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Desenvolvimento do Produto

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento do Produto"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento do Produto
Candeeiro Multimédia Desenvolvimento do Produto Trabalho realizado por: Carla Costa Nº49804 Vasco Valdez Nº47201 Nuno Cotta Nº45758

2 Estrutura da apresentação
Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades dos clientes Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Desenvolvimento do Produto

3 Desenvolvimento do Produto
Origem da ideia Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Uma mesa-de-cabeceira pode tornar-se pequena para o número de aparelhos que se usa. Desenvolvimento do Produto

4 Desenvolvimento do Produto
Origem da ideia Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Hoje em dia, devido ao avanço tecnológico, existe cada vez mais a necessidade de alargar o leque de funções disponíveis num produto. Objectivos: Economia de espaço mantendo todos os aparelhos Facilidade de utilização Ser tecnologicamente avançado Design Desenvolvimento do Produto

5 Desenvolvimento do Produto
Mission Statement Descrição do Produto Candeeiro multimédia para mesa-de-cabeceira. Objectivos Empresariais Ser mais barato do que a simples conjugação dos produtos independentes. Ser reciclável. Design moderno e inovador. Conquistar 40% do mercado de candeeiros de mesa. Origem da ideia State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Mission Statement Desenvolvimento do Produto

6 Desenvolvimento do Produto
Mission Statement Origem da ideia State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Mercado Alvo Primário • Consumidor doméstico Secundário • Escritórios Proposições e Constrangimentos • Plataforma inovadora. • Tecnologia multimédia. • Compatível com todos os formatos de CD. • Compatível com todo o tipo de formatos de áudio. Entidades Intervenientes • Clientes e utilizadores. • Operações produtivas. • Operações de serviços. • Distribuidores e Revendedores. Mission Statement Desenvolvimento do Produto

7 Desenvolvimento do Produto
State of the art Origem da ideia Mission Statement Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Existem actualmente no mercado produtos que conjugam algumas das funcionalidades do nosso candeeiro. State of the art Desenvolvimento do Produto

8 Necessidades do cliente
Depois de realizados os inquéritos e da análise dos mesmos chegou-se às seguintes necessidades. Origem da ideia Mission Statement State of the art Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Capacidade Apelativa • Candeeiro com várias funções para economia de espaço. • Aparelho portátil. • Candeeiro pequeno. • Design sofisticado e inovador. • Candeeiro barato. Características do candeeiro • Intensidade de luz regulável. • Candeeiro articulado. • Material em torno da lâmpada mau condutor térmico • Facilidade em encontrar o interruptor no escuro. • Fácil de trocar a lâmpada. Necessidades do cliente Desenvolvimento do Produto

9 Necessidades do cliente
Origem da ideia Mission Statement State of the art Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Funções de despertar • Som do despertador gradual. • Função que permita definir a hora de despertar consoante o dia da semana. • Função que proporcione um acordar gradual. Funções multimédia • Permite ouvir rádio, CD e MP3. •Visor permite visualizar informação no escuro. •Sistema que permita o uso de auscultadores. Necessidades do cliente Desenvolvimento do Produto

10 Necessidades do cliente
Origem da ideia Mission Statement State of the art Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Outras características/ Funções • Função de temporização. • Cabo que permite estabilidade do candeeiro. • Cabo com comprimento razoável.Indicador de temperatura e humidade.Porta-retratos. Fiabilidade Material da base resistente. Necessidades do cliente Desenvolvimento do Produto

11 Especificações alvo Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Das necessidades dos clientes foram extrapoladas as características principais do nosso produto. Estudo dos produtos já existentes no mercado, semelhantes e potenciais concorrentes. Especificações alvo Identificar soluções que satisfaçam as necessidades Estudo dos subprodutos/componentes que compõem o nosso produto. Desenvolvimento do Produto

12 Desenvolvimento do Produto
Especificações alvo Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Leitor de CD’s ► Leitura de vários formatos Leitor de MP3 ► Memória: 2Gb. Porta USB ► 2.0 Colunas de som estéreo ►Potência: 5W, Dimensão: Φ50mm Visor LCD ► 240x240 pixeis, SVGA, dimensão: 2’’, retro iluminado. Rádio ► Sintonia: automática e manual, 30 memórias. Despertador ► Vários tipos de toques, som de despertar gradual, função que permite despertar de 10 em 10 min, programação da hora de despertar consoante dia da semana, Calendário Especificações alvo Desenvolvimento do Produto

13 Desenvolvimento do Produto
Especificações alvo Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Suporte articulado ► encaixa na base, ajustável em altura, comprimento máximo: 40cm Base ► Geometria: semi-elipsoidal, Dimensão: eixo menor(14cm) eixo maior(19cm), Material resistente. Candeeiro ► Geometria: semi-elipsoidal, Dimensão: eixo menor(3cm) eixo maior(6cm), Material em torno da lâmpada mau condutor térmico, Geometria facilita o acesso à lâmpada. Lâmpada de halogéneo ► Intensidade de luz regulável, Potência: 40W. Especificações alvo Desenvolvimento do Produto

14 Desenvolvimento do Produto
Especificações alvo Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Botões florescentes. Design inovador. Temporizador que desliga candeeiro e multimédia. Cabo eléctrico retráctil ► saída estratégica na base, comprimento: 3m. Alimentação energética ► da rede, bateria de 12V, comutador automático entre alimentações. Entrada/Comutador para auscultadores. Indicador de temperatura e humidade relativa Preço ► Custo de fabrico: 75€, Margem de lucro: 25%. Especificações alvo Desenvolvimento do Produto

15 Desenvolvimento do Produto
Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Estudaram-se os produtos possíveis concorrentes existentes no mercado. Analisaram-se as características dos subprodutos que irão compor o produto em termos de características técnicas e dimensões. Geração de conceitos Desenvolveram-se vários conceitos. Desenvolvimento do Produto

16 Desenvolvimento do Produto
Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 1: Geração de conceitos Desenvolvimento do Produto

17 Desenvolvimento do Produto
Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 2: Geração de conceitos Desenvolvimento do Produto

18 Desenvolvimento do Produto
Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 3: Geração de conceitos Desenvolvimento do Produto

19 Desenvolvimento do Produto
Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 4: Geração de conceitos Desenvolvimento do Produto

20 Desenvolvimento do Produto
Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 5: Geração de conceitos Desenvolvimento do Produto

21 Desenvolvimento do Produto
Geração de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 6: Geração de conceitos Desenvolvimento do Produto

22 Desenvolvimento do Produto
Selecção de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Definiram-se os critérios de avaliação a partir das especificações anteriormente definidas. Considerou-se como referência um produto que satisfizesse as principais necessidades dos clientes. Classificaram-se em termos qualitativos os conceitos criados. Selecção de conceitos Escolheram-se os melhores conceitos e conjugaram-se outros que resultaram em produtos melhores. Fez-se uma análise mais quantitativa dos produtos seleccionados e escolheu-se o melhor. Desenvolvimento do Produto

23 Desenvolvimento do Produto
Selecção de conceitos Conceitos Critérios 1 2 3 4 5 6 Ref. Funcionalidades + - Funções primárias Facilidade de uso no escuro Sistema de som Portabilidade Design Facilidade de utilização MAIS MENOS IGUAIS RESULTADO -5 -1 CLASSIFICAÇÃO CONTINUA? SIM NÃO Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Selecção de conceitos Desenvolvimento do Produto

24 Desenvolvimento do Produto
Selecção de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 1: Selecção de conceitos Desenvolvimento do Produto

25 Desenvolvimento do Produto
Selecção de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 2+5: Selecção de conceitos Desenvolvimento do Produto

26 Desenvolvimento do Produto
Selecção de conceitos Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceito 3+5: Selecção de conceitos Desenvolvimento do Produto

27 Facilidade de uso no escuro Facilidade de utilização
Selecção do conceito Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Conceitos 1 2+5 3+5 Critérios Peso Pontuação Pont. Ponderada Funcionalidades 15 4 0,6 5 0,75 Funções primárias 25 1,25 Facilidade de uso no escuro 10 0,4 0,5 Sistema de som 8 Portabilidade 3 0,3 Design 22 1,1 0,66 Facilidade de utilização RESULTADO 4,45 4,8 4,11 CLASSIFICAÇÃO 2 CONTINUA? NÃO SIM Selecção de conceitos Desenvolvimento do Produto

28 Desenvolvimento do Produto
Selecção do conceito Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Arquitectura do produto Design Conclusões Da análise dos resultados concluiu-se que o produto que mais se aproxima das especificações definidas é o produto 2+5 Selecção de conceitos O design foi um factor decisivo na escolha do conceito. O conceito escolhido é o que satisfaz melhor as necessidades dos futuros consumidores. Desenvolvimento do Produto

29 Arquitectura do produto
Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Design Conclusões Estudaram-se as diversas formas de arquitectura de produto. Estudou-se o produto em termos de: interface entre os diversos componentes interface com o utilizador design escolhido possível evolução futura da tecnologia ou de design Experimentaram-se teoricamente três soluções possíveis. Arquitectura do produto Desenvolvimento do Produto

30 Arquitectura do produto
Elementos físicos ou funcionais - Módulos - Haste Articulada Lâmpada Transformador Baterias Comutador Interruptor/regulador de intensidade Leitor de CD’s Visor LCD Sensor de Temperatura e Humidade Relativa Colunas de Som Porta USB Placa mãe e Micro- processador Botões Saída para auscultadores e comutador Leitor de MP3’s Rádio Memória Calendário Despertador Suporte da Lâmpada Alimentação energética Sensores Sistema de som Leitores Placa-mãe Software Interface Fluxo de Sinais Fluxo de Forças ou Energia Suporte do candeeiro Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Design Conclusões Arquitectura do produto Desenvolvimento do Produto

31 Desenvolvimento do Produto
Design Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Design Conclusões O candeeiro foi elaborado em SolidWorks: Arquitectura do produto Desenvolvimento do Produto

32 Arquitectura do produto
Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Design Conclusões Módulos: Sensor Leitor MP3 Arquitectura do produto Colunas Placa mãe Cabo Leitor CD Visor LCD Desenvolvimento do Produto

33 Desenvolvimento do Produto
Design Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Conclusões Medidas gerais: Design Desenvolvimento do Produto

34 Desenvolvimento do Produto
Conclusões Origem da ideia Mission Statement State of the art Necessidades do cliente Especificações alvo Geração de conceitos Selecção de conceitos Arquitectura do produto Design Existem uma série de produtos semelhantes mas que não possuem todas as funcionalidades do nosso produto. O produto final cumpre com a generalidade das necessidades evidenciadas pelos clientes. Possui um design diferente dos produtos existentes no mercado. Deverá preencher um nicho de mercado. A arquitectura do produto permite uma fácil evolução em termos tecnológicos e de design. Conclusões Desenvolvimento do Produto

35 Obrigado pela vossa atenção.
Trabalho realizado por: Carla Costa Nº49804 Vasco Valdez Nº47201 Nuno Cotta Nº45758 Desenvolvimento do Produto


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