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Os sistemas de distribuição não eram planeados Os fabricantes produziam, os retalhistas compravam lotes e vendiam unidades e, de alguma forma, os produtos.

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2 Os sistemas de distribuição não eram planeados Os fabricantes produziam, os retalhistas compravam lotes e vendiam unidades e, de alguma forma, os produtos chegavam ao consumidor final A distribuição era representada pelas frotas dos produtores; não existia uma relação entre as diferentes funções da distribuição Anos 50 a inícios dos anos 60

3 O conceito da distribuição física é importado dos EUA, constituindo-se gradualmente como uma área que necessita de cuidados de gestão (conjunto de actividades relacionadas) Inicialmente os produtores são os primeiros a reconhecer os benefícios da distribuição e fazem o seu desenvolvimento para assegurar o fluxo dos seus produtos até aos canais de fornecimento Anos 60 a inícios dos anos 70

4 Desenvolvimento do conceito de distribuição com o reconhecimento da distribuição como área funcional da empresa produtora Mudanças ao nível da estrutura e controlo da cadeia de distribuição - Redefinição dos papeis dos produtores, fornecedores e distribuidores - Preocupação com o elemento armazenamento Declínio do poder dos produtores e fornecedores As maiores redes de retalhistas desenvolvem estruturas de distribuição, baseadas no conceito de depósitos regionais ou locais para fornecimento das suas lojas Anos 70

5 Aumento dos custos da distribuição (contribuiu para a profissionalização da distribuição) Aumento do planeamento de novas formas para minimização dos custos Surgimento da distribuição centralizada, reduções drásticas de stocks e forte uso de computadores para melhoria da informação e controlo Assiste-se a um aumento de empresas que prestam serviço de distribuição - distribuidoras -, o conceito e a necessidade de logística integrada é reconhecido pela maioria dos parceiros da cadeia de distribuição Anos 80

6 Reforço da importância das novas tecnologias de informação Aumento das pressões para a racionalização de meios utilizados na distribuição Aparecimento cada vez maior de distribuidores independentes Globalização e internacionalização da distribuição Crescente importância dos acordos e disposições internacionais Anos 90

7 Sistema que assegura o transporte de bens acabados, do produtor até ao consumidor final, ou o mais próximo possível deste In Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition)

8 Transformações -Tratamento, acondicionamento e embalagem Transporte - Tipo de transporte - Tipo de operação de entrega - Planeamento de rotas Inventário - O que armazenar - Onde armazenar - Quanto armazenar

9 Europa * - Transporte 45% - Inventário 23% - Transformações 22% - Administração 10% Estados Unidos * -Transporte 41% - Inventário 23% - Transformações 21% - Administração 15% * Estudo realizado por Herbert W Davis & Company (2005)

10 Analise do peso da logística no preço final do produto In Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition)

11 Impacto da distribuição na economia - Cerca de 30% da população activa no Reino Unido está associada à distribuição e logística * - Estima-se que as actividades de distribuição e logística representam entre 10 e 15% do P.I.B. das maiores economias da América do Norte, Europa, Ásia e Pacifico * * In Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition)

12 E se não existisse Distribuição? O conceito de prateleira deixava de existir Produtores perto dos consumidores Transporte mais utilizado seria bicicleta PARAVA TUDO!!!

13 Produtores ConsumidoresConsumidores DISTRIBUIDORES Retalhistas Fornecedores Distribuição situa-se entre o produtor e o consumidor

14 Assegura a intermediação entre produtores e consumidores Estruturas e meios para atingir o consumidor Adequação desses meios para o espaço e tempo solicitados por uma determinada gama de produtos Visão da Distribuição PRODUTORES Essencialmente o retalho e o comércio Escolha influenciada pela variedade, qualidade e preço dos produtos/serviços e pela proximidade de pontos de venda CONSUMIDORES Visão da Distribuição Distribuidores

15 Melhorar continuamente o serviço prestado, potenciando o negócio dos clientes Prosperar no negócio de forma a obter o rendimento necessário ao desenvolvimento da empresa e dos seus colaboradores Optimizar a relação cliente - fornecedor a fim de minimizar as reclamações

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17 Acordo comercial estabelecido para criar um fluxo de produtos entre o ponto de produção e o ponto de venda São compostos por cadeias de instituições ou organizações que estão envolvidas em várias actividades: Compra Transporte Armazenamento Classificação e/ou ordenação Canais através dos quais a empresa disponibiliza os seus produtos aos clientes

18 Venda - Os canais de distribuição permitem à empresa vender o produto Disponibilização - Os canais de distribuição permitem fazer a entrega física do produto, ou a prestação do serviço ao cliente Serviços de assistência a clientes - Os canais de distribuição permitem prestar serviços pós venda

19 Informação Promoção do produto ao cliente/distribuidor Repartição dos riscos - Lançamento de novos produtos

20 Produtor Produz grande quantidade de um produto e/ou serviço Produz uma gama reduzida de produtos e/ou serviços Fornece um conjunto de clientes reduzido Possui uma capacidade de resposta à mudança média a reduzida

21 Distribuidor Possui grande mobilidade na escolha e oferta de serviços Facilidade na variação da quantidade de produtos e serviços adquiridos/oferecidos Manipula múltiplos produtos e serviços concorrentes

22 Consumidor Adquire: - pequenas quantidades de produtos e serviços - grande variedade de produtos e serviços - com elevada frequência

23 Produtor 1 Produtor 2 Produtor 3 Produtor 1 Produtor 2 Produtor 3 Cliente 1 Cliente 2 Cliente 3 Cliente 1 Cliente 2 Cliente 3 Distribuidor(es)

24 Produtor Consumidor Produtor Consumidor Produtor Consumidor Encomenda directa Loja própria Um nível de intermediação Nenhum nível de intermediação

25 Produtor Consumidor Retalhista Produtor Consumidor Grossista Retalhista Produtor Consumidor Grossista Um nível de intermediação Dois nível de intermediação

26 Produtor Consumidor Retalhista Produtor Consumidor Grossista Retalhista Produtor Consumidor Grossista Dois nível de intermediação Três nível de intermediação Agente

27 Vantagens Menores custos em: Mão de obra Edifícios e armazéns Equipamento Redução de stocks Maior eficiência e fiabilidade Menor tempo de entrega Maior dispersão de produtos Redução do risco Desvantagens Menor controlo Pior retorno de informação sobre produtos Afastamento dos clientes

28 Produtor Consumidor Canal de distribuição

29 Sistema push - Decisões de reabastecimento de produtos dos centros de distribuição feitas no local de produção - Vantagem: - Maior facilidade em minimizar stocks - Desvantagem: - Falta de flexibilidade na resposta às encomendas dos consumidores locais

30 Sistema pull - Decisões para reabastecimento de produto são feitas pelos centros de distribuição - Vantagem - Maior capacidade na resposta às encomendas esporádicas - Desvantagem - Falta de comunicação entre centros de distribuição e produtores - Poderá causar excesso de stocks nos produtores

31 Para se poder fazer uma selecção do tipo de canal de distribuição é necessário: 1. Analisar as necessidades dos clientes a satisfazer 2. Definir os objectivos dos canais de distribuição 3. Identificação de canais de distribuição alternativos 4. Avaliação da estratégia a seguir

32 A empresa deve analisar o nível de serviço que deseja oferecer: -Dimensão de lotes vendidos -Prazos de entrega -Disponibilidade geográfica -Variedade de produtos -Nível de serviços associados (assistência, garantia…)

33 Ter em conta o nível de serviço desejado para os diferentes tipos de clientes Flexibilidade Rapidez Redução dos custos

34 As diferentes alternativas de distribuição podem ser caracterizadas a três níveis: -Tipos de intermediários -Número de intermediários -Condições dos intermediários

35 Tipos de intermediários: Comerciantes -Intermediários que compram os produtos para os revender (Ex: grossistas e retalhistas) Agentes -Intermediários que promovem e vendem os produtos, mas não os compram (Ex: mediadores imobiliários) Facilitadores - Empresas que apoiam a distribuição dos produtos, mas não promovem a sua venda (Ex: empresas de transporte ou de armazenamento)

36 Número de intermediários: Distribuição exclusiva -O produtor faz um contrato de exclusividade com um distribuidor, procurando assim obter uma maior dedicação por parte deste, e uma maior informação sobre a distribuição Distribuição selectiva - O produtor comercializa os seus produtos através de um conjunto seleccionado de distribuidores ou agentes autorizados Distribuição intensiva - O produtor procura colocar os seus produtos no maior número possível de distribuidores. Esta estratégia faz com que o produtor tenha menos informação sob a forma como o seu produto é comercializado

37 Os diferentes canais de distribuição apresentam diferentes custos para a empresa É importante avaliar o valor acrescentado que trazem à oferta e o controlo que a empresa tem sobre eles Força de vendas Parceiros Distribuidores Lojas retalhistas Telemarketing Internet + - Canais de venda directa Canais indirectos Canais de marketing directo Custo por transacção

38 Algoritmo de Distribuição

39 Veículos - com capacidades conhecidas Clientes - com necessidades e localizações conhecidas Depósito - origem Formulação do problema Cada veículo: Parte do depósito Serve um conjunto de clientes (entrega/recolha de produtos) Retorna ao depósito Dois níveis de decisão: 1.Que clientes servir por cada veículo? - definição da área de influência de cada veículo (conjunto ou cluster de clientes) 2.Que rota deve cada veículo utilizar?

40 Satisfazer necessidades dos clientes Respeitar capacidade dos veículos Tempo (ou distância) máximo por circuito completo de cada veículo Horário de funcionamento dos clientes Tipo(s) de veículos que os clientes podem receber Incompatibilidades veículo-produto e/ou produto-produto Recolhas (vasilhame, paletes, sobras, etc.) Restrições

41 Minimizar custos e distâncias: Veículos e condutores Penalidades pela não satisfação de encomendas de clientes nos prazos especificados Rotas utilizadas, função das distâncias percorridas (combustível, pneus, manutenção, etc.) e dos tempos (horas extraordinárias de motoristas, etc.) Objectivo

42 Métodos exactos para o VRP: Métodos enumerativos (Branch-and-Bound) Programação dinâmica Programação inteira linear Métodos aproximados para o VRP: Heurísticas construtivas do tipo Cluster first-Route second Heurísticas construtivas (abordagem integrada ou de Route first-Cluster second) Metaheurísticas (pesquisa tabu, arrefecimento simulado, algoritmos genéticos, colónias de formigas, etc) Abordagens possíveis VRP - Vehicle Routing Problem

43 Algoritmo de Varrimento ( Sweep Method ) Origem: Gilett e L.R. Miller, A heuristic algorithm for the vehicle dispatch problem (1974) Tipo: Heurística construtiva Cluster first-Route second Principais características: Método suficientemente simples que se presta ao cálculo manual Quando se resolve com recurso a um programa de computador, o tempo de processamento é muito reduzido e não requer grande capacidade de memória Os resultados obtido apresentam, em média, um erro de cerca de 10%, que é aceitável quando: A rota tem que ser calculada rapidamente Quando a solução óptima é difícil de determinar

44 Passos principais: 1. Marcar num mapa ou numa rede, as localizações do depósito e de todos os pontos de distribuição Funcionamento do algoritmo 2. Estender uma linha recta partindo do depósito

45 3. Rodar a linha no sentido dos ponteiros do relógio, ou no sentido contrário, até encontrar um ponto de distribuição Se o referido ponto for incluído na rota será que a capacidade do veículo é ultrapassada? Funcionamento do algoritmo SimNão Incluir o ponto na rota e prosseguir a rotação da linha até que o próximo ponto seja intersectado Excluir o último ponto e fechar a rota Continuar a rotação da linha, partindo do último ponto excluído. Continuar o processo até que todos os pontos sejam incluídos numa rota

46 Funcionamento do algoritmo 4. Após a definição das áreas de influência, é necessário definir a ordem pela qual os pontos de distribuição devem ser percorridos por forma a minimizar a distância e os custos

47 Exemplo - Método de varrimento Dados do problema: Capacidade de cada veículo é de unidades Existem 12 pontos de distribuição a serem abastecidos

48 depósito Localizar num mapa o depósito e todos os pontos de distribuição Exemplo - Método de varrimento (fase 1)

49 Traçar uma recta, partindo do depósito (qualquer direcção) Exemplo - Método de varrimento (fase 1)

50 Rodar a recta até que um ponto de distribuição seja alcançado Exemplo - Método de varrimento (fase 1)

51 Rodar a recta até que um ponto de distribuição seja alcançado Exemplo - Método de varrimento (fase 1)

52 Necessidade do ponto de distribuição = Capacidade actual = Nível de decisão: A necessidade do ponto de distribuição excede a capacidade actual do veículo? Incluir o ponto na rota e Concluir a rota e traçar uma prosseguir a rotação aténova recta partindo do último ao novo ponto de distribuiçãoponto excluído SimNão Capacidade actual = – = Exemplo - Método de varrimento (fase 1)

53 Capacidade actual = Exemplo - Método de varrimento (fase 1)

54 Necessidade do ponto de distribuição = Capacidade actual = Nível de decisão: A necessidade do ponto e distribuição excede a capacidade actual do camião? Incluir o ponto na rota e Concluir a rota e traçar uma prosseguir a rotação aténova recta partindo do último ao novo ponto de distribuiçãoponto excluído Sim Não Capacidade actual = – = Exemplo - Método de varrimento (fase 1)

55 Capacidade actual = 4.000

56 Necessidade do ponto de distribuição = Capacidade actual = Nível de decisão: A necessidade do ponto e distribuição excede a capacidade actual do camião? Incluir o ponto na rota e Concluir a rota e traçar uma prosseguir a rotação aténova recta partindo do último ao novo ponto de distribuiçãoponto excluído SimNão Capacidade actual = – = Exemplo - Método de varrimento (fase 1)

57 Capacidade actual = 1.000

58 Necessidade do ponto de distribuição = Capacidade actual = Nível de decisão: A necessidade do ponto e distribuição excede a capacidade actual do camião? Incluir o ponto na rota e Concluir a rota e traçar uma prosseguir a rotação aténova recta partindo do último ao novo ponto de distribuiçãoponto excluído SimNão Capacidade actual = – = Exemplo - Método de varrimento (fase 1)

59 Após quatro iterações fica definida a primeira área de influência (pétala)!

60 Exemplo - Método de varrimento (fase 1) Repetindo o mesmo procedimento para os restantes pontos, teremos uma solução para este problema:

61 Definidas as áreas de influência, é necessário estabelecer as rotas por forma a minimizar os custos e as distancias Exemplo - Método de varrimento (fase 2)

62 Considerações: Tipicamente uma solução para esta segunda fase passa por calcular a rota analisando para cada ponto de distribuição, qual o ponto mais próximo deste e a menor distância definia o próximo ponto de distribuição a visitar A nossa abordagem para a resolução desta fase do algoritmo passou pelo calculo de um rácio representativo da importância de cada ponto de distribuição Este parâmetro de classificação resulta do rácio entre a necessidade de cada ponto e o custo de deslocação (Ex: entrega de materiais perigosos)

63 Admitindo a matriz de custos de deslocação entre os pontos de distribuição: Calculando a razão entre as necessidade de um ponto e o custo de deslocação até esse ponto, obtemos uma matriz de pesos onde o maior rácio para cada linha indica o próximo ponto de distribuição Rota será: depósito, 1, 3, 2, volta ao depósito PESOdepósito CUSTOSdepósito , , , ,5 0 Exemplo - Método de varrimento (fase 2) = 4000 / 12

64 Exemplo - Método de varrimento Exemplo - Método de varrimento (fase 2) Rota de distribuição para a primeira área de influência º 2º 3º 4º 1 2 3

65 Exemplo - Método de varrimento Exemplo - Método de varrimento (fase 2) Continuar o processo para todas as áreas de influência 1º 2º 3º 4º 1 2 3

66 Líder Membros Trabalho Bibliografia Hugo Faria Daniel Luguesi Ivo Dias João Silva Rui Cachorreiro Distribuição Heurísticas GRASP para um Problema de Roteamento Periódico de Veículos (pdf) Distribuição Física, Rui Carvalho Oliveira - IST (pdf) Sistemas Logísticos – Roteamento, Prof. Anderson Ribeiro Correia (pdf) Kotler, Philip. Marketing 5th ed Viale, J. David. Inventory Management : From Warehouse to Distribution Center Rushton, Alan. Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition) Kotler, Philip. Marketing 5th ed Viale, J. David. Inventory Management : From Warehouse to Distribution Center Rushton, Alan. Handbook of Logistics and Distribution Management (3rd Edition) Obrigado Fim


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