A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INUNDAÇÕESINUNDAÇÕES Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INUNDAÇÕESINUNDAÇÕES Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil."— Transcrição da apresentação:

1 INUNDAÇÕESINUNDAÇÕES Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

2 2 06 – 13 ANOS INCÊNDIOS NA ESCOLA SABES O QUE FAZER ?

3 3 Uma inundação pode ocorrer durante as chuvas intensas, quando os rios alagam as margens, as ondas do mar invadem a terra, a neve derrete rapidamente, os diques ou barragens não têm capacidade para reter a água.

4 4 A inundação pode ir de alguns centímetros até à altura suficiente para cobrir o telhado de algumas casas. A qualquer momento pode arrastar árvores, pedras, automóveis e animais ou danificar casas e pontes. Segue as recomendações que te damos e transmite-as aos teus familiares e amigos.

5 5 COLABORA. A protecção começa em ti … e na tua casa!

6 6 SE HOUVER TEMPO... Se a inundação não for repentina há tempo para te preparares. AJUDA A TUA FAMÍLIA.

7 7 SE HOUVER TEMPO... Põe numa mochila, protegido por sacos plásticos: - rádio e lanterna a pilhas (com pilhas de reserva); - os teus documentos pessoais (ex.: boletim de vacinas e bilhete de identidade); - água, alimentos (bolachas, chocolate, etc.) e agasalhos.

8 8 SE HOUVER TEMPO... Leva os teus livros e brinquedos para os pontos mais altos da casa. Solta os teus animais domésticos, não os deixes presos. Ajuda a preparar uma reserva de água e alimentos para 2 ou 3 dias e a guardá-los nas prateleiras mais altas.

9 9 Enquanto a inundação dura... Fica junto dos adultos porque podes precisar de ajuda. Resiste à curiosidade de ires ver o que se passa pelas ruas. Não corras riscos desnecessários. Afasta-te das zonas inundadas para não seres arrastado pela corrente.

10 10 Enquanto a inundação dura... Também os carros podem ser arrastados. Avisa os adultos que é melhor não conduzirem numa zona de inundação. Não brinques nem nades nas águas da inundação, pode ser muito perigoso! A água pode esconder buracos, ou outros perigos, e o seu nível subir tão depressa que nem dás por isso!

11 11 Enquanto a inundação dura... Se tiveres mesmo que te deslocar através da água utiliza algo para te ajudar, como um pau, bengala ou chapéu-de-chuva. Não andes descalço, podes magoar-te.

12 12 Não fiques perto dos cabos de electricidade que estejam caídos no chão. Podes ficar electrocutado. A água da inundação pode estar contaminada com substâncias perigosas. Podes ficar doente se beberes ou comeres alimentos que estiverem em contacto com ela. Enquanto a inundação dura...

13 13 Enquanto a inundação dura... Procura abrigo num sítio alto. Para pedires socorro usa um pano, lanterna a pilhas, ou aquilo que tiveres à mão.

14 14 EVACUAÇÃO Podes ter que sair de casa e ir com a tua família para um lugar mais seguro. Fica tranquilo. Se tal acontecer é para vossa segurança.

15 15 EVACUAÇÃO Faz o que a família ou os Bombeiros te pedirem. Agasalha-te e leva a mochila que preparaste. Regressa a casa só quando te disserem que não há perigo.

16 16 EVACUAÇÃO Fica atento às recomendações transmitidas pela rádio e televisão. Não ocupes o telefone, excepto em caso de emergência.

17 17

18 18 Ministério da Administração Interna Para mais informações consulte a internet em: www.snbpc.ptwww.snbpc.pt PREVENIR ->PLANEAR ->SOCORRER Avenida do Forte em Carnaxide – 2794 – 112 Carnaxide Tel.: 21 424 7100 Fax: 21 424 7180 E-mail: snbpc@ snbpc.pt Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

19 19 INUNDAÇÕES Autoprotecção

20 20 Inundações - Autoprotecção Algumas inundações podem prever-se através da análise das condições meteorológicas, níveis de água nos rios e barragens, contudo, chuvas fortes e repentinas geralmente não dão tempo para avisar as populações.

21 21 Inundações - Autoprotecção Para diminuir os prejuízos materiais, ou mesmo perdas humanas, particularmente quem vive numa zona de risco deve manter-se informado acerca dos procedimentos adequados que lha permitam aumentar a segurança.

22 22 Para minimizar os efeitos prejudiciais de uma inundação siga as recomendações seguintes e divulgue-as.

23 23 Antes da inundação Identifique pontos altos onde possa refugiar-se. Faça uma pequena lista de objectos importantes a levar em caso de evacuação. Prepare um estojo de emergência com rádio e lanterna a pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros, medicamentos essenciais e agasalhos.

24 24 Tenha sempre uma reserva, suficiente para 2 ou 3 dias, de água potável e alimentos enlatados. Mantenha a limpeza do quintal ou jardim, principalmente no Outono devido à queda de folhas. Arranje um anteparo de metal ou madeira para a porta da rua. Pondere a hipótese de fazer um seguro da casa e do recheio. Antes da inundação

25 25 NA EMINÊNCIA DE UMA INUNDAÇÃO Acondicione num saco plástico os documentos e objectos pessoais mais importantes. Tenha à mão um estojo de emergência. Transfira os alimentos e objectos de valor para os pontos mais altos da casa.

26 26 NA EMINÊNCIA DE UMA INUNDAÇÃO Solte os animais domésticos, eles tratam de si próprios. Leve o gado para locais seguros. Feche bem, e coloque em lugar seguro, as embalagens de produtos poluentes ou tóxicos (insecticidas, pesticidas, etc.).

27 27 NA EMINÊNCIA DE UMA INUNDAÇÃO Coloque um anteparo à entrada da casa. Retire, do quintal ou jardim, objectos que possam ser arrastados pelas águas e entupir os sistemas de escoamento.

28 28 DURANTE A INUNDAÇÃO Seja prático. Mantenha a serenidade. Procure dar apoio a quem mais necessite (crianças, idosos ou deficientes). Desligue a água, gás e electricidade. Beba apenas água engarrafada. Não coma alimentos que estiveram em contacto com a água da inundação. Não ande descalço. Não vá, só por curiosidade, aos locais mais atingidos.

29 29 DURANTE A INUNDAÇÃO A água pode esconder muitos perigos. Se tiver que andar através dela faça-o em segurança. Pode usar um chapéu- de-chuva, uma bengala ou um pau para ajudar. Não entre na enchente. Corre o risco de ser arrastado pela corrente.

30 30 Não utilize o carro numa zona de inundação. Pode ser arrastado. Para pedir socorro utilize um pano, uma lanterna a pilhas, etc. Não ocupe as linhas telefónicas. Use o telefone só em caso de emergência. DURANTE A INUNDAÇÃO

31 31 EM CASO DE EVACUAÇÃO Não perca tempo. Respeite as orientações que lhe forem dadas. Leve os seus documentos (bilhete de identidade, cartão de utente da segurança social, etc.), bem como dinheiro ou outro meio de pagamento. Leve os pertences pessoais indispensáveis, o estojo de emergência, uma garrafa de água e alimentos enlatados ou embalados. Feche à chave as portas que dão para o exterior.

32 32 DEPOIS DA INUNDAÇÃO Faça uma inspecção rápida à sua casa. Saia se ameaçar ruir. Se houve evacuação regresse só depois de lhe ser dada essa indicação. Não toque nos cabos eléctricos caídos. Pode ficar electrocutado.

33 33 DEPOIS DA INUNDAÇÃO Tenha especial cuidado com aparelhos eléctricos ou a gás, se atingidos pela inundação. Chame um técnico para os examinar. Verifique o estado das substâncias inflamáveis ou tóxicas que possa ter em casa.

34 34 DEPOIS DA INUNDAÇÃO Deite fora a comida (mesmo a embalada) e medicamentos se estiverem em contacto com a água da inundação. Beba apenas água engarrafada ou fervida.

35 35 DEPOIS DA INUNDAÇÃO Comece a limpeza da casa pelas zonas mais altas. Não ande descalço. Se necessário use luvas de protecção. Facilite o trabalho das equipas de limpeza da via pública.

36 36 Mantenha-se informado, principalmente se reside numa região habitualmente sujeita a inundações, e desenvolva as acções necessárias para a sua protecção, da família e bens.

37 37 Acompanhe o evoluir da situação junto das entidades competentes e pelos órgãos de comunicação social. É importante que tenha consigo um rádio a pilhas. Cumpra as indicações dadas.

38 38 Colabore, a protecção começa em si e na sua casa. A força da água pode ser destruidora...

39 39 N.º DE EMERGÊNCIA SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL PSP/GNR BOMBEIROS TELEFONES ÚTEIS

40 40 Ministério da Administração Interna Para mais informações consulte a internet em: www.snbpc.ptwww.snbpc.pt PREVENIR ->PLANEAR ->SOCORRER Avenida do Forte em Carnaxide – 2794 – 112 Carnaxide Tel.: 21 424 7100 Fax: 21 424 7180 E-mail: snbpc@ snbpc.pt Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil


Carregar ppt "INUNDAÇÕESINUNDAÇÕES Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google