A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Taís Linassi Ruwer

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Taís Linassi Ruwer"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Taís Linassi Ruwer
FILOSOFIA Profª. Taís Linassi Ruwer

2 AMAR CONHECER A REALIDADE EXISTENTE
FILOSOFIA PHILO SOPHIA PHILIA SABEDORIA AMIZADE CONHECIMENTO FRATERNA VERDADEIRO AMOR AMAR CONHECER A REALIDADE EXISTENTE

3 O que é Filosofia? Conhecimento:
Analítico: Capacidade ilimitada do ser humano de interrogar a realidade em sua volta; Reflexivo: capacidade do ser humano apreender a realidade em sua volta; Crítico: nada é óbvio e evidente; Racional: buscar apreender a totalidade do universo a partir do raciocínio bem formulado; Argumentativo Interpretativo: não existe somente uma única verdade sobre os seres, o mundo, o universo, etc;

4 Quando um argumento, um conhecimento é válido?
O que é conhecimento? O que é verdade? O que é crítica? O que é consciência? Quando um argumento, um conhecimento é válido?

5 Substituir sucessivamente as afirmações cotidianas como: “onde há fumaça, há fogo”, ou “não saia na chuva para não ficar resfriado”, por perguntas: O que é causa? O que é efeito?; “Seja Objetivo”, ou “Eles são muito subjetivos”, por: o que é a objetividade? O que é a subjetividade? Se, em vez de falar na subjetividade dos namorados, inquirisse: o que é amor? O que é o desejo? O que são os sentimentos?

6 Essa decisão nos distancia da vida cotidiana e de nós mesmos, nos faz indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam silenciosamente nossa existência. É buscar conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Estaria começando a adotar o que chamamos de ATITUDE FILOSÓFICA.

7 Uma primeira resposta à pergunta “O QUE É FILOSOFIA?” poderia ser:
A DECISÃO DE NÃO ACEITAR COMO ÓBVIAS E EVIDENTES AS COISAS, AS IDEIAS, OS FATOS, AS SITUAÇÕES, OS VALORES, OS COMPORTAMENTOS DE NOSSA EXISTÊNCIA COTIDIANA; JAMAIS ACEITÁ-LOS SEM ANTES HAVÊ-LOS INVESTIGADO E COMPREENDIDO.

8 Isto implica em PERGUNTAR:
* O QUE a coisa, o valor, a ideia, é. A filosofia pergunta qual é a realidade ou natureza e qual é a significação de alguma coisa. * COMO a coisa, a ideia ou o valor, é. A filosofia indaga qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa, uma ideia ou um valor. * POR QUE a coisa, a ideia ou o valor existe e é como é. A filosofia pergunta pela origem ou pela causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor.

9 O que a filosofia estuda?
A filosofia ocupa-se com: as condições e os princípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, artísticos e culturais; compreender as causas e as formas da ilusão e do pré-conceito no plano individual e coletivo; com as transformações históricas dos conceitos (palavras, termos), das ideias e dos valores que constituem as relações humanas;

10 A filosofia volta-se, também, para o estudo:
da consciência em suas várias modalidades: percepção, imaginação, memória, linguagem, inteligência, experiência, reflexão, comportamento, vontade, desejo e paixões. Procurando descrever as formas e os conteúdos dessas modalidades de relação entre o ser humano e o mundo, do ser humano consigo mesmo e com os outros. Finalmente, a filosofia visa ao estudo e à INTERPRETAÇÃO de ideias ou significações gerais como: realidade, mundo, natureza, cultura, história, subjetividade, objetividade, diferença, repetição, semelhança, conflito, contradição, mudança, etc.

11 Sem abandonar as questões sobre a essência da realidade, a filosofia procura diferenciar-se das ciências e das artes, dirigindo a investigação sobre o mundo natural e o mundo histórico (ou humano) num momento muito preciso: quando perdemos nossas certezas cotidianas e quando as ciências e as artes ainda não ofereceram outras certezas para substituir as que perdemos.

12 ANÁLISE (das condições da ciência, da religião, da arte, da moral)
REFLEXÃO (volta da consciência para si mesma para conhecer-se enquanto capaz para o conhecimento, o sentimento e a ação) CRÍTICA (das ilusões e dos preconceitos individuais e coletivos, das teorias e práticas científicas, políticas e artísticas) Que dão significações gerais sobre a realidade e os seres humanos, buscando dar um sentido a realidade em suas múltiplas formas, indagando o que são, qual sua permanência e qual a necessidade interna que as transforma em outras.

13 A filosofia é essencialmente reflexiva, portanto, trata-se sempre de
INTERPRETAÇÃO

14 FILOSOFAR É: Análise Reflexão Crítica Racional Pensamento Mundo Natural História Totalidade do Explicação do Mundo Real Ser Humano sobre a Realidade CONHECIMENTO UNIVERSAL

15 FILOSOFIA RACIONALIDADE VISÃO DE MUNDO NATUREZA AÇÃO HUMANA
CONHECIMENTO HISTÓRIA RACIOCÍNIO RACIONALIDADE LINGUAGEM ESTÉTICA POLÍTICA MORAL ÉTICA

16 Principais tópicos que serão estudados:
* Consciência: - Pontos de vista da consciência: Eu, pessoa, cidadão e sujeito Modos de consciência – mítica, religiosa, intuitiva e racional

17 ARGUMENTAÇÃO Lógica: indutiva, analógica, dedutiva raciocínio lógico concepções de verdade Linguagem Definição Teoria geral dos signos

18 - Principais teóricos (ética)
* Conhecimento: O que é? Quando é válido? O que é Ciência? Epistemologia (principais teorias) Filosofia moral: - Principais teóricos (ética)

19 Poder, Estado, Política, Regimes e sistemas de governo
Filosofia Política: Poder, Estado, Política, Regimes e sistemas de governo História da Filosofia: - Principais períodos e pensadores

20 PERÍODOS 1.Pré-Socrático – século VI a IV a.C. Tales, Pitágoras. 2. Filosofia Antiga (Grega Clássica) - século IV a. C. a I d.C. Sócrates, Platão, Aristóteles. 3.Pensamento Cristão – século I a XVI Patrística (Santo Agostinho), Escolástica (São Tomás) 4. Filosofia Moderna – século XV a XVIII Racionalismo, Empirismo, Iluminismo 5. Filosofia Contemporânea – século XIX em diante Positivismo, Existencialismo, Materialismo, Idealismo,Teoria Crítica, Pós-modernismo

21 FILOSOFIA NO VESTIBULAR
A Filosofia é uma área que exige um amplo conhecimento geral e aguçado raciocínio para solucionar determinados problemas. A Filosofia é uma área do conhecimento que não permite grandes “decorebas” ou uso de macetes para solucionar problemas.

22 Um dos grandes objetivos da prova de filosofia tem sido articular os conhecimentos filosóficos com diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais. Assim, é importante buscar contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em sua articulação com as diferentes disciplinas.

23 Assim, os principais conteúdos que devem ser estudados direcionam-se na perspectiva da articulação da filosofia com as outras áreas do conhecimento. Portanto, é importante estar atento para os encontros possíveis dos conteúdos, como por exemplo, noções de justiça, cidadania, ética, política, liberdade, estado, sistemas e regimes políticos que se aproximam dos conteúdos de história e geografia; noções de lógica, muitas vezes vinculadas com a matemática, a língua portuguesa e a interpretação textual; as compreensões de método científico, conhecimento, objeto de estudo que podem cair na prova como questionamentos frente aos processos de conhecer das ciências naturais.


Carregar ppt "Profª. Taís Linassi Ruwer"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google