aos solos planos, possibilitaram que se implantasse uma produção agrícola mecanizada.  Mato Grosso se caracteriza no cenário nacional e internacional como produtor e exportador de produtos agrícolas. Isso se deve ao grande investimento em infraestrutura e logística.

6 Não foram fortuitas as mudanças que ocorreram no espaço mato- grossense; são decorrentes do modelo implantado já na década de cinquenta, mas que nos anos pós-Golpe se intensificaram e teriam no governo militar e ditatorial instalado toda a possibilidade de se realizar plenamente, estando alicerçado no tripé a partir da aliança do Estado nacional e internacional, no qual prevalecem os interesses dos grandes monopólios industriais. Esse novo modelo determinaria uma reorganização da agricultura brasileira, que cada vez mais esta subordinada à indústria [...] (ABREU, 2001, p.23).

7  A metodologia é fragmentada em etapas: A primeira se constitui na classificação das atividades econômicas das indústrias Extrativistas e de Transformação de acordo com o seu potencial poluidor. *decreto 7007 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA/MT) que regulamenta o artigo 1º da Lei nº 8.418, de 28 de dezembro de 2005.

8

9

10

11  Calcular o Valor Adicionado Bruto das indústrias Extrativistas e de Transformação (VABet). Para isso é preciso aplicar as proporções de concentração para cada categoria de potencial poluidor Adicionar peso para cada categoria.

12

13  “Assim, o Inpp-I cumpre as funções de comparação intermunicipal, intertemporal e entre municípios e Estado. Além disso, também é possível calcular anualmente a contribuição municipal para o potencial poluidor total do Estado.” (Martins et al., 2005, p. 44).

14 Histograma do INDAPP 2010

15

16

17

18

19

20

21

22

23


Carregar ppt "Título: INDICADORES DO POTENCIAL POLUIDOR DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO: SÉRIE HISTÓRICA 1995-2014 Acadêmico: Felipe Abrão Franco Orientador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google