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Just-in-time nos sistemas produtivos Daniel Luguesi (L) Diogo Fernando Coelho Oliveira Hugo Guimarães de Faria Ivo Alcantara Tavares Dias Mark Odrich.

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2 Just-in-time nos sistemas produtivos Daniel Luguesi (L) Diogo Fernando Coelho Oliveira Hugo Guimarães de Faria Ivo Alcantara Tavares Dias Mark Odrich Macedo Rui Manuel de Sousa Pena (A) Vítor Duarte Oliveira da Silva

3 Desperdício é tudo o que não for a quantidade mínima de equipamentos, materiais, peças, espaço e de tempo de trabalho, que são absolutamente essenciais para adicionar valor ao produto Shoichiro Toyoda – Presidente da Toyota

4 História do JIT Conceitos e objectivos Filosofia JIT Objectivos do JIT Implementação do JIT Benefícios do JIT Problemas JIT Ferramentas do JIT Planeamento da produção Nivelamento da produção (Heijunka) Medidas de Desempenho Kanban Manutenção preventiva Metodologia 5S Layout Qualidade Métodos de Análise Formação e Educação Fornecedor/ Cliente Indice

5 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas História do JIT –Após a WWII o Japão verificou a necessidade de melhorar sua produtividade para baixar os custos. –Taiichi Ohno Eng. Chefe da Toyota adopta e melhora o conceito do JIT originalmente pensado por Henry Ford –Desenvolvimento do Toyota Production System –Como consequência a Toyota passou ser um exemplo para o mundo e nos dias é considerado o maior fabricante de automóveis do mundo. Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente

6 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas O JIT é ter o material certo, no tempo certo no momento certo e na quantidade exacta. O JIT é ao mesmo tempo: - Uma filosofia - Um conjunto de técnicas - Um método de gestão Consiste em produzir apenas o que é necessário e quando é necessário. A sua função é eliminar todo o desperdício É a preocupação na melhoria continua do processo. Filosofia JIT Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Vender Produzir

7 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Objectivos do JIT JIT tem como objectivo produzir apenas o que o cliente quer, quando e a onde ele quer ao menor custo. O que quer isto dizer? Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente I. Responder apenas a procura: Rápida transmissão de informação de modo a procura ser satisfeita logo que possível. Sistemas de produção rápidos e flexíveis de modo a responder rapidamente a mudanças na procura II. Minimizar custos: Minimizar desperdícios Aumentar a qualidade

8 De uma forma simplificada os objectivos do JIT podem ser resumidos da seguinte forma: Zero Defeitos Zero Setups Zero Stocks Zero Avarias Zero Lead-time Zero Tempo de Transporte entre postos de trabalho Lote de dimensão unitária Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Objectivos do JIT Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente SUPRIMIR TODO O DESPERDICIO

9 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Implementação do JIT Para implementar com sucesso uma filosofia Just-in-time na empresa deve-se resolver os seguintes problemas : Layouts pouco eficazes Fornecedores pouco fiáveis Avarias frequentes das máquinas Problemas de qualidade Mudanças de setup longas Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente

10 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas v Benefícios do JIT Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Melhoria no funcionamento da empresa Redução dos stocksMelhoria na qualidade Maior variedade produtos, mais rapidamente sem acréscimo de preço Melhoria de satisfação dos clientesVenderProduzir Eliminação do perigo de não vender

11 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas v Benefícios do JIT Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Melhoria no funcionamento da empresa Melhoria nas relações com os fornecedores Rápida detecção de problemas de produção Utilização mais eficiente da mão-de-obra Dramática melhoria na qualidade Melhor gestão das horas de trabalho

12 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas v Problemas JIT Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Produção dependente do bom funcionamento da cadeia de fornecimento, grande sensibilidade a: Problemas de Qualidade Falta de produtos

13 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Problemas JIT Os stock tendem a cobrir os problemas, que nunca serão resolvidos. As rochas grandes são escondidas pelo nível de água elevado Um nível de água mais baixo revela as rochas As rochas são removidas logo o nível da água pode ser baixo Rochas Problemas Agua Stocks Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente

14 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Ferramentas do JIT Manutenção Preventiva Planeamento da Produção Qualidade Layout Fornecedor/Cliente JIT Para uma boa implementação do JIT esse necessita de certas ferramentas como: Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente

15 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Nivelamento da produção (Heijunka) Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente A tendência natural é fazer o mínimo de mudanças de série possíveis. PORQUE??Poupar tempo de setup Nivelar a produção consiste em programar a produção diária de diferentes produtos numa sequência que nivela os picos e vales das quantidades produzidas. Assim fornecemos todos os produtos sem acumular inventário. REDUÇÃO DO EM CURSO!!!!!!

16 Estabiliza as necessidades dos recursos de produção Redução dos lead times para o cliente Redução da capacidade produtiva requerida Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Vantagens: Nivelamento da produção (Heijunka) Cada dia do mês é igual em termos do que produzir Elimina tempo de espera entre a produção de diferentes produtos Eliminação dos picos de produção Evita produzir em grandes lotes Minimiza stocks de produtos acabados

17 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Medidas de Desempenho Lead Time Work in Process ProdutividadeQualidade Taxas de Utilização Mão de Obra Equipamentos Espaço Nível de Defeitos Tempo entre a entrega da matéria-prima ao sector de fabricação e a saída do produto acabado É o material (valor) que já sofreu algum processamento na fábrica, mas que permanece inacabado. Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente

18 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Kanban Mecanismo para gerir sistemas produtivos que segue uma abordagem de puxar a produção. Posto de trabalho a montante apenas deverá produzir o que lhe é pedido a jusante Permite produzir apenas as quantidades requeridas por clientes e quando necessárias. Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente

19 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Kanban Funcionalidade Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Área de armazenagem Contentores vazios Contentores cheios Quadro de planeamneto Cartão kanban para o produto 1 Cartão kanban para o produto 2 Célula de produção O1O1 O2O2 O3O3 O2O2 Linha de montagem 1 Linha de montagem 2

20 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Kanban Funcionalidade Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Área de armazenagem Contentores vazios Contentores cheios Quadro de planeamneto Cartão kanban para o produto 1 Cartão kanban para o produto 2 Linha de montagem 1 Linha de montagem 2 Célula de produção O1O1 O2O2 O3O3 O2O2

21 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Kanban Funcionalidade Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Área de armazenagem Contentores vazios Contentores cheios Quadro de planeamneto Cartão kanban para o produto 1 Cartão kanban para o produto 2 Linha de montagem 1 Linha de montagem 2 Célula de produção O1O1 O2O2 O3O3 O2O2

22 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Kanban Funcionalidade Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Área de armazenagem Contentores vazios Contentores cheios Quadro de planeamneto Cartão kanban para o produto 1 Cartão kanban para o produto 2 Célula de produção O1O1 O2O2 O3O3 O2O2 Linha de montagem 1 Linha de montagem 2

23 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Kanban Funcionalidade Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Área de armazenagem Contentores vazios Contentores cheios Quadro de planeamneto Cartão kanban para o produto 1 Cartão kanban para o produto 2 Linha de montagem 1 Linha de montagem 2 Célula de produção O1O1 O2O2 O3O3 O2O2

24 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Kanban Funcionalidade Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Área de armazenagem Contentores vazios Contentores cheios Quadro de planeamneto Cartão kanban para o produto 1 Cartão kanban para o produto 2 Linha de montagem 1 Linha de montagem 2 Célula de produção O1O1 O2O2 O3O3 O2O2

25 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Kanban Funcionalidade Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Área de armazenagem Contentores vazios Contentores cheios Quadro de planeamneto Cartão kanban para o produto 1 Cartão kanban para o produto 2 Linha de montagem 1 Linha de montagem 2 Célula de produção O1O1 O2O2 O3O3 O2O2

26 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Kanban Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Quadro de planeamento

27 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Kanban Vantagens Possibilita a diminuição dos stocks Permite uma rápida circulação de informação entre os postos de trabalho relacionado com problemas operacionais Desenvolve a coesão entre os postos de trabalho Descentralização do controlo da produção Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente

28 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Metodologia 5S É UM PROCESSO DE ORGANIZAR O LOCAL DE TRABALHO Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente MANTÊ-LO LIMPO E ARRUMADO MANTER CONDIÇÕES DE SAÚDE, HIGIENE E AUTO DISCIPLINA NECESSÁRIO PARA REALIZAR UM TRABALHO COM QUALIDADE. O 5S É A BASE PARA QUALQUER PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL.

29 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Metodologia 5S Seiri ( ) - Senso de Utilização Seiton ( ) - Senso de Organização Seiso ( ) - Senso de Limpeza Seiketsu ( ) - Senso de Saúde ou Melhoria Contínua Shitsuke ( ) - Senso de Autodisciplina Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Os 5S:

30 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Metodologia 5S Seiri ( ) - Senso de Utilização –Tenha SÓ o necessário, na quantidade certa BENEFÍCIOS: Utilização mais racional do espaço Eliminação do excesso de ferramentas, armários, estantes, documentos de validade limitada Eliminação do tempo de procura de documentos e materiais Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente TER O NECESSÁRIO NA QUANTIDADE CERTA. = AQUILO QUE NÃO SE UTILIZA SÓ ATRAPALHA.

31 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Metodologia 5S Seiton ( ) - Senso de Organização Use o bom senso BENEFÍCIOS Maior controle sobre o espaço de trabalho Facilidade para os outros de encontrar informação quando estiver ausente Liberdade do caos Ser um bom exemplo Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente AS COISAS E OS OBJETOS PERMANECEM EM SEUS DEVIDOS LUGARES AQUILO QUE PRECISO DEVO ENCONTRAR DE FORMA FÁCIL UM LUGAR PARA CADA COISA. CADA COISA EM SEU LUGAR

32 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Metodologia 5S Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Seiso ( ) - Senso de Limpeza Mais importante que limpar é não sujar BENEFÍCIOS: Bem estar quanto à saúde física e mental Melhoria de imagem interna e externa do local de trabalho Melhoria e preservação dos equipamentos e maior vida útil Eliminação das causas de sujidade Eliminação de desperdícios Ambiente mais agradável e sadio MAIS IMPORTANTE QUE LIMPAR É NÃO SUJAR SEMPRE LIMPO É DIFERENTE DE SEMPRE A LIMPAR, E MEIO LIMPO É ALGO QUE NÃO EXISTE.

33 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Metodologia 5S Seiketsu ( ) - Senso de Saúde ou Melhoria Contínua –Quem não cuida de si mesmo não pode fazer serviços de qualidade BENEFÍCIOS Higiene mental Qualidade de vida no trabalho. Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente O LOCAL ONDE VIVEMOS E TRABALHAMOS DEVEM ESTAR SEMPRE FAVORÁVEIS A SAÚDE E A HIGIENE. ESTADO ATINGIDO COM A APLICAÇÃO CONTÍNUA DOS TRÊS SENSOS ANTERIORES ( UTILIZAÇÃO, ORDENAÇÃO E LIMPEZA) E PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE FÍSICA E MENTAL

34 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Shitsuke ( ) - Senso de Autodisciplina –O sucesso é consequência do nosso compromisso BENEFÍCIOS Redução das necessidades de controlo Consolidação do trabalho em equipa Desenvolvimento pessoal Consciencialização das responsabilidades individuais Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente CUMPRIR PADRÕES E METAS É TER DISCIPLINA É A BUSCA DA MELHORIA CONTÍNUA A NÍVEL PESSOAL E ORGANIZACIONAL Metodologia 5S

35 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Metodologia 5S Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente

36 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Metodologia 5S Exemplo prático dos 5S - Grohe Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente

37 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Layout no JIT Distância Requisitos Movimento gera perda de tempo, gerando custo Inventário Flexibilidade Trabalho em Equipe e Operadores Polivalentes Células por Famílias de Produtos Reduzir Stock para reduzir Custo Produção flexível Permitir que um operador trabalhe em mais de uma máquina e possa substituir outro operador Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente

38 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Layout no JIT Em U ou em linhas paralelas permite que se opera várias máquinas Layout Celular – Valor Adicionado Menos Work in Process Melhora de Qualidade Manejamento de Material reduzido Um produto fabricado de cada vez Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Linha de montagem em U (fábrica da Grohe)

39 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Qualidade Assegurada Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente pequenas quantidades, o mais tarde possível, minimizar os recursos utilizados eliminando os desperdícios no processo produtivo A qualidade torna o JIT possível. Produção

40 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Qualidade Assegurada Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Não há forma de eliminar os stocks Necessidade de inspecção Produzir bem á primeira Qualidade na origem Produção peça a peça perfeita Sem produção de Qualidade Objectivos :

41 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Qualidade – Métodos de Análise Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Ciclo PDCA O ciclo PDCA começa com análise da situação actual -É formulado um plano de melhoramento -Posto em prática. -Uma nova análise é feita para gerar novos planos de melhoria. PLAN - planear, estabelecer metas. DO - executar tudo aquilo que foi planeado anteriormente. CHECK - conferir/comparar verificar se o trabalho resultou na melhoria desejada. ACTION - actuar, evitar a repetição e institucionalizar a melhoria como uma nova prática a ser melhorada.

42 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Qualidade – Formação e Educação Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente É necessário formar os operadores para melhorarem o seu desempenho. Sensibilizar o operadores sobre a importância da qualidade do produto Todos os profissionais precisam de actualização para estarem preparados às mudanças de cenários.

43 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Qualidade – Formação e Educação Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Para elaboração de um plano de formação contínua é importante: Facilitando o reconhecimento das necessidades, quanto a avaliação dos resultados que se espera atingir. Identificar o perfil do funcionário. O perfil ideal do ponto de vista da organização.

44 Enquadramento histórico Conceitos e objectivos Ferramentas Fornecedor / Cliente Planeamento da produção Manutenção preventiva Layout Qualidade Fornecedor/ Cliente Trabalham em cooperação no desenvolvimento do produto. Relação privilegiada com o fornecedor Fornecedor considerado mal-intencionado. Considerado aproveitador fraquezas da empresa. Falta de confiança sobre futuras encomendas Pouco investimento no produto Novo tipo de Relação Abordagem Tradicional Relações que conduzem a problemas de qualidade Cliente Fornecedor

45 Rui Pena

46 Bibliografia


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