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1 Candeeiro Multimédia Desenvolvimento do Produto Trabalho realizado por: Carla Costa Nº49804 Vasco Valdez Nº47201 Nuno Cotta Nº45758.

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1 1 Candeeiro Multimédia Desenvolvimento do Produto Trabalho realizado por: Carla Costa Nº49804 Vasco Valdez Nº47201 Nuno Cotta Nº45758

2 Desenvolvimento do Produto 2 Estrutura da apresentação Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades dos clientes Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões

3 Desenvolvimento do Produto 3 Origem da ideia Uma mesa-de-cabeceira pode tornar-se pequena para o número de aparelhos que se usa. Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Origem da ideia

4 Desenvolvimento do Produto 4 Origem da ideia Hoje em dia, devido ao avanço tecnológico, existe cada vez mais a necessidade de alargar o leque de funções disponíveis num produto. Objectivos: Economia de espaço mantendo todos os aparelhos Facilidade de utilização Ser tecnologicamente avançado Design Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Origem da ideia

5 Desenvolvimento do Produto 5 Mission Statement Descrição do Produto Candeeiro multimédia para mesa-de- cabeceira. Objectivos Empresariais Ser mais barato do que a simples conjugação dos produtos independentes. Ser reciclável. Design moderno e inovador. Conquistar 40% do mercado de candeeiros de mesa. Origem da ideia State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Mission Statement

6 Desenvolvimento do Produto 6 Mission Statement Mercado Alvo Primário Consumidor doméstico Secundário Escritórios Proposições e Constrangimentos Plataforma inovadora. Tecnologia multimédia. Compatível com todos os formatos de CD. Compatível com todo o tipo de formatos de áudio. Entidades Intervenientes Clientes e utilizadores. Operações produtivas. Operações de serviços. Distribuidores e Revendedores. Origem da ideia State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Mission Statement

7 Desenvolvimento do Produto 7 State of the art Existem actualmente no mercado produtos que conjugam algumas das funcionalidades do nosso candeeiro. Origem da ideia Mission Statement Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões State of the art

8 Desenvolvimento do Produto 8 Necessidades do cliente Depois de realizados os inquéritos e da análise dos mesmos chegou-se às seguintes necessidades. Capacidade Apelativa Candeeiro com várias funções para economia de espaço. Aparelho portátil. Candeeiro pequeno. Design sofisticado e inovador. Candeeiro barato. Características do candeeiro Intensidade de luz regulável. Candeeiro articulado. Material em torno da lâmpada mau condutor térmico Facilidade em encontrar o interruptor no escuro. Fácil de trocar a lâmpada. Origem da ideia Mission Statement State of the art Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Necessidades do cliente

9 Desenvolvimento do Produto 9 Necessidades do cliente Funções de despertar Som do despertador gradual. Função que permita definir a hora de despertar consoante o dia da semana. Função que proporcione um acordar gradual. Funções multimédia Permite ouvir rádio, CD e MP3. Visor permite visualizar informação no escuro. Sistema que permita o uso de auscultadores. Origem da ideia Mission Statement State of the art Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Necessidades do cliente

10 Desenvolvimento do Produto 10 Necessidades do cliente Outras características/ Funções Função de temporização. Cabo que permite estabilidade do candeeiro. Cabo com comprimento razoável.Indicador de temperatura e humidade.Porta-retratos. Fiabilidade Material da base resistente. Origem da ideia Mission Statement State of the art Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Necessidades do cliente

11 Desenvolvimento do Produto 11 Especificações alvo Estudo dos subprodutos/componentes que compõem o nosso produto. Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Das necessidades dos clientes foram extrapoladas as características principais do nosso produto. Estudo dos produtos já existentes no mercado, semelhantes e potenciais concorrentes. Especificações alvo Identificar soluções que satisfaçam as necessidades

12 Desenvolvimento do Produto 12 Especificações alvo Leitor de CDs Leitura de vários formatos Leitor de MP3 Memória: 2Gb. Porta USB 2.0 Colunas de som estéreoPotência: 5W, Dimensão: Φ50mm Visor LCD 240x240 pixeis, SVGA, dimensão: 2, retro iluminado. Rádio Sintonia: automática e manual, 30 memórias. Despertador Vários tipos de toques, som de despertar gradual, função que permite despertar de 10 em 10 min, programação da hora de despertar consoante dia da semana, Calendário Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Especificações alvo

13 Desenvolvimento do Produto 13 Especificações alvo Suporte articulado encaixa na base, ajustável em altura, comprimento máximo: 40cm Base Geometria: semi-elipsoidal, Dimensão: eixo menor(14cm) eixo maior(19cm), Material resistente. Candeeiro Geometria: semi-elipsoidal, Dimensão: eixo menor(3cm) eixo maior(6cm), Material em torno da lâmpada mau condutor térmico, Geometria facilita o acesso à lâmpada. Lâmpada de halogéneo Intensidade de luz regulável, Potência: 40W. Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Especificações alvo

14 Desenvolvimento do Produto 14 Especificações alvo Botões florescentes. Design inovador. Temporizador que desliga candeeiro e multimédia. Cabo eléctrico retráctil saída estratégica na base, comprimento: 3m. Alimentação energética da rede, bateria de 12V, comutador automático entre alimentações. Entrada/Comutador para auscultadores. Indicador de temperatura e humidade relativa Preço Custo de fabrico: 75, Margem de lucro: 25%. Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Especificações alvo

15 Desenvolvimento do Produto 15 Desenvolveram-se vários conceitos. Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Estudaram-se os produtos possíveis concorrentes existentes no mercado. Analisaram-se as características dos subprodutos que irão compor o produto em termos de características técnicas e dimensões. Geração de conceitos

16 Desenvolvimento do Produto 16 Geração de conceitos Conceito 1: Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Geração de conceitos

17 Desenvolvimento do Produto 17 Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 2: Geração de conceitos

18 Desenvolvimento do Produto 18 Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 3: Geração de conceitos

19 Desenvolvimento do Produto 19 Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 4: Geração de conceitos

20 Desenvolvimento do Produto 20 Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 5: Geração de conceitos

21 Desenvolvimento do Produto 21 Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 6: Geração de conceitos

22 Desenvolvimento do Produto 22 Fez-se uma análise mais quantitativa dos produtos seleccionados e escolheu-se o melhor. Selecção de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Definiram-se os critérios de avaliação a partir das especificações anteriormente definidas. Considerou-se como referência um produto que satisfizesse as principais necessidades dos clientes. Classificaram-se em termos qualitativos os conceitos criados. Escolheram-se os melhores conceitos e conjugaram-se outros que resultaram em produtos melhores. Selecção de conceitos

23 Desenvolvimento do Produto 23 Selecção de conceitos Conceitos Critérios123456Ref. Funcionalidades Funções primárias Facilidade de uso no escuro Sistema de som Portabilidade Design Facilidade de utilização MAIS MENOS IGUAIS RESULTADO CLASSIFICAÇÃ O CONTINUA?SIM NÃO Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Selecção de conceitos

24 Desenvolvimento do Produto 24 Selecção de conceitos Conceito 1: Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Selecção de conceitos

25 Desenvolvimento do Produto 25 Selecção de conceitos Conceito 2+5: Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Selecção de conceitos

26 Desenvolvimento do Produto 26 Selecção de conceitos Conceito 3+5: Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Selecção de conceitos

27 Desenvolvimento do Produto 27 Selecção do conceito Conceitos Critérios PesoPontuação Pont. Ponderada Pontuação Pont. Ponderada Pontuação Pont. Ponderada Funcionalidades 1540,650,755 Funções primárias 2551, Facilidade de uso no escuro 1040,450,540,4 Sistema de som 850,45 5 Portabilidade 1030,340,450,5 Design 2251,15 30,66 Facilidade de utilização 1040,44 4 RESULTADO 4,454,84,11 CLASSIFICAÇÃO 213 CONTINUA? NÃOSIMNÃO Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Selecção de conceitos

28 Desenvolvimento do Produto 28 Selecção do conceito Da análise dos resultados concluiu-se que o produto que mais se aproxima das especificações definidas é o produto 2+5 O design foi um factor decisivo na escolha do conceito. O conceito escolhido é o que satisfaz melhor as necessidades dos futuros consumidores. Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Selecção de conceitos

29 Desenvolvimento do Produto 29 Estudaram-se as diversas formas de arquitectura de produto. Estudou-se o produto em termos de: interface entre os diversos componentes interface com o utilizador design escolhido possível evolução futura da tecnologia ou de design Experimentaram-se teoricamente três soluções possíveis. Arquitectura do produto Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Design Conclusões Arquitectura do produto

30 Desenvolvimento do Produto 30 Arquitectura do produto Elementos físicos ou funcionais - Módulos - Haste Articulada Haste Articulada Lâmpada Transformador Baterias Comutador Interruptor/regulador de intensidade Leitor de CDs Visor LCD Sensor de Temperatura e Humidade Relativa Sensor de Temperatura e Humidade Relativa Coluna s de Som Coluna s de Som Porta USB Placa mãe e Micro- processador Placa mãe e Micro- processador Botões Saída para auscultadores e comutador Leitor de MP3s Rádio Memória Calendário Despertador Suporte da Lâmpada Alimentação energética Sensores Sistema de som Leitores Placa-mãe Software Interface Fluxo de Sinais Fluxo de Forças ou Energia Suporte do candeeiro Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Design Conclusões Arquitectura do produto

31 Desenvolvimento do Produto 31 Design O candeeiro foi elaborado em SolidWorks: Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Design Conclusões Arquitectura do produto

32 Desenvolvimento do Produto 32 Arquitectura do produto Módulos: Sensor Colunas Cabo Leitor CD Placa mãe Visor LCD Leitor MP3 Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Design Conclusões Arquitectura do produto

33 Desenvolvimento do Produto 33 Design Medidas gerais: Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Conclusões Design

34 Desenvolvimento do Produto 34 Conclusões O produto final cumpre com a generalidade das necessidades evidenciadas pelos clientes. Existem uma série de produtos semelhantes mas que não possuem todas as funcionalidades do nosso produto. Possui um design diferente dos produtos existentes no mercado. Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Deverá preencher um nicho de mercado. A arquitectura do produto permite uma fácil evolução em termos tecnológicos e de design. Conclusões

35 Desenvolvimento do Produto 35 Obrigado pela vossa atenção. Trabalho realizado por: Carla Costa Nº49804 Vasco Valdez Nº47201 Nuno Cotta Nº45758


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