A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Welcome to I-TECH HIV/AIDS Clinical Seminar Series 2 Novembro de 2010 Envolvimento da comunidade na resposta ao HIV Alvaro Bermejo e Gitau Mburu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Welcome to I-TECH HIV/AIDS Clinical Seminar Series 2 Novembro de 2010 Envolvimento da comunidade na resposta ao HIV Alvaro Bermejo e Gitau Mburu."— Transcrição da apresentação:

1 Welcome to I-TECH HIV/AIDS Clinical Seminar Series 2 Novembro de 2010 Envolvimento da comunidade na resposta ao HIV Alvaro Bermejo e Gitau Mburu

2 Linhas gerais Breve introdução à Aliança Internacional para HIV Definir a ‘comunidade’ Porquê envolver à comunidade na resposta ao HIV? Exemplos de enfoques diferentes de trabalho com a comunidade para responder ao HIV Pontos chaves de aprendizagem Conclusões

3 Introdução da “Aliança” Estabelecida em 1933 como aliança global de organizações nacionais para apoiar acções da comunidade para a SIDA em paises em desenvolvimento. Modelo: a Aliança trabalha através de organizações intermediárias, principalmente baseadas na comunidade e organizações da sociedade civil..Presença em 36 paises de Africa, Asia e Europa do Este, Caribe e America Latina.

4 O Modelo da Aliança

5 Definir a Comunidade Quem é a comunidade? Como é que as normas da comunidade influenciam os resultados da prevenção, adesão e cuidados? Como pode você envolver a comunidade nos seus programas? Como se relacionam os sistemas da comunidade com o sistema de saúde formal?

6 Definir a Comunidade A comunidade como provedores de serviços, afectados, marginalizados e populações em mais alto risco ou próximo. Necessidade de ter como alvo as populações que influênciam a epidemia para um controlo efectivo, populações em mais alto risco para reduzir a incidência, e os mais afectados para reduzir o impacto sócio-económico e de saúde.

7 Determinantes de saúde Sociedade e contexto Familia Paciente Comunidade

8 ? Porque envolver à comunidade?  Nesta secção, vamos explorar duas perguntas: Quais são os beneficios de envolver à comunidade na prevenção, atenção e tratamento de HIV? Quais são os diferentes enfoques que um clínico ou programa de HIV pode usar para envolver mais amplamente a comunidade em cenários diferentes?

9 ? Porquê envolver à comunidade?  Nos programas de HIV em quatro paises de ASS: Os pacientes expostos a serviços de apoio baseados na comunidade tiveram melhor resposta inmunológica; Eles também tiveram niveis de aderência mais altos, atribuidos primeramente a exposição a serviços de apoio domiciliário; Os pacientes que recebem atenção domiciliaria com ou sem apoio nutricional mostram melhoria de indicadores de qualidade de vida relacionados com saúde seleccionados. Kibore et al, AIDS Patient Care STDS. 2010 Sep;24(9):581-94

10 ? Porquê envolver a comunidade? Em geral, atenção domiciliaria ou baseada na comunidade leva a mortalidade reduzida, adesão maior e resultados sociais melhorados; O envolvimento da comunidade tem também benefícios similiares em outros programas além do HIV; A maioria vinculados com parcerias e caminhos de referência. Wringe, Cataldo et al., Health Policy Plan. 2010 Sep;25(5):352-62.

11 ? Porquê envolver a comunidade?  Outras vantagems da resposta comunitaria: Permite ajustar para o contexto do país(IDU, HIV, alfabetismo, normas socio- culturais e de género) Permite rápida expansão de activistas de HIV; e informa das causas específicas de estigma a nivel da comunidade; Ultrapassa algumas limitações orçamentais – aproveita recursos comunitários.

12 Enfoques para envolvimento comunitario  Redes de pessoas que vivem com HIV: Apoio a adesão: A Aliança está a trabalhar com uma rede de pessoas que vivem com HIV/SIDA em Uganda para promover a adesão e implementar a atenção domiciliária; Grupos de auto apoio entre PVHIV. Invariávelmente envolve mobilização comunitária. Que redes existem onde você está?

13 Enfoques para envolvimento comunitario

14  Trabalhar com organizações de pessoas marginalizadas: A Aliança trabalha com organizações como transgénero em América do Sul; Defesa e acção contra as barreiras estructurais para acceder a prevenção, atenção e apoio para HIV Que populações marginalizadas existem nas suas regiões?

15 Enfoques para envolvimento comunitário  A comunidade como um co-proveedor de atenção de saúde: TARV: Educador pares, conselheiro de adesão, conselheiro PTV, apoio ao tratamento. Centros/abrigos de atenção baseados na comunidade Atenção domiciliária apoiada por trabalhadores baseados na comunidade TB: provisão e apoio de DOT incl. Avaliação nutricional

16 Enfoques para envolvimento comunitario

17  Activismo Baseado na Comunidade: A Alliança trabalha com Plataformas nacionais de Parceiros a nivel nacional para comprometer politicas que asseguram o accesso equitativo a atenção de prevenção e tratamento; A prioridade pode ser a nivel de distrito, provincial ou nacional com vinculos claros com a comunidade Habilidade para combater o estigma contra HIV/TB e outros temas de saúde a nivel local

18 Lições aprendidas Informar : Prover a comunidade de informação e ferramentas para capacitar-lhes a participar na resposta ao HIV Investir: Melhorar a resposta comunitária pode requerer alguns recursos. ex. Formar educadores pares ou PROCURA TB, apoio maior GF para CBOs maiores. Envolver: Envolver a comunidade para adaptar as mensagems para HIV/TB/ITS comas quais se possa identificar. Parcerias e caminhos de referência são chaves.

19 Conclusões O termo comunidade é heterogéneo. Envolvimento da comunidade é chave para combater o estigma, melhorar a adesão ao medicamento, reduzir a mortalidade fazer activismo para mitigar as barreiras estruturais na prevenção e atenção de HIV / TB. As respostas comunitarias devem ser contextuadas para óptima efectividade.

20 Outras leituras e recursos chave Serviços de apoio baseados na comunidade  Kabore I et al: The effect of community-based support services on clinical efficacy and health-related quality of life in HIV/AIDS patients in resource-limited settings in sub- Saharan Africa. AIDS Patient Care STDS. 2010 Sep;24(9):581-94.  Young T and Busgeeth K Home-based care for reducing morbidity and mortality in people infected with HIV/AIDS Cochrane Database Syst Rev. 2010 Jan 20;(1):CD005417. Reforço dos sistemas comunitarios  http://www.theglobalfund.org/documents/rounds/8/R8CSS_Factsheet_en.pdf http://www.theglobalfund.org/documents/rounds/8/R8CSS_Factsheet_en.pdf Guias da Aliança  www.aidsalliance.org/TechnicalThemedetails.aspx?Id=18 www.aidsalliance.org/TechnicalThemedetails.aspx?Id=18  http://www.aidsalliance.org/includes/Publication/Tools_Together_Now_2009.pdf http://www.aidsalliance.org/includes/Publication/Tools_Together_Now_2009.pdf  http://www.aidsalliance.org/includes/Publication/All_Together_Now_2009.pdf http://www.aidsalliance.org/includes/Publication/All_Together_Now_2009.pdf

21 Thank you! Listserv: itechdistlearning@uw.eduitechdistlearning@uw.edu Email: DLinfo@uw.edu

22 Welcome to I-TECH HIV/AIDS Clinical Seminar Series Proxima sessao: Quinta Feira, Novembro 4 HIV Dermatology Office Hours Dr. Roy Colven


Carregar ppt "Welcome to I-TECH HIV/AIDS Clinical Seminar Series 2 Novembro de 2010 Envolvimento da comunidade na resposta ao HIV Alvaro Bermejo e Gitau Mburu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google