A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HOMOSSEXUALISMO: Qual a posição da igreja?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HOMOSSEXUALISMO: Qual a posição da igreja?"— Transcrição da apresentação:

1 HOMOSSEXUALISMO: Qual a posição da igreja?
“Escolhi o caminho da fidelidade e me decidi pelos Teus juízos”. Sl 119: 30

2 FAMÍLIA: Projeto de Deus
1- Família – nasceu no coração de Deus Família – bênção de Deus Gênesis 1: 26 a 31 Versículo 27 – Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou

3 Gênesis 2: 18 a 20 “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”

4 2- Casamento: Surge de uma aliança
Gênesis 2: 24 – “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une, à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”

5 Qual a posição bíblica ? Princípios de Deus
1- Casamento é heterossexual: um homem e uma mulher. Gênesis 1:27 2- Casamento é monogâmico: Adão + Eva. Gênesis 2: 21 e 22 3- Casamento é monossomático: formando os dois uma só carne. Mateus 19: 4 a 6 - I Coríntios 7: 3 a 5

6 Qual a posição bíblica ? A Bíblia condena o homossexualismo no Antigo Testamento e no Novo Testamento também A Bíblia sempre quando se relaciona o homossexualismo o faz de maneira negativa, como algo errado, que é pecado

7 REFLEXÃO: O preconceito gera atitudes hostis e violentas contra aqueles que são discriminados e perseguidos. A Constituição Federal condena qualquer tipo de preconceito. Inclusive se constitui crime. Por isso, atitudes que denigrem a imagem, excluem as pessoas gays e despertam ódio contra elas, são atitudes cristãs corretas?

8 Respeito aos direitos e liberdades
O respeito a cada ser humano mulher, criança, idoso, negro, deficiente foi por demais importante na sociedade, trazendo solidariedade, e convivência digna para todo ser humano.

9 REFLEXÃO: Como conviver na sociedade sem medo dos homossexuais e do homossexualismo? Como conviver sem utilizar atitudes de homofobia?

10 O QUE É? HOMOSSEXUALISMO é atração erótica por pessoas do mesmo sexo
HOMOFOBIA – é medo dos homossexuais e do homossexualismo Comportamento Homossexual (aquele que tem envolvimento sexual com outro indivíduo do mesmo sexo) Tendência Homossexual (aquele que sente atração sexual por indivíduos do mesmo sexo)

11 Causas do Homossexualismo
TEORIAS BIOLÓGICAS Acreditam que fatores hormonais congênitos podem influir, posteriormente, na orientação sexual.

12 TEORIAS PSICANALÍTICAS
Acreditam que os comportamentos homossexuais são determinados pelo desenvolvimento psicológico do indivíduo. Homossexuais Masculinos - pai é fraco, passivo e ineficaz, enquanto a mãe é dominadora Homossexuais Femininos – mãe fraca e pai age como alguém que hostiliza e rejeita

13 Teoria de Elizabeth R. Moberly
A pesquisa considera que não resulta de um relacionamento problemático com o progenitor do sexo oposto, mas sim de um defeito nas relações com o progenitor do mesmo sexo. Acreditam que se esse relacionamento não existe, ou é interrompido, o indivíduo inconscientemente tenta resgatar essa relação.

14 FATORES PSICOSSOCIAIS
Acreditam que a orientação e o comportamento sexual recebem a influência da criação, que é o impacto que a família e o ambiente social exercem sobre o indivíduo.

15 Outros relacionamentos familiares
Acreditam que diversos relacionamentos familiares podem influenciar na ocorrência do homossexualismo

16 Outros relacionamentos familiares
Ex: vítimas de abusos sexuais, pais que desejavam uma filha ou queriam um menino, menino que vive cercado de mulheres e tem pouco contato com homens adultos, etc.

17 Medo do sexo oposto Acreditam que pode surgir:
1- Pela falta de contato frequente com pessoas do sexo oposto 2- Pela rejeição por parte de pessoas do sexo oposto 3- Por experiências traumáticas e embaraçosas com alguém do sexo oposto.

18 REFLEXÃO CUIDADO: “Quando o contato heterossexual é proibido, o homossexualismo se torna uma alternativa menos perigosa”

19 “Houve uma época que a homossexualidade era considerada como doença, depois foi considerada como escolha e hoje, na sociedade , é considerada uma orientação”. Heterossexual, Homossexual, Bissexual, Pansexual, Travestismo, transssexual e assexual.

20 Escolha intencional do homossexualismo ?
Os estudiosos e os homossexuais não aceitam que surge por escolha voluntária. Acreditam que a atração resulta de uma escolha involuntária. “Porém muitos estudos apontam que na Europa e nos EUA eles tendem a aceitar que é mais por uma decisão, por livre escolha”.

21 O perigo do gênero neutro:
Os pais, independentemente do sexo biológico de seu filho, educam ele, sem referência que favoreça, ou incentive seu sexo biológico. “Seu sexo e o papel masculino ou feminino estarão sendo descartados. Sendo assim um menino pode usar roupas de menina, e vice-versa, pois são uma coisa só, iguais”.

22 Qual a posição bíblica ? Os preceitos bíblicos são claros e os valores cristãos estabelecem ensinamentos na criação dos filhos: os pais são investidos da sua função e educam seus filhos nos caminhos do Senhor, de acordo com seu sexo biológico e os preparam para a vida em família, que é o ideal de Deus para o ser humano.

23 Algumas sugestões práticas:
“Ter consciência que soluções instantâneas normalmente não acontecem; O conselheiro espiritual deve dar esperança e o aconselhando deve saber que terá luta; A igreja deve colocar a questão de forma clara dentro da Bíblia e é extremamente fundamental demonstrar amor; É primordial receber o afeto de pessoas do mesmo sexo, como afeto normal; E, finalmente, a igreja não pode parar, deve oferecer ajuda para aqueles que querem mudança de vida; as igrejas devem ser um lugar de refúgio”.

24 Orientações de como lidar com homossexuais nas igrejas:
1- “Veja a pessoa e não um homossexual; 2- Apresente o Salvador e não um código de ética: Deus quer redimir a pessoa inteira e não apenas a sua sexualidade; 3- Ofereça Jesus Cristo como Senhor e Salvador;

25 4- Ame esta pessoa além das palavras. Estimule a auto-imagem positiva;
5- Não tenha medo de abraçar e de segurar as mãos na oração; 6- Compartilhe as suas lutas e tentações. Compartilhe testemunhos;

26 7- Aceite a pessoa e não o pecado, apresente o evangelho inteiro,
ore e medite na Bíblia; 8- Não faça do homossexualismo o alvo de seu relacionamento, evite piadas;

27 9- Fale que é possível ter amigos íntimos de ambos os sexos, sem que haja envolvimento sexual; sugira um conselheiro do mesmo sexo; 10- A igreja deve ter atitude de apoio e compreensão”.

28 Considerações finais:
A Igreja precisa propor em seu programa educacional atividades que colaborem com os pais ensinando-lhes e orientando-lhes sobre a educação sexual das crianças e adolescentes. Além de promover estudos com a juventude.

29 No lar o objetivo deve ser criar filhos como discípulos de Jesus Cristo. Os pais devem ser exemplo para que os meninos assumam a masculinidade e as meninas assumam a feminilidade.

30 Na sociedade precisamos demonstrar o amor as pessoas e respeitá-las
Na sociedade precisamos demonstrar o amor as pessoas e respeitá-las. Nossa missão é de falar do grande amor de Deus por todos os pecadores para que se arrependam e busquem a santificação. O evangelismo relacional fará grande diferença.

31 “Escolhi o caminho da fidelidade e me decidi pelos Teus juízos”
“Escolhi o caminho da fidelidade e me decidi pelos Teus juízos”. Sl 119: 30

32 Deus abençoe o futuro da FAMÍLIA.

33 Bibliografia - Bíblia da Família. Estudos de Jaime e Judith Kemp Sociedade Bíblica do Brasil Homossexualismo – Guia de orientação aos pais para a formação da criança. Editora Shedd Publicações- Joseph Nicolosi e Linda Ames Nicolosi Aconselhamento cristão. Sexo e questões interpessoais - Homossexualismo. Autor: Gary R. Collins. Editora Vida Nova. Homossexualismo: Pensamento atual e diretrizes bíblicas – Eduardo T. Welch Coletâneas de Aconselhamento Bíblico vol. 1 Homossexualismo, abordagem cristã. Editora Eirene do Brasil - Esly Regina Carvalho. - Como criar filhos masculinos e filhas femininas. Pr. Davi Merkh

34 UFMBB MCA Revista Visão Missionária
Pesquisa: Produção:


Carregar ppt "HOMOSSEXUALISMO: Qual a posição da igreja?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google