A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
TRT 14ª 2011 FCC SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Disciplina: Informática Facilitador: Alisson Cleiton

2 - Sistema operacional gráfico - Sistema multitarefa preemptiva
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows O Windows é um sistema operacional gráfico, desenvolvido pela Microsoft ®, que utiliza imagens, ícones, menus e outros aparatos visuais para ajudá-lo a controlar seu computador. Ele gerencia o trabalho do hardware e interage com o usuário. Características - Sistema operacional gráfico - Sistema multitarefa preemptiva - Suporta Plug and Play - O Windows é um SO de 32 bits Windows ME Windows 2000 Windows 95 Windows NT Windows 98 Windows Vista Windows XP

3 Windows XP Versões do Windows
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Versões do Windows Windows XP • Tem as versões Home (criado para substituir o Me no gerenciamento de computadores domésticos) e Professional (para estações de trabalho corporativos). • Ganhou um visual inovador em relação às versões anteriores e vários recursos voltados à multimídia, além de novos recursos, como: seqüências rápidas de iniciação e hibernação; alternância de contas de usuários, na qual quem está logado pode alternar em outra conta sem fechar os arquivos abertos; Assistência Remota, com a permissão de usuários se conectarem ao seu XP pela rede de internet e acessar seus arquivos e imprimi-los, executar aplicações e outros.

4 Windows XP – Tela de inicialização
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Tela de inicialização

5 Windows XP – Tela de Logon
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Tela de Logon

6 Windows XP - Desktop Ícones Área de trabalho Área de
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP - Desktop Área de trabalho Ícones Indicação de Ícone de Atalho Área de Notificação Barra de Inicialização Rápida Barra de Tarefas

7 Windows XP – Botão direito em área vazia
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Botão direito em área vazia

8 Windows XP – Propriedades do Vídeo
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Propriedades do Vídeo ABA TEMAS - O Windows XP tem uma série de Temas, que modificam os aspectos ou interface do sistema, nesta tela (1 da figura), podemos alterar os temas do Windows XP, basta selecionar o tema desejado, você verá um preview dele, caso venha a escolher, selecione a opção aplicar.

9 Windows XP – Propriedades do Vídeo
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Propriedades do Vídeo PERSONALIZAR A ÁREA DE TRABALHO - O Windows XP nos permite personalizar nossa área de trabalho, escolhendo quais ícones aparecerão nele, ou se queremos mostrar uma página web como fundo de nossa área de trabalho. Além disso, podemos através de um assistente realizar uma limpeza dos ícones da área de trabalho, o assistente nos permitirá armazenar numa pasta determinada atalhos e ícones não usados recentemente que se encontram no desktop, aqueles atalhos ou ícones que não estivermos usando nos últimos 60 dias serão considerados como ícones inativos. ABA ÁREA DE TRABALHO - Na aba área de trabalho, podemos modificar a imagem que será colocada no fundo do desktop do Windows XP (papel de parede) existe uma galeria de imagens que podemos escolher, caso desejamos, podemos também utilizar uma imagem pessoal, para alterar o Plano de Fundo: clique na aba área de trabalho, selecione a imagem desejada da lista que aparece ou clique em procurar, uma vez escolhida a imagem, clique em aplicar, e você verá a imagem escolhida como fundo da área de trabalho.

10 Windows XP – Propriedades do Vídeo
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Propriedades do Vídeo ABA PROTEÇÃO DE TELA - Ao deixar o computador inativo a tela pode sofrer danos ao permanecer estática por um longo período de tempo. Para evitar que isso ocorra, podemos ativar a proteção de tela, para que depois de um tempo específico com o sistema ocioso e seja exibida. OPÇÕES DE ENERGIA - O Windows inclui algumas utilidades de economia de energia, que podemos configurar de modo que decorrido certo tempo de inatividade do sistema o monitor e os discos rígidos sejam desligados, voltando a ligar-se depois que os ativamos, como por exemplo movendo o mouse, tudo isso para economizar energia, por isso chamamos de opções de energia do sistema.

11 Windows XP – Propriedades do Vídeo
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Propriedades do Vídeo ABA APARÊNCIA - Nesta aba, podemos configurar a cor, o tipo de letra e o tamanho da letra de cada um dos elementos do Windows e de suas janelas, além das barras de menus, ícones, área de trabalho, etc.

12 Windows XP – Propriedades do Vídeo
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Propriedades do Vídeo ABA CONFIGURAÇÕES - Nesta aba podemos ajustar a resolução da tela, a quantidade e qualidade das cores.

13 SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
Exercício Um papel de parede pode ser aplicado no Windows XP por meio das Propriedades de Vídeo na guia (A) Temas. (B) Aparência. (C) Área de trabalho. (D) Proteção de telas. (E) Configurações.

14 Ícones Atalhos Windows XP
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP Ícones São símbolos (ou imagens) que facilitam a associação de objetos a arquivos ou pastas. Para qualquer programa, podemos ter um ícone específico. A maioria deles já tem um padrão, mas, se o usuário quiser (em alguns casos), pode alterá-los colocando um outro ícone. Atalhos É uma forma direta de acessar objetos dos quais precisamos com mais freqüência. Atalhos são representados por ícones e podem estar na área de trabalho, na barra de tarefas do Windows ou mesmo em qualquer pasta do sistema. Podemos ter atalhos para arquivos, programas, pastas ou mesmo para endereços da internet. Atalhos são identificáveis pela presença de uma seta no canto inferior esquerdo de seus ícones.

15 Barras de Tarefas Windows XP
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP Barras de Tarefas É a barra horizontal que atravessa toda a base do Desktop. Essa barra apresenta o Botão Iniciar(1), a Área de inicialização rápida(2), botões dos programas que estão em execução(3), a Barra de Idiomas(5) e a Área de Notificação e Relógio(5).

16 (A) botões na barra de tarefas. (B) ícones na área de trabalho.
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Exercício Os aplicativos abertos pelos usuários no Windows XP, que podem ser alternados como janela ativa ou inativa, são apresentados na forma de (A) botões na barra de tarefas. (B) ícones na área de trabalho. (C) opções no menu iniciar. (D) ferramentas no painel de controle. (E) ícones na área de notificação.

17 Opções Desligar e Logoff
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Menu Iniciar Opções Desligar e Logoff

18 Windows XP – Menu Iniciar
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Menu Iniciar Usuário Programas Fixados Principais pastas do Windows e Documentos Recentes Programas usados freqüente Atalhos de Configuração Ferramentas gerais

19 SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
Exercício No menu Iniciar do Windows existe uma opção Executar que, quando acionada, resulta num prompt que solicita dados para prosseguir. A opção que não é uma alternativa válida nessa resposta é: (A) o nome de um programa; (B) um endereço IP; (C) um endereço de página na Internet; (D) o nome de uma pasta no disco local; (E) o nome de um contato de .

20 Recurso compartilhado
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Meu Computador Barra de Título Barra de Menu Barra de Ferramentas Barra de Endereços Recurso compartilhado com o outros usuários da rede Painel de Tarefas comuns Barra de Status

21 SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
Exercício O Windows permite a conexão com uma pasta de rede compartilhada bem como a atribuição de uma letra de unidade à conexão para que se possa acessá-la usando "Meu computador". Para fazer isso, deve-se clicar com o botão direito em "Meu computador" e escolher (A) "Meus locais de rede". (B) "Procurar computadores". (C) "Explorar". (D) "Gerenciar". (E) "Mapear unidade de rede".

22 Windows XP – Arquivos e Pastas
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Arquivos e Pastas Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco. Essas informações só podem ser gravadas de uma forma: elas são transformadas em arquivos. Arquivo é apenas a nomenclatura que usamos para definir Informação Gravada. Quando digitamos um texto ou quando desenhamos uma figura no computador, o programa (software) responsável pela operação nos dá o direito de gravar a informação com a qual estamos trabalhando e, após a gravação, ela é transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos.

23 Windows XP – Arquivos e Pastas
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Arquivos e Pastas No momento da gravação, o computador nos pede duas informações para prosseguir com o salvamento: O nome do arquivo e a pasta (diretório) onde ele será salvo. Pasta é o nome que damos a certas “gavetas” no disco. Pastas são estruturas que dividem o disco em várias partes de tamanhos variados, como cômodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas. As pastas são comumente chamadas de Diretórios, nome que possuíam antes. Lembre-se bem: Pastas são “gavetas”, arquivos são “documentos”. Portanto, nunca vai haver um arquivo que tem uma pasta dentro. As pastas guardam os arquivos e não o contrário!

24 / \ | > < * ? : “ Windows XP – Arquivos e Pastas
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Arquivos e Pastas Os arquivos e as pastas devem ter um nome. O nome é dado no momento da criação. A Regra para nomenclatura de arquivos e pastas varia para cada Sistema Operacional. No Windows, os nomes podem conter até 255 caracteres (letras, números, espaço em branco, símbolos), com exceção de: / \ | > < * ? : “

25 SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
Exercícios Dentre os nomes possíveis para arquivos gravados pelo Windows, não está: Relatório.doc Questões variadas.doc Orçamento – 2003.xls Recurso 11/2003.doc Teste.

26 SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
Windows XP – Arquivos e Pastas Arquivos possuem extensões. Extensões são códigos, normalmente de três caracteres, indicativos do formato do arquivo. São separadas do nome do arquivo por um ponto(.). .gif / .jpg / .bmp .doc / .xls / .ppt / .mdb .pdf / .dot / .exe / .txt

27 Os sistemas de arquivos mais conhecidos e cobrados são:
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Sistemas de Arquivos Um sistema de arquivos contém regras e padrões previamente estabelecidos para que o sistema operacional possa gerenciar os dados armazenados. Os sistemas de arquivos mais conhecidos e cobrados são: FAT (ou FAT16), FAT 32, NTFS (Windows)

28 SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
Sistemas de Arquivos Para falarmos de Sistemas de Arquivos, precisamos conhecer primeiro 3 conceitos: Trilhas são os círculos concêntricos que formam o disco e setores são pequenas unidades de armazenamento de dados, organizados nessas trilhas. As trilhas contêm os setores. Cluster é a menor unidade de armazenamento que um sistema operacional pode reconhecer em um disco.

29 • Pode gerenciar aproximadamente 65 mil clusters (65.536).
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Sistemas de Arquivos FAT 16 • Pode gerenciar aproximadamente 65 mil clusters (65.536). • Clusters de 32KB. • Quanto maior o cluster, maior o desperdício de espaço. • Limita o tamanho do disco a 2GB. • Nomes dos arquivos limitados a oito caracteres para o nome e três para a extensão (8.3), como: “arquivos.txt”.

30 • Criada para resolver o problema de limitação de 2GB da FAT16;
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Sistemas de Arquivos FAT 32 • Criada para resolver o problema de limitação de 2GB da FAT16; • Capacidade para gerenciar aproxima-damente 268 mil clusters; • Permite discos de 2 TB; • Permite nomes longos de arquivos com até 255 caracteres; • Tamanho de clusters variado.

31 • Clusters de tamanhos variados (no máximo 4KB).
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Sistemas de Arquivos NTFS • Clusters de tamanhos variados (no máximo 4KB). • Menor desperdício de superfície de disco; • Índice de arquivos mais complexo, com mais recursos que a FAT (segurança). • Sistema mais ro-busto, complexo e seguro que os sis-temas FAT.

32 SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
Sistemas de Arquivos

33 SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
Exercício As permissões de acesso a pastas do Windows XP somente poderão ser aplicadas se o HD tiver formatação com o sistema de arquivo: (A) FAT, somente. (B) FAT 32, somente. (C) NTFS, somente. (D) FAT ou NTFS. (E) FAT 32 ou NTFS.

34 Windows XP – Principais Programas
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Principais Programas Windows Explorer Painel de Controle Ferramenta de Pesquisa Acessórios Calculadora (Cientifica e Normal) Bloco de Notas Wordpad Ferramentas de Sistemas Verificação de Erros (Scandisk) Desfragmentador de Disco Bakcup Limpeza de Disco Restauração do Sistema

35 Windows XP – Windows Explorer
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Windows Explorer Área de Pastas Área de Conteúdo

36 (A) endereços da Web, apenas.
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Exercício Na barra de endereços da janela do Windows Explorer, no sistema operacional Windows XP, pode-se digitar (A) endereços da Web, apenas. (B) caminhos de pastas e arquivos, apenas. (C) endereços da Web, caminhos de pastas e arquivos ou selecionar pastas no botão de opções do lado direito da barra. (D) endereços da Web ou selecionar pastas no botão de opções do lado direito da barra, apenas. (E) endereços da Web ou caminhos de pastas e arquivos, apenas.

37 Criando uma pasta ou arquivo
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Windows Explorer Criando uma pasta ou arquivo Clique em Menu Arquivo, depois em Novo. Aí, você escolherá se quer criar uma pasta, atalho, arquivo.. Clique com o botão direito em uma área vazia da área de conteúdo. Depois, em Novo. Daí, escolha Pasta, Arquivo, etc. Dêem uma olhada no Painel de Tarefas Comuns... Não é só pelo Windows Explorer que você pode criar um arquivo ou pasta. Na área de trabalho, utilizando o botão direito, também conseguimos criar.

38 Windows XP – Windows Explorer
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Windows Explorer Excluindo um arquivo Selecione um arquivo e clique na tecla Delete (ou Del) 2. Clique com o botão direito sobre o arquivo e escolha a opção Excluir. Assim, o arquivo será enviado para a lixeira. Caso você queria excluir sem passar pela lixeira, segure a tecla SHIFT, junto com a tecla Delete. 3. Clique no arquivo, depois no menu Arquivo e depois em Excluir. Todas essas opções não excluem automaticamente o arquivo. Ele é enviado a LIXEIRA. Caso você queria excluir sem passar pela lixeira, segure a tecla SHIFT (em qualquer opção acima).

39 Exercício Renomeando um arquivo
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Exercício Renomeando um arquivo Indique, nas alternativas abaixo, aquela que NÃO permite renomear uma pasta: (A) Clicar na pasta – clicar em arquivo – renomear – digitar o nome novo – pressionar ENTER. (B) Clicar na pasta – digitar o nome novo – pressionar F2 – pressionar ENTER. (C) Clicar na pasta – pressionar F2 – digitar o nome novo – pressionar ENTER. (D) Clicar com o botão direito do mouse na pasta – clicar em renomear no menu de atalho – digitar o novo nome – pressionar ENTER. (E) Selecionar a pasta – clicar no nome da pasta – digitar o novo nome – pressionar ENTER.

40 Windows XP – Windows Explorer
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Windows Explorer Movendo um arquivo 1) Selecione o arquivo 2) clique em 2) ou então nas teclas CRTL+X 2) ou clique com o botão direito sobre o arquivo e escolha a opção Recortar. 3) escolher aonde você vai colocar este arquivo 4) clicar em 4) ou nas teclas CRTL+V 4) ou clique com o botão direito sobre o arquivo e escolha a opção Colar.

41 Windows XP – Windows Explorer
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Windows Explorer Copiando um arquivo 1) Selecione o arquivo 2) clique em 2) ou então nas teclas CRTL+C 2) ou clique com o botão direito sobre o arquivo e escolha a opção Recortar. 3) escolher aonde você vai colocar este arquivo 4) clicar em 4) ou nas teclas CRTL+V 4) ou clique com o botão direito sobre o arquivo e escolha a opção Colar.

42 Windows XP – Ferramentas de Sistemas
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Ferramentas de Sistemas Conjunto de programas utilitários que vêm junto com o Windows XP. Visam “consertar” certos problemas do computador, melhorando seu desempenho.

43 Windows XP – Ferramentas de Sistemas
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Ferramentas de Sistemas Backup – ferramenta de backup nativa do Windows. Permite o agendamento de operações de backup. Desfragmentador do disco – reorganiza os clusters dos arquivos no disco rígido para otimização de seu funcionamento. Restauração do sistema – recurso do Windows que permite que sejam estabelecidos pontos de restauração do sistema. Tarefas agendadas – permite o agendamento de tarefas como abrir programas e realizar backup.

44 Windows XP – Ferramentas de Sistemas
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Ferramentas de Sistemas Assistente para transferência de arquivos e configurações – auxilia na transferência de arquivos e configurações de um computador antigo para um novo. Informações do sistema – exibe informações sobre hardware e software do computador. Não confundir com a janela de propriedades do sistema, que é aberta a partir do Painel de Controle. Limpeza de disco – auxilia na tarefa de liberar espaço em disco, sugerindo a exclusão e compactação de arquivos e pastas.

45 Windows XP – Gerenciador de Tarefas
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Gerenciador de Tarefas O Gerenciador de tarefas é uma ferramenta que nos permite controlar as aplicações que estão sendo executadas nesse momento, o rendimento de nosso computador, a conexão de rede, além de podermos saber quais usuários tem uma sessão iniciada, através dele podemos fechar qualquer aplicação que esteja aberta, mesmo que a mesma esteja travada

46 Windows XP – Painel de Controle
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Windows XP – Painel de Controle

47 (B) gerenciamento de dispositivos. (C) gerenciamento de impressoras.
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Exercício No Windows XP (edição doméstica), o uso da Lente de aumento da Microsoft é objeto de (A) acessibilidade. (B) gerenciamento de dispositivos. (C) gerenciamento de impressoras. (D) configuração de formatos de dados regionais. (E) configuração das propriedades de teclado.

48 (A) Ferramentas administrativas. (B) Opções de pasta.
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Exercício Pressionando o botão direito (destro) do mouse em um espaço vazio do desktop do Windows XP (edição doméstica) e selecionando Propriedades, será exibida uma janela com abas tais como Área de Trabalho e Configurações. Entre outras, será exibida também a aba (A) Ferramentas administrativas. (B) Opções de pasta. (C) Propriedades de vídeo. (D) Painel de controle. (E) Tarefas agendadas.

49 SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
Exercício No MS Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, será (A) movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. (B) movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. (C) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. (D) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. (E) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes.

50 O sistema operacional Windows, 2000 ou XP, pode reconhecer
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Exercício O sistema operacional Windows, 2000 ou XP, pode reconhecer (A) o sistema de arquivo FAT, somente. (B) o sistema de arquivo FAT32, somente. (C) o sistema de arquivo NTFS, somente. (D) os sistemas de arquivo FAT32 e NTFS, somente. (E) os sistemas de arquivo FAT, FAT32 e NTFS.

51 I. da restauração do sistema. II. das atualizações automáticas.
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA Exercício No Windows, a possibilidade de controlar e reverter alterações perigosas no computador pode ser feita por meio I. da restauração do sistema. II. das atualizações automáticas. III. do gerenciador de dispositivos. Está correto o que consta em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III.

52 Módulo II – Processadores de Texto
TRT 2011 FIM DO MÓDULO I PRÓXIMO ENCONTRO: Módulo II – Processadores de Texto


Carregar ppt "SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google