A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FEUP, Fazemos Futuro. 2008. feup: identidade mais de 80 anos de história: A Faculdade de Engenharia é a maior Faculdade da Universidade do Porto e tem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FEUP, Fazemos Futuro. 2008. feup: identidade mais de 80 anos de história: A Faculdade de Engenharia é a maior Faculdade da Universidade do Porto e tem."— Transcrição da apresentação:

1 FEUP, Fazemos Futuro. 2008

2 feup: identidade mais de 80 anos de história: A Faculdade de Engenharia é a maior Faculdade da Universidade do Porto e tem uma autonomia significativa; desde 2000, a feup está instalada num campus totalmente novo, na parte este da cidade do Porto.

3 feup: identidade investimos no palco do nosso progresso: m² de campus com excelentes infra-estruturas, que incluem, 9 departamentos, uma biblioteca de 8 pisos com 500 lugares de leitura e de estudo; 26 salas de informática equipados com 500 computadores; 35 anfiteatros e outras 75 salas de aula.

4 feup: evolução vale a pena: com um investimento total de 8 milhões de nos últimos 3 anos, a feup tem avançado em excelência e inovação: 18 spin-offs, 41 marcas e patentes activas ou pendentes, 24 unidades I&D que envolvem 80% do corpo docente.

5 feup: um balanço… sabemos que o conhecimento é o nosso maior activo : tendo adaptado todos os seus cursos ao modelo de Bolonha, a feup oferece uma sólida formação graduada e pós-graduada: -3 licenciaturas -1 lic c/ opção de mestrado na mesma área -2 lic em coloboração - 9 Mestrados Integrados (1º + 2º Ciclo) - 8 Mestrados (2º ciclo) - 18 Programas Doutorais (3ºciclo)

6 …com resultados positivos: a nossa excelência está provada pela alta taxa de empregabilidade dos nossos alunos (praticamente metade dos alunos são recrutados ainda antes de finalizarem os seus estudos). feup: desempenho Sondagem referente aos graduados de 2007

7 feup: desempenho procuramos criar um mundo melhor: a feup acredita que o conhecimento fortalece-se pelo investimento em I&D – o nosso espectro de investigação reflecte a riqueza e variedade do enfoque do nosso know-how: energia e ambiente, transportes e comunicações, electrónica e computação e ciências da saúde e da vida.

8 feup: desempenho criando pontes, dentro e fora: a feup envolve-se na comunidade, especialmente através da cooperação com a indústria nacional; oferecemos um vasto número de serviços: desenvolvimento de software e protótipos, consultoria especializada, estudos de viabilidade técnica e económica, análises químicas e outros serviços associados em laboratório. a feup também assegura, no seu campus, diversos eventos científicos de abrangência internacional, todos os anos.

9 feup: factos Comunidade académica Docentes e investigadores432 ETI – 77% doutorados Técnicos e administrativos231 de quadro | 800 c/ outro contrato Estudantes 1º e 2º ciclos integrados5844 Estudantes de Mestrado + Doutoramento Produção científica 1 artigo científico/ investigador permanente / ano (4.6% da Publicação Portuguesa) 41 Patentes e Marcas activas ou pendentes 18 spin-offs

10 3º Ciclo Doutoramento (PhD) Mestrado Integrado 1º Ciclo Licenciatura (BSc) 2º Ciclo Mestrado (MSc) 2 anos 3 anos 5 anos feup: oferta formativa

11 CIVIL MECÂNICA CIVIL QUÍMICA INDUSTRIAL E GESTÃO QUÍMICA E BIOLÓGICA ELECTRÓNICA E DE COMPUTADORES METALÚRGICA E DE MATERIAIS ELECTRÓNICA E DE COMPUTADORES AMBIENTE INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃOENGENHARIA INFORMÁTiCA AMBIENTE BIOENGENHARIA * MINAS E GEO-RECURSOS BIOENGENHARIA * MINAS E GEO-AMBIENTE MULTIMÉDIA * CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO * SEGURANÇA E HIGIENE OCUPACIONAIS DESIGN INDUSTRIAL SERVIÇOS E GESTÃO INOVAÇÃO E EMPR. TECNOLÓGICO MINAS E GEO-AMBIENTE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO * CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO * BIOMÉDICA feup: oferta formativa Cursos de Graduação e Pós-Graduação TELECOMUNICAÇÕES SISTEMAS SUSTENTÁVEIS DE ENERGIA LÍDERES PARA IND. TECNOLÓGICAS * GESTÃO DE TRANSPORTES INFORMÁTiCA * FÍSICA MATEMÁTICA APLICADA 1º ciclo 2º ciclo 3º Ciclo * em cooperação

12 feup: bem-estar experiência feup: estudar na feup é uma oportunidade para desenvolver competências académicas, elevar o conhecimento a um nível superior, mas também permite uma completa, diversa e rica vida no campus, através de actividades desportivas, culturais e de lazer.

13 feup: saber fazer primeira impressão: a aprendizagem na feup promove projectos multidisciplinares, com alta aplicação prática, onde os estudantes podem experimentar problemas reais da engenharia e onde lhes é proporcionada a oportunidade de desenvolverem o seu espírito de equipa e sentido de responsabilidade.

14 feup: engenharia para o mundo soluções à medida : sempre atenta às necessidades das empresas e organizações, a feup oferece programas pós-graduados que apresentam soluções inovadoras, tais como: : Inovação e Empreendedorismo Tecnológico : Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão

15 feup: engenharia para o mundo E com o mundo Estudantes internacionais na FEUP South America Europe 34% Africa 30% North America 4% 28% Asia 4%

16 feup: going global

17 feup: engenharia para o mundo a feup tem parcerias com algumas das mais prestigiadas instituições educativas e, em conjunto, desenvolvemos um portfólio de cursos com alcance e qualidade globais:

18 feup: engenharia para o mundo A FEUP é também membro da CESAER - the Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research – uma associação internacional sem fins lucrativos constituída pelas 60 principais escolas de engenharia da Europa. Educação: 150 acordos activos em 52 países Investigação: 160 parcerias activas em 43 países

19 feup: fazemos futuro Centros de I&D sediados na FEUP CEC – Centro de Estudos da Construção CEFT – Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte CEHRA – Centro de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente CESA - Centro de Estudos de Energia Eólica e Escoamentos Atmosféricos CIGAR - Centro de Investigação em Geo-Ambiental e Recursos CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente ISRPorto – Instituto de Sistemas e Robótica do Porto LABEST – Laboratório da Tecnologia do Betão e do Comportamento Estrutural LEPAE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente e Energia LSS - Laboratório de Sinais e Sistemas LSRE/LCM – Laboratórorio Associado LSRE – Laboratório de Processos de Separação e Reacção LCM – Laboratório de Catálise e Materiais

20 feup: fazemos futuro Centros de I&D sediados em associações sem fins lucrativos INEB - Instituto de Engenharia Biomédica (IBMC/INEB) INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (Laboratório Associado) INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (LAETA) EXPMAT - Mecânica Experimental e Novos Materiais NOTEPAP - Novas Tecnologias e Processos Avançados de Produção IDMEC – Instituto de Engenharia Mecânica (LAETA) UCVE - Unidade de Concepção e Validação Experimental UEAEAC - Unidade de Estudos Avançados de Energia no Ambiente Construído UISPA - Unidade de Integração de Sistemas e Processos Automatizados UNTE - Unidade de Novas Tecnologias Energeticas CENUME - Unidade de Metodos Numericos em Mecânica e Engenharia Estrutural NIADR - Núcleo de Inteligência Artificial Distribuída e Robótica (LIACC)

21 feup: fazemos futuro centros I&D

22 Resultados , , , , , , , , , , , , , , ,44 Resultados Operacionais Resultados Líquidos do Exercício Resultados Financeiros ANO

23 feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Tecnologias ambientais e industriais Tecnologias patenteadas: Injecção de Plásticos Reactivos (RIMCop), Misturador Estático de Fluidos (NETMix). A Fluidinova presta serviços de engenharia de alta tecnologia na forma de consultoria e projecto para o desenvolvimento de novos processos e tecnologias ambientais e industriais

24 feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Design de perfumes utilizando tecnologias limpas e recursos naturais. A I-SENSIS desenvolve perfumes originais exclusivos de elevada qualidade para personalidades, marcas ou empresas, desde a formulação da essência até ao perfume final, pronto a comercializar.

25 feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs O sistema OPS - pré-esforço orgânico - é inspirado no funcionamento do músculo humano. Esse mesmo princípio pode ser aplicado nas estruturas. Por exemplo, uma viga dotada de um sistema de cabos que respondam da mesma forma a instruções de um autómato em função de deformações medidas por sensores, pode pois ser muito optimizada, e pesar assim muito menos.

26 feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Apoiar os agentes decisores na procura de soluções de mobilidade sustentável actuando no domínio dos transportes, território e ambiente.

27 feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Novo substituto ósseo para utilização em medicina regenerativa. O Bonelike é patenteado a nível europeu.

28 feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS/ SPIN-OFFs O WalkinSense é considerado uma revolução na prevenção da doença do Pé diabético, que afecta os doentes diabéticos.

29 feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs VENTOS – Software para previsão dos fluxos do vento

30 feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Veículos subaquáticos controlados à distância.

31 feup: plataforma de inovação TECNOLOGIAS / SPIN-OFFs Lançada no mercado português em 2007, a nova Super Bock sem alcóol é o resultado de uma parceria entre a UNICER e o Departamento de Química da Faculdade de Engenharia (FEUP). Neste novo processo mantem-se todo o sabor original da cerveja mas com 0º graus de alcóol.

32 FEUP – RUA DR.ROBERTO FRIAS PORTO – PORTUGAL TEL: FAX: | PORTO Património Mundial


Carregar ppt "FEUP, Fazemos Futuro. 2008. feup: identidade mais de 80 anos de história: A Faculdade de Engenharia é a maior Faculdade da Universidade do Porto e tem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google