A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O plano de necessidades de materiais conduz à identificação de um conjunto de ordens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O plano de necessidades de materiais conduz à identificação de um conjunto de ordens."— Transcrição da apresentação:

1 Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O plano de necessidades de materiais conduz à identificação de um conjunto de ordens propostas quer para artigos fabricados quer para artigos de compra de forma a satisfazer o Plano Director de Produção. A geração dessas ordens foi realizada com base nos prazos de fabrico ou de encomenda e ignorou por completo quaisquer constrangimentos de capacidade do sistema produtivo. Em última análise as ordens foram geradas para um sistema produtivo de capacidade infinita. Contudo, o MRP pode ser utilizado também para proceder ao planeamento das necessidades de capacidade.

2 Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O plano de necessidades de materiais conduz à identificação de um conjunto de ordens propostas quer para artigos fabricados quer para artigos de compra de forma a satisfazer o Plano Director de Produção. Se as ordens propostas e firmes forem explodidas de acordo com as suas gamas de fabrico específicas, pode ser gerado um perfil detalhado das cargas induzidas em cada centro de trabalho pelas ordens de produção necessárias para cumprir o PDP. Esse perfil de cargas, ao ser comparado com as capacidades disponíveis, permite a identificação das sobre e das sub-cargas.

3 Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades Considere-se mais uma vez o exemplo do produto final Banco A. Suponha-se que os artigos de nível 1 estão todos disponíveis e analise- se apenas a montagem do produto final. Artigo: Banco A Ordens de produção propostas 200 unidades na semana unidades na semana unidades na semana unidades na semana unidades na semana unidades na semana 7 Ordens de produção propostas do Banco A A montagem de um Banco A requer a montagem das Pernas A ao Assento e a inserção das Borrachas, realizadas no centro de trabalho CT01 e a inspecção visual e a protecção para transporte, realizadas no centro de trabalho CT11.

4 Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades A gama de fabrico associada à montagem do Banco A possui informação fundamental para o cálculo da carga induzida nos dois centros de trabalho, nomeadamente: - tempo de set-up - tempo unitário de processamento A carga induzida em cada centro de trabalho por uma ordem de proposta de 200 unidades pode então ser Determinada. Artigo: Banco A Gama de Fabrico Operação nº 10 Descrição: Montagem Centro de Trabalho: CT01 Tempo de set-up: 20 min Tempo de processamento: 8 min/unid Operação nº 20 Descrição: Inspecção e Acondicionamento Centro de Trabalho: CT11 Tempo de set-up: 20 min Tempo de processamento: 5 min/unid

5 Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades A carga total no centro de trabalho será a soma de todas as cargas originadas por todas as ordens de produção no período considerado. Para determinar o período em que a carga é induzida é necessário referenciar esse período em relação ao início ou ao fim da ordem proposta. No exemplo que tem vindo a ser analisado considere-se que as cargas são induzidas na semana de início da ordem de produção e que também o artigo Banco B induz carga nos centros de trabalho CT01 e CT11.

6 Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades Centro de trabalho CT01 - Capacidade: 40 horas/semana Ordem de Produção ArtigoSemanaCarga (horas) OP227Banco A2 (sem. de início da OP)27 OP245Banco A3 (sem. de início da OP)27 OP257Banco A4 (sem. de início da OP)27 OP266Banco A5 (sem. de início da OP)27 OP268Banco A6 (sem. de início da OP)27 OP278Banco A7 (sem. de início da OP)27 OP249Banco B3 (sem. de início da OP)17 OP267Banco B5 (sem. de início da OP)17 Neste contexto apresentamos as ordens de fabrico previstas no horizonte de planeamento no centro de trabalho CT01. Ordens de fabrico planeadas no centro de trabalho CT01

7 Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O gráfico evidencia o perfil de carga associado no centro de trabalho CT01 Repare-se que, quando o prazo de execução de uma ordem de proposta é superior a uma semana, a carga pode ser induzida em semanas distintas nos diferentes centros de trabalho (embora sempre no intervalo entre o início e o fim da ordem proposta). A análise do perfil de cargas planeado permite identificar dois pontos de sobre-carga, que requerem a tomada de acções no sentido de os eliminar.

8 Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades Eliminar uma sobre-carga: - aumentar a capacidade - horas extraordinárias ou transferência de recursos (pessoal e equipamentos) de outras secções do sistema produtivo. - reduzir a carga - atrasar ou o antecipar do lançamento de ordens de fabrico, alteração das gamas de fabrico de forma a envolver centros de trabalho alternativos ou subcontratação de parte do trabalho envolvido e tem como objectivo a uniformização do perfil de cargas. Em última análise está em causa a transferência do trabalho de uma semana correspondente a uma sobre-carga para uma semana de sub-carga. Convém contudo referir que o atraso do lançamento da ordem de fabrico implica a não satisfação do PDP e, muitas vezes, pode significar o não cumprimento de entregas já comprometidas com clientes. Por outro lado, a antecipação da ordem de produção implica que os artigos envolvidos na montagem final estejam também eles disponíveis mais cedo. Se tal não for possível a antecipação da montagem final é de todo inviabilizada.

9 Planeamento da Produção

10


Carregar ppt "Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O plano de necessidades de materiais conduz à identificação de um conjunto de ordens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google