A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁREA DE ESPECIALIDADE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁREA DE ESPECIALIDADE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ÁREA DE ESPECIALIDADE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DE ÉVORA MESTRADO EM EDUCAÇÃO ÁREA DE ESPECIALIDADE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

2 MODELOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DOCENTE: Dr. Jorge Bonito

3 COMPONENTES DO GRUPO: David J. B. Castro Dulcilene Pereira Vale
Edna Raimunda M. de Moraes Rodrigues Izabel Lucia dos Santos Oliveira Jaqueline de Sousa

4 MODELO DE AVALIAÇÃO SEGUNDO LEE J. CRONBACH
Sobre o autor nasceu em 22 de abril de 1916 Professor Emérito da Educação da Universidade de Stanford morreu de insuficiência cardíaca congestiva em Palo Alto, na sua casa em 1 de Outubro de 2001. Lee fez contribuições importantes nas áreas da psicologia educacional, testes psicológicos, avaliação de programa e em toda uma carreira que calibram mais de cinco décadas.

5 AS IDÉIAS DE CRONBACH Estudioso da área da avaliação de programas de Ciências Sociais. Suas explorações resultaram em uma obra intitulada “Desingning Evaluations of Educational and Social Programa”,que discorre sobre a planificação da avaliação educacional, discutindo os prós e os contra de alguma concepção do planificação que será utilizada.

6 Planificar uma investigação avaliativa é uma arte, por que cada plano deve ser decidido de acordo com a situação de cada empresa. A planificação acaba sendo um problema de como repartir os recursos investigativos, baseados em seleção das questões, mas adequadas e guiadas mediante considerações práticas e políticas. Há conflito de idéias entre os adeptos do método cientifico e os do método naturalista holístico. Para Cronbach o trabalho avaliativo tem aque convergir com um programa de estudo, que deve aplicar uma mescla de estilo.

7 A base dos estudos: destaca a necessidade de uma consciência política, de uma mentalidade aberta e de uma boa comunicação estabelecida pelo operador e as etapas da planificação e operacionalização da investigação. Elementos que formam parte de uma planificação avaliativa: unidade, tratamento e operações de observação.

8 Descrição dos problemas do modelo avaliativo
Um plano provisório e flexível: avaliação concebida para cumprir uma função política e planejamento flexível nos propósitos e resultados. A avaliação útil: baseado em certas concepções de avaliação, o planejamento deve promover o beneficio social. Enfoques avaliativos: científicos e naturalistas holísticos

9 CONCEITOS SEGUNDO CRONBACH
Os conceitos abstratos são unidades, tratamentos e operações de observações. Unidade (u): qualquer indivíduo ou classe. Tratamentos (t): uma unidade exposta à realização de um tratamento concreto, por exemplo, um professor seleciona e organiza conteúdo, e os aplica de um modo que pode ser claro ou confuso, assim a execução de algo pode variar ainda que esteja sujeita a um tratamento regularizado.

10 Operações de observação (o): o avaliador obtém dados antes, durante e/ou depois do tratamento e utiliza um certo tratamento e utiliza um certo número de testes o envia a classe para que recorra algum tipo de impressões. “As operações de observações incluem testes entrevistas, visita as classes no caso das escolas, gravação de diálogos e procedimentos para codificar as observações e a utilização dos dados arquivados”.

11 Cronbach afirma que quando se submete a prova uma série de materiais didáticos, uma descrição completa de t real deve incluir, por exemplo, o ritmo que os professores desenvolvem seu trabalho, os exercícios propostos, as recompensas aos estudantes Quando se seleciona as unidades, resulta inevitavelmente se ter incluído as características do marco local. Cita como exemplo se se for estudar os professores, se deverá fazer segundo o contexto social e não como indivíduos isolados

12 UTO: Especifica a classe de combinações unidade-tratamento-operações que o investigador pretende descrever segundo a base de uto. Cronbach as define UTO como “universo das observações admissíveis”  uto se refere a um estudo concreto  UTOS: o caminho da aplicação.  UTOS representa um marco de ação (setting)

13 MODELO DE AVALIAÇÃO SEGUNDO LEE J. CRONBACH
Etapas modelo de avaliação segundo Crobanch Etapas previstas: -Estabelecimento de prioridades a partir das informações adquiridas por um texto -seguir, acompanhando as informações contidas no texto - aquisição das informações e elaboração de esquemas -cumprimento daquilo que fora solicitado pelo texto

14 Para Cronbach, o acompanhamento das informações contidas no texto, (re)constrói as idéias já contidas nesse texto, porém, as mesmas são contextualizadas com o auxílio da visão (concepção) que cada um promove durante a interpre tação do texto. Tal compreensão é estimulada pelas anotações que o sujeito faz, a fim de memorizar as informações coletadas. Com isso, todas as informações catalogadas influenciam na tomada de decisão dos sujeitos envolvidos. Portanto, todas as etapas supracitadas, são aspectos pertinentes que agem como facilitadores na compreensão do texto: linguagem adequada ao contexto e ao público, incentivando a troca de informações do texto com os pontos de vista.

15 MODELO DE AVALIAÇÃO SEGUNDO LEE J. CROBANCH
Aplicação de Modelos práticos FLEXIBILIDADE NAS DECISÕES Combinação de cálculos experimentais e controle com estudos individuais; Utilização de método naturalistas Avaliação clara de um fenômeno contribui para compreensão de um problema e na estrutura de futuros programas


Carregar ppt "ÁREA DE ESPECIALIDADE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google