A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diag. de Interação - Exercício (1)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diag. de Interação - Exercício (1)"— Transcrição da apresentação:

1 Diag. de Interação - Exercício (1)
Operador Enviar Fax Considere-se o melhor cenário para o use case “Enviar Fax” (o cenário em que tudo corre bem”) Considere que um sistema composto, entre outros, pelos seguintes objectos: máquina que envia; máquina que recebe; uma central que encaminha faxes e chamadas telefónicas Desenhe o diagrama de sequências respectivo.

2 Diag. de Interação - Exercício (2)
Cliente Comprar Bebida Considere-se o cenário mais usual para o use case “Comprar Bebida”: o cenário em que “tudo corre bem”, i.e., há a bebida seleccionada, o dinheiro introduzido está correcto, … Considere apenas os “objectos”: “cliente” e “máquina” Variante: considere que a máquina é constituída pelos objectos: “painel-interface”, “caixa-registradora”, “despensa-frigorifico”… Desenhe o diagrama de sequências/comunicação respectivo.

3 Diag. de Interação - Exercício (2)
Considerem-se outros cenários para o use case “Comprar Bebida” O utilizador introduziu mais dinheiro que o valor da bebida, e a máquina tem dinheiro para troco O utilizador introduziu mais dinheiro que o valor da bebida, e a máquina não tem dinheiro para troco Desenhe os respectivos diagramas de sequências, e de comunicação.

4 Diag. de Interação - Exercício (3)
Considere a seguinte interacção entre objectos Java de acesso a BD usando o package java.sql.* Connection con; Statement stmt; ... Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver"); con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:BD1"); stmt = con.createStatement(); stmt.executeUpdate(“INSERT …”); stmt.executeUpdate(“UPDATE …”); Desenhe o respectivo diagrama de sequências e de colaboração.

5 Diagramas de Estado - Exercícios
(1) Desenhe o diagrama de estados de uma tostadeira. Defina os diferentes estados do pão na tostadeira, sem esquecer de especificar os necessários eventos, acções, e condições com guarda. (2) Desenhe o diagrama de estados de um relógio digital. Considere que o relógio tem um visor, dois botões (E e D) e dois modos básicos de funcionamento: mostrar horas (e minutos) e acertar as hora (e minutos). O acerto de horas tem dois sub-modos: acertar horas e acertar minutos. O botão E serve para seleccionar os modos de funcionamento segundo a sequência cíclica: mostrar; acertar horas, acertar minutos, mostrar, ... Dentro dos modos de acertar, o botão D serve para adiantar os valores correspondentes (a horas ou a minutos).

6 Diagramas de Actividade – Exercício (1)
Desenhe o diagrama de actividades correspondente ao algoritmo do factorial de “n”. n! = 1, se n <= 1; = n*(n-1)!, se n > 1

7 Diagramas de Actividade – Exercício (2)
middle.jsp page import="puc.util.Flow" %> <% String flow = (String)session.getAttribute(Flow.FLOW_KEY); if (flow.equals(Flow.CONNECTION_ERROR)) { %> <jsp:include page="/genericJSP/connectionError.jsp" flush="true" /> } else if (flow.equals(Flow.NEW_SUBSCRIBE)) { <jsp:include page="/subscribeJSP/newSubscribe.jsp" flush="true" /> } else if (flow.equals(Flow.NEW_SUBSCRIBE_RESULT)) { <jsp:include page="/subscribeJSP/newSubscribeResult.jsp" flush="true" /> ... }

8 Diagramas de Actividade - Exercício
Especifique o seguinte processo de negócio: “gestão de encontros com clientes” (1) Um vendedor telefona ao cliente e marca uma reunião. (2) Se a reunião é na empresa, os técnicos da empresa preparam a sala de conferências para a apresentação. (3) Se a reunião é for a da empresa (no escritório do cliente) um consultor prepara a apresentação num laptop. (4) O consultor e o vendedor reunem-se com o cliente no local e hora combinada. (5) O vendedor envia ao cliente uma carta a resumir o “sucesso” da reunião. (6) Se a reunião resultou na identificação de um problema, o consultor escreve uma proposta e envia-a para o cliente. Variante: Captar o local onde se realiza a actividade


Carregar ppt "Diag. de Interação - Exercício (1)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google