A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o “governo do povo”.

3 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se ao sul da Península Balcânica, nas ilhas do Mar Egeu e no litoral da Ásia Menor.

4 O relevo montanhoso e o conseqüente isolamento das localidades facilitaram a organização de cidades-Estado autônomas, característica marcante da Grécia Antiga. A partir do século VIII a.C. estabeleceram colônias gregas em diversos pontos da orla do Mar Mediterrâneo, especialmente no sul da Itália, na região conhecida como Magna Grécia (Grande Grécia).

5

6 Imigração indo-européia Cretenses: Vindos da Ilha de Creta formavam uma civilização comercial que exerceu o domínio sobre a Grécia Continental. Possuíam uma sociedade matriarcal governada pelo Rei Minos. Aqueus: Vindos do Norte da Península Balcânica, invadiram e dominaram os cretenses. Dórios: Originários da mesma região dos aqueus, expulsaram os Jônios e Eólios da Grécia para as ilhas do Egeu e o litoral da Ásia menor. (Primeira Diáspora Grega)

7

8 Os Dórios trouxeram a decadência para a Grécia, provocaram um colapso comercial e cultural, o que quase levou ao desaparecimento da escrita nessa região.

9 PERÍODO HOMÉRICO Fontes: Ilíada (Guerra de Tróia) e Odisséia (retorno de Ulisses ao reino de Ítaca). Poemas atribuídos ao poeta Homero.

10 Os refugiados da primeira diáspora grega fundaram pequenas unidades auto-suficientes baseadas no coletivismo – os genos, ou comunidades gentílicas. Essas unidades eram compostas de membros de uma mesma família, sob a chefia do pater. Por volta do ano 800 a.C., as disputas por terras cultiváveis e o crescimento populacional acabaram com o sistema gentílico. Alguns paters se apropriaram das melhores terras, originando a propriedade privada, e muitas outras famílias se dispersaram para o sul da Itália e para outras regiões, ocasionando a segunda diáspora grega.

11

12 PERÍODO ARCAICO Com o surgimento da propriedade privada,iniciaram os conflitos entre os grupos, e, para lidar com as constantes crises, os proprietários de terra passaram a formar associações, as fatrias, que formaram as tribos, que, por sua vez, se organizaram em demos. Os demos deram origem às cidades-Estados, ou pólis – a principal transformação do período Arcaico.

13

14 Cidades-Estados ou PÓLIS Cada cidade-Estado grega era um centro político, social e religioso autônomo, com uma classe dominante, deuses e um sistema de vida próprios.

15

16 DEMOCRACIA ATENIENSE A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os estrangeiros, escravos e mulheres.

17 ESPARTA Representou os valores de austeridade, espírito cívico, submissão total do indivíduo ao Estado. Sociedade conservadora, patriarcal, aristocrática, guerreira e eugênica (não se admite defeitos físicos nos cidadãos).

18

19

20

21

22

23 SOCIEDADE ESPARTANA 1.Espartanos: principal grupo social e elite militar. 2.Periecos: eram pequenos proprietários que se dedicavam ao artesanato e ao comércio em pequena escala. 3.Hilotas: Servos de propriedade do Estado, sem direito políticos.

24 1.Sistema Oligárquico. 2.O governo era Diarquia (dois Reis). 3.A Assembléia (Ápela) era formada por espartanos com mais de 30 anos. 4.A Ápela era responsável pela eleição da Gerúsia e do eforato. POLÍTICA EM Esparta

25

26 PERÍODO CLÁSSICO Esse período foi marcado por violentas lutas dos gregos contra os povos invasores (persas) e entre si. Foi considerado o apogeu da antiga civilização grega, concentrando suas maiores realizações culturais. A primeira das grandes guerras de gregos contra persas ficou conhecida como Guerras Médicas.(por causa dos Medos que habitavam o Império Persa).

27 Guerras Médicas Gregos X Persas. Causas: imperialismo persa (expansão persa na Ásia Menor). Batalha em Maratona: vitória grega. Desfiladeiro de Termópilas: o exército espartano comandado por Leônidas é derrotado por Xerxes. Batalha Naval de Salamina: os persas são derrotados. Batalha de Platéia: Xerxes é derrotado.

28

29 HELENISMO Fusão dos elementos gregos com as culturas locais. Recebeu este nome pois os gregos chamavam a si mesmos de helenos

30

31 Revisão

32 Cultura Grega Teatro, Filosofia, Jogos e arquitetura. O pensamento grego tinha por base a razão e, por isso, supervalorizava o homem (antropocentrismo).

33

34 RELIGIÃO A religião grega era politeísta e antropomórfica. Atribuição de qualidades e tributos humanos a Deus.

35 Deuses Gregos


Carregar ppt "Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google