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As actividades, a cadeia e a função Logística

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Apresentação em tema: "As actividades, a cadeia e a função Logística"— Transcrição da apresentação:

1 As actividades, a cadeia e a função Logística
Felipe Tatsch Inês Sá Ivo Dias Miguel Silva Logística 2006/07

2 Introdução Logística Actividade que planeia, implementa e controla de forma eficaz e eficiente, o fluxo de bens e armazenamento, serviços e informação, do ponto de origem ao ponto de consumo. As actividades, a cadeia e a função Logística 2/28

3 Marcos Históricos Alexandre O Grande…Logístico !
Factores Chave para o seu sucesso: Inclusão da logística no planeamento estratégico Conhecimento detalhado das tropas da oposição, o terreno circundante e calendários de colheita Incorporação inovadora de nova tecnologia de armas Gestão a partir de um único ponto de controle Conquistou, governou e uniu o Império Persa, Anatólia, Síria, Phoenicia, Judea, Gaza, Egipto, Bactriana e Mesopotâmia Governou 13 anos até à sua morte 323 B.C Integração de estrangeiros no seu exército – “politica de fusão” Nos 200 anos seguintes foi considerado como um logístico lendário e um dos comandantes militares mais bem sucedido da história, inspirando outros governadores como Júlio César e Napoleão Conseguia derrotar continuamente os seus adversários (com exércitos 5 vezes maiores que o seu) e expandir o seu reino graças a uma preparação pró-activa e aproximação lógica à guerra As actividades, a cadeia e a função Logística 3/28

4 Marcos Históricos Alexandre O Grande…Logístico !
As actividades, a cadeia e a função Logística 4/28

5 Marcos Históricos Segunda Guerra Mundial – A Guerra da Logística
“Never before in any war, have supply lines been so long Never before has so much been supplied over such distances” “I am confident that logistics experts a few years ago would have said that the execution of the supply operations you have accomplished in the last four years was impossible I am equally confident that historians in the years to come will write of your supply achievements as one of the miracles of this war” denominada guerra de produção e de máquinas planeamento logístico detalhado foi crucial para criar meios de suporte e abastecimento das forças em todo o mundo, incluindo o próprio exército resolução de problemas nada menos que colossais As actividades, a cadeia e a função Logística 5/28

6 Actividades da Logística
Podem ser identificados cinco grupos genéricos de actividades logísticas Gestão das infra-estruturas da empresa Constituição e gestão de stocks Comunicação e informação (e os sistemas logísticos relacionados) Movimentação de materiais/produtos Transporte           Gestão das infra-estruturas -remetendo para as componentes de gestão e organização do espaço e da localização óptima de fábricas, depósitos, entrepostos e pontos de venda São os grupos principais, podendo considerar-se que cada grupo inclui mais ou menos actividades conforme o grau de abrangência que se pretenda As actividades, a cadeia e a função Logística 6/28

7 Actividades da Logística
Gestão das Infra-estruturas da empresa Localização Alguns factores que influenciam a localização Fácil Acesso aos Clientes Capacidade de Expansão Localização dos Concorrentes Mão de obra (barata e/ou qualificada) Manutenção Sempre ter peças de reposição básicas Trocar periodicamente maquinas que não podem falhar Localização Alguns factores que influenciam a localização Fácil Acesso aos Clientes Capacidade de Expansão No caso de expansão da empresa, isto exigirá uma mudança na localização (maiores custos) ou há possibilidade de expansão no local actual? Localização dos Concorrentes Colocar a Unidade de relacionamento próximo a concorrência pode facilitar o acesso a clientes que estão descontentes com a concorrência, mas também facilita o acesso dos clientes da empresa à concorrência. 4. Mão de obra (barata e/ou qualificada) x Custo de Transporte do material Colocar a empresa próxima a mão de obra necessária, mas isto pode aumentar os custos com o transporte do material para os distribuidores ________________________________________________________________________________________________________ Manutenção Sempre ter peças de reposição básicas Trocar periodicamente maquinas que não podem falhar Há situações, quando ou por demanda ou por um número elevado de empregados uma parada na linha de produção traga um elevado prejuízo para a empresa, assim, às vezes é conveniente fazer a troca periódica de algumas máquinas críticas para o processo As actividades, a cadeia e a função Logística 7/28

8 Actividades da Logística
Gestão das Infra-estruturas da empresa Depósitos (stock) versus Capacidade de Produção Maior stock quando se tem um mercado consumidor desequilibrado Subcontratação versus Incorporação de Serviços Depósitos (estoque) x Capacidade de Produção Maior estoque quando se tem um mercado consumidor desequilibrado Quando o mercado consumidor oscila muito (ás vezes há uma grande demanda outras vezes esta demanda cai exageradamente) é conveniente ter uma capacidade de produção menor e um estoque maior. Já quando se tem um mercado consumidor equilibrado, o estoque pode diminuir. Outros fatores que devem influenciar o estoque são quando os produtos são perecíveis ou se tornao obsoletos num curto prazo. Tercerização X Incorporação de Serviços Avaliar a possibilidade de Tercerizar algum seviço fornecido pela empresa que tenha um custo ou um risco muito elevado envolvido ou agregar algum serviço que a empresa possa fazer sem comprometer o restante do processo produtivo que está a correr bem As actividades, a cadeia e a função Logística 8/28

9 Actividades da Logística
Constituição e Gestão de Stocks Um stock é uma reserva de materiais cujo objectivo é facilitar a produção ou satisfazer a procura dos clientes. Constituição e Gestão de Stocks Gestão de Stocks Gestão de Inventários Serviço de Apoio Administrativo Compra Controlo de Inventários os inventários são mantidos para permitir a maior disponibilidade de produtos/serviços e desta forma aumentar a capacidade de manter elevados níveis de serviço. decisões relacionadas com o transporte afectam as decisões relacionadas com a gestão de stocks, uma estrutura de decisão seria examinar os trade-offs relacionados com as diversas alternativas, essencial para optimizar o sistema logístico global. ligação directa entre transporte e o nível de inventário e o número de armazéns necessários Por exemplo, se as empresas utilizam um meio de transporte relativamente lento, usualmente devem manter níveis mais altos de inventário e possuem mais espaço de armazenamento para este inventário. A previsão acurada das necessidades do inventário é essencial ao efectivo controle deste Recentemente, grandes resultados foram obtidos na administração de materiais, pondo em evidência os custos e os recursos financeiros relativos a Movimentação e Armazenagem de Materiais. Em muitos casos, considerações sobre o preço de compra parecem ter sido um factor importante na determinação das quantidades de stock de materiais, frequentemente desprezando os efeitos da quantidade nos custos de movimentação e armazenagem. custo dos materiais no custo final do produto representam 20-50% do activo de uma empresa rondam 90% do capital circulante ligação entre as actividades de controle de produção e compra previsão do inventário As actividades, a cadeia e a função Logística 9/28

10 Actividades da Logística
Necessidade de existência de inventários: Protecção contra as incertezas (procura aleatória, imprevistos) - Stocks de segurança Produção e encomendas de acordo com critérios económicos - Lotes de fabrico e lotes de encomenda (descontos de quantidade) Cobrir antecipadamente flutuações da procura ou do fornecimento (sazonais) Cobrir necessidades de trânsito dos produtos - Produtos em vias de fabrico (entre postos de trabalho) Os inventários incluem: Matérias-primas e componentes Produtos em vias de fabrico Produtos finais As actividades, a cadeia e a função Logística 10/28

11 Actividades da Logística
Informação Planos alternativos Subcontratação de serviços Mercado futuro Informações em “real time” Gestão de stock e capacidade de produção (Infra-Estrutura) Planos Altenativos: Nunca depender apenas de uma empresa, uma fonte do serviço Ter sempre informações sobre fornecedores, transportadores e demais serviços alternativos, onde se acontecer qualquer problema com o serviço ou empresa prestadora atuais o processo não seja afetado e os prejuízos sejam os menores possíveis. Com este estudo a empresa também poderá saber se o serviço atual (da empresa ou tercerizado) é otimizado em termos de custo e eficiência. Tercerização dos Serviços: Observar a possibilidade de Tercerizar algum serviço feito pela empresa que não esteja gerando lucros ou esteja com um nível elevado de risco. Observar algum serviço tercerizado o qual a empresa consiga fazê-lo com menores custos e sem comprometer a integridade da empresa. Avaliar o fato de dependência perante outras empresas. (muito importante colocar no cálculo os riscos absorvidos pela empresa, tanto em tercerização em agregar outros serviços) Mercado Futuro: Fazer uma análise das tendências do Mercado. Ex.: Produto obsoleto. Tendência no consumo Nacional, Internacional. Algum fato econômico que pode alterar a tendência. A empresa está acompanahando o mercado. Se o consumo aumenta a empresa está também vendendo mais. Qual o risco de queda no consumo nos próximos anos. Informaçõe em “real time”: (bloqueios, acidentes, serviços atrazados) Existe outra empresa que faça o mesmo serviço por um preço aceitável? Gestão de Estoque e Capacidade de Produção: Estoque suficiente para fornecer o produto em pé de igualdade ou melhor que concorrência e não demasiado para evitar desperdícios com armazenagem e produtos obsoletos. O estoque deve ser consilado com a Capacidade de produção que As actividades, a cadeia e a função Logística 11/28

12 Actividades da Logística
Comunicação Gestão de ordens e encomendas Produção, armazenagem e transporte Escolha do meio de comunicação Gestão de Ordens e Encomendas: Ex.: Logística adotada na gestão de ordens. Encaminhamento de oredens (pedidos) para o setor da informação, da informação para o setor de manufatura, e a informação de que o produto e/ou serviço está disponível para o distribuidor e deste para o consumidor final Produção, Armazenagem e Transporte: Distribuição da Informação do Setor de armazenagem, do setor de produção para informações e desta para o distribuidor final Escolha do Meio de Comunicação: Ex.: Uso de PDAs pelo graçon num Restaurante diminui a o numero de pessoas necessárias para prestar o serviço, aumenta a eficiência e dimunui o tempo e o número de pessoas nos corredores. As actividades, a cadeia e a função Logística 12/28

13 Actividades da Logística
Movimentação de Materiais/Produtos Reformulação de layouts Melhoria da produtividade diminuição do “lead time” diminuição do “em curso” Os materiais devem chegar na hora e quantidade certas aos processos produtivos através de planos e das rotas padronizadas Organização de layouts Objectivo  melhoria da produtividade Aplicação de planos e rotas padronizadas para o fluxo de materiais As actividades, a cadeia e a função Logística 13/28

14 Actividades da Logística
Movimentação de Materiais/Produtos Embalagem de materiais/produtos Protecção da mercadoria, durante as actividades de logística Exposição ao consumidor, como meio de aumentar as vendas A interacção da embalagem com as operações logísticas Redução da variabilidade de embalagens Proporciona uma padronização de métodos, equipamentos, movimentação e de armazenamento A interacção da embalagem com as operações logísticas deve iniciar-se no planeamento da embalagem (definição das dimensões, tipo de material…) A redução da variabilidade de embalagens facilita o armazenamento, manuseio e movimentação dos materiais, reduzindo o tempo de realização destas tarefas As actividades, a cadeia e a função Logística 14/28

15 Actividades da Logística
Transporte Terrestre Rodoviário Ferroviário “Pipeline” Marítimo Aéreo Pipelines: - meio dedicado de transporte; - apenas para bens liquidos ou gasosos; - crude, gás natural, água, esgotos,... Em resumo, a seleção e o uso de transporte dentro do conceito moderno de logística, deve seguir um esquema que de maneira geral examina os seguintes pontos: - Escolha da Modalidade de Transporte - Seleção do Transportador (próprio ou terceiros) - Operações executadas internamente ou externamente - Equipamento a ser utilizado - Contratos ou tarifas - Informações, sistemas e Administração - Termos gerais dos Fretes - Terminais de Origem e Destino - Recursos humanos internos e externos - Métodos e amplitude dos Controles As actividades, a cadeia e a função Logística 15/28

16 Actividades da Logística
Características do transporte Rodoviário Capaz de providênciar serviços porta-a-porta Existência de boas infra-estruturas Maior concorrência; Mas Maior dificuldade em cumprir horários - Regra geral os governos investem em estradas como meio de fomentar o desenvolvimento do país(AEs, SCUTs, ...) - maior concorrência baixa o preço do transporte - com a saturação das estradas (principalmente dentro das cidades) as transportadoras tem maior dificuldd em manter horários As actividades, a cadeia e a função Logística 16/28

17 Actividades da Logística
Características do transporte Ferroviário Grande capacidade de carga Custos relativamente modestos Boa rapidez de deslocamento Tende a manter-se dentro do horário Rentável para distâncias superiores a 800Km Mas Necessidade de linhas ferroviárias distribuídas Susceptível a atrasos no início e no fim do transporte - o tempo total da viagem tende a ser grande, devido ao tempo gasto no inicio e no fim da viagem onde a mudança de transporte ocorre - a maior parte das companhias que usam este tipo de transporte costumam estar localizadas muito perto de terminais ferroviários e têm o seus próprios vagões de transporte (ex:CIMPOR, TransFESA, Rações Valouro, ADP-adubos Portugal,...) As actividades, a cadeia e a função Logística 17/28

18 Actividades da Logística
Características do transporte Marítimo Meio mais economicamente eficaz de transportar grandes quantidades Capaz de transportar virtualmente qualquer carga Relativamente barato Mas Não apresenta flexibilidade de rotas e terminais Susceptível a atrasos no início e no fim do transporte - Meio mais eficaz de mover grandes quantidades , quer em termos de volume como de peso, através de grandes distâncias - Muito tempo na carga e descarga pois não se pode carregar e descarregar “à toa” os cargueiros As actividades, a cadeia e a função Logística 18/28

19 Actividades da Logística
Características do transporte Aéreo Meio mais rápido de mover bens através de grandes distâncias Pouco susceptível a atrasos Capacidade limitada (quer em termos de volume como de peso) Tipo de transporte “Belly Cargo Carriers” “All-Cargo Carriers” Mas Mais caro, comparativamente belly cargo: - carga e passageiros; - contentores tem formas específicas de modo a maximizar o uso do espaço existente no avião; - bens de grande valor acrescentado, susceptíveis a estragos por condensação, com tempos peq. de entrega,... all-cargo: - carga de grande dimensões e volume; - animais vivos (cavalos de corrida, animais de zoo para zoo, ...) As actividades, a cadeia e a função Logística 19/28

20 Cadeia Logística Uma cadeia logística é uma rede de distribuidores, retalhistas, transportes, instalações de armazenamento e fornecedores que participam na produção, venda e entrega de um determinado produto As actividades, a cadeia e a função Logística 20/28

21 Cadeia Logística Resposta à pergunta:
Principais elementos constituintes da cadeia logística O abastecimento: - solicita o serviço das organizações que se encarregam da assistência, os recursos identificados como necessários e solicitados para o atendimento das necessidades detectadas; - identificação das fontes e formas de aquisição O transporte: - meio responsável pela entrega das provisões no local solicitado - a estratégia deve ter em conta não apenas os meios necessários, mas as possibilidades reais e as alternativas para a prestação rápida e segura da assistência; O armazenamento: - permite proteger as provisões mediante um sistema organizado - prevê as lotações de reserva para necessidades futuras A distribuição: - é o grande objectivo de toda cadeia logística Todos os elementos ou níveis de uma cadeia executam funções importantes, cujos respectivos desempenhos determinam de forma interdependente o desempenho do sistema como um todo. ( Portanto, trata-se de uma situação constituída por um conjunto de agentes decisores em que o resultado tanto geral quanto para cada um dos particulares, depende das decisões tomadas por todos.) Resposta à pergunta: -maximizou a capacidade de o seu exército se mover rapidamente e com grande flexibilidade eliminando a equipe usual de criados, vagões e esposas que viajam com eles - desenvolveu alianças com os locais conquistados e amigáveis, o que permitia um abastecimento de provisões continuo do seu exército - marchava ao longo dos rios por forma a aproveitar o fácil acesso ao transporte marítimo, dado que este poderia entregar toneladas de provisões comparadas com as que os animais de carga suportavam - criou bases para providenciar abrigo e provisões ao exército de chegada (bases fornecidas por cidades rendidas, navios ou aliados) C Como assegurou Alexandre III uma cadeia logística aberta? As actividades, a cadeia e a função Logística 21/28

22 Cadeia Logística Evolução da cadeia logística
. Os mínimos locais do custo total da operação de compra estão a ser substituídos pelos mínimos globais do custo total da cadeia inteira, tendo por resultado maior lucro para os membros da cadeia e consequentemente custos menores para os produtos Logística Tradicional: - Não existe um único Plano integrado para a Organização  existem tantos planos quantos negócios - Necessidade de um mecanismo que possa integrar todas as diferentes funções para que possam funcionar como uma só  Gestão da cadeia logística é a estratégia adoptada para que tal integração possa ser conseguida , conduz a um novo tipo de competição no mercado global onde a competição já n é entre companhias mas sim entre cadeias Logística Moderna: -a empresa ganha visibilidade sobre a procura real ao longo da cadeia de valor, -reduz o tempo de ciclo na cadeia, conquista um planeamento em colaboração com outras organizações, -sincroniza a cadeia de abastecimento, - adequa a procura à oferta e ainda se focaliza na satisfação das necessidades do cliente final. As actividades, a cadeia e a função Logística 22/28

23 Cadeia Logística Decisões da Cadeia Logística
decisões de níveis superiores determinam  as condições sobre as quais as decisões de níveis inferiores vão ser efectuadas Decisões de Localização: - a posição geográfica das instalações de produção, de stock e abastecimento são o primeiro passo na criação duma cadeia logística - a localização das instalações envolve um compromisso de recursos num plano a longo prazo - decisões de grande significância para a firma, já que representam a estratégia básica para aceder ao mercado dos consumidores - são determinadas através duma rotina de optimização que considera custos de produção, impostos, custos e limitações de produção, índice local, deveres, inconvenientes etc. - têm um grande impacto nas receitas, custos e nível de serviço oferecido ao consumidor Decisões de Produção: - destinam-se a determinar quais os produtos a produzir, onde produzir, que fornecedores usar quais os centros de distribuição a abastecer - estas decisões assumem a existência de instalações, mas determinam o caminho exacto que um produto deve seguir - uma questão crucial é a capacidade de compra das instalações, que depende essencialmente do grau de integração vertical na firma - decisões operacionais focam-se na produção calendarizada, tal como construção dos principais horários de produção, atribuição de horários de produção às máquinas e manutenção de equipamento - também estas decisões têm um grande impacto nas receitas, custos e nos níveis de serviços ao cliente Decisões de Inventário: estas decisões visam a melhor gestão dos inventários ao longo da cadeia logística os inventários existem em todos os níveis da cadeia logística, tanto em matérias primas, como em produtos intermédios e finais podem manter-se em processamento entre localizações os inventários têm como objectivo primário garantir margem de manobra contra incertezas que possam existir na cadeia logística como o armazenamento dos inventários pode custar entre 20%-40% do seu valor, a sua gestão eficiente é crucial nas operações da cadeia logística as decisões são estratégicas porque estabelecem objectivos alguns investigadores vêm-nas como decisões operacionais, que incluem políticas de controlo e implementação de níveis de stocks de reserva em cada ponto de stock Decisões de Transporte: - debruçam-se sobre o modo de transporte a utilizar - decisões fortemente ligadas com as decisões de inventário, dado que a melhor escolha da modalidade é geralmente encontrada intersectando o custo de usar um determinado modo de transporte com o custo indirecto do inventário associado a esse modo (exemplo: envio aéreo é rápido e fiável e permite menos stocks de reserva mas é caro, já o envio marítimo é muito mais barato mas em contrapartida requer o armazenamento de uma grande quantidade de inventários para ter margem de manobra para as incertezas inerentes à cadeia logística) - níveis de serviço ao cliente e localização geográfica possuem um papel vital nestas decisões, dado que o transporte representa mais de 30% dos custos logísticos Decisões Estratégicas: - decisões globais, integram variados aspectos da cadeia  modelos fornecem soluções aproximadas às decisões descritas Decisões Operacionais: - decisões direccionadas a operações diárias da cadeia  modelos descritivos muito mais específicos na sua natureza, com muito detalhe e fornecem soluções muito boas, senão óptimas às decisões operacionais As actividades, a cadeia e a função Logística 23/28

24 Maior competitividade
Cadeia Logística Importância/Impacto da logística nas Empresas Maior maturidade/ excelência logística Melhor performance Maior competitividade As actividades, a cadeia e a função Logística 24/28

25 Centros de distribuição
Função Logística Configuração da Logística => obtenção \ gestão \ distribuição Materiais importados Componentes Material em bruto Processo de produção Sub assemblagem Empacotamento Produtos acabados Armazenamento Centros de distribuição Clientes Fluxo de material versus fluxo de informação A logística é uma função dinâmica e flexível que se adapta a várias restrições e exigências impostas Definição mais consensual define logística como uma relação entre obtenção gestão e distribuição! (gráfico) 1º bloco = obtenção 2º bloco = gestão 3º+4º bloco = distribuição Fluxo material vs informação Seta grande = fluxo de material Seta pequena = fluxo de informação A logística preocupa-se com os fluxos físicos e de informação desde a matéria prima até à distribuição final do produto acabado As actividades, a cadeia e a função Logística 25/28

26 Função Logística ( Instituto de Logística e Transporte UK, 1998 ) Objectivo de fornecer os meios para que seja possível executar diferentes actividades alocando recursos: no local certo na hora certa na quantidade certa com a qualidade certa ao preço certo com a linguagem certa Uma das definições de logística mais “conhecidas” origem = Instituto de Logística e Transporte UK, 1998 (facilmente encontrada em livros de logística..net…) Imagens retiradas de um doc demonstram paradigma da logística na africa do sul As actividades, a cadeia e a função Logística 26/28

27 Amadores falam em táctica, profissionais falam em logística!
Conclusão Teste 1 Amadores falam em táctica, profissionais falam em logística! Saber mais. Fazer mais. Gastar menos Slide que termina a função logística Slogan de uma empresa de logística que define na perfeição a função logística Sony e toshiba estão entre os clientes desta empresa A logística que cada empresa adopta é o que define o seu rumo no mercado! As actividades, a cadeia e a função Logística 27/28

28 Bibliografia The Handbook of Logistics and Distribution Management
Logistics and the Out-bound Supply Chain: An Introduction for Engineers By John Meredith Smith Wood, Donald F. International Logistics (2nd Edition) Simchi-Levi, David. Managing the Supply Chain As actividades, a cadeia e a função Logística 28/28


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