A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modernismo Contexto histórico progresso industrial;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modernismo Contexto histórico progresso industrial;"— Transcrição da apresentação:

1 Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
automóvel, velocidade, máquinas... instabilidade político-econômica (disputa pelo mercado consumidor e de matériaprima); 1914/18 – 1ª Guerra Mundial; 1917 – Rev. Russa;

2 VANGUARDAS ARTÍSTICAS
Nos primeiros 20 anos do séc. XX as espetaculares invenções - automóvel, cinema; máquinas voadoras etc.- provocaram uma euforia e crença no progresso exageradas. Dessa forma, o modo de viver e de encarar a realidade sofreu radicais transformações e a arte voltada para o sonho e para as idéias vigentes no século anterior (positivismo, cientificismo etc.) passaram a ser consideradas ultrapassadas. A máquina tornou-se parte integrante de todos os setores sociais e o conforto passou a ser a preocupação fundamental do homem burguês da época. Esse momento de euforia vivido pela burguesia ficou conhecido como belle époque. Vale lembrar que essa vida agradável e fácil abrangia somente a classes dominantes, o proletariado continuou a ser marginalizado.

3 FUTURISMO 1909 – Itália – Marinetti
exaltação da vida moderna, da velocidade, da máquina; destruição da sintaxe, palavras em liberdade; exaltação da guerra, do militarismo, do patriotismo.

4 MANIFESTO FUTURISTA Nós pretendemos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e a intrepidez. Coragem, audácia, e revolta serão elementos essenciais da nossa poesia. Desde então a literatura exaltou uma imobilidade pesarosa, êxtase e sono. Nós pretendemos exaltar a ação agressiva, uma insônia febril, o progresso do corredor, o salto mortal, o soco e tapa.

5 Os Futuristas em Paris, fevereiro de 1912
Os Futuristas em Paris, fevereiro de (da esquerda para a direita: Luigi Russolo, Carlo Carrà, Filippo Tommaso Marinetti, Umberto Boccioni, Gino Severini.)

6 EXPRESSIONISMO 1910 – Alemanha - Van Gogh, Cézanne, Gaughin;
materialização das imagens nascidas no interior do sujeito; Arte como instrumento de denúncia e de transformação da realidade (recusa da sociedade industrial e da alienação causada por ela); Brasil – Anita Malfatti

7 VAN GOGH GIRASSÓIS / LÍRIOS

8 Anita Malfatti

9 CUBISMO Pablo Picasso organização do mundo – caótico – através de formas geométricas; supressão da lógica aparente – preferência pelo “pensamento-associação”, entre o consciente e o subconsciente; linguagem predominantemente nominal e um tanto caótica; humor, ironia, antiintelectualismo; Brasil – Poesia Concreta – 1960

10 Pablo Picasso

11 DADAÍSMO Tristan Tzara exaltação da liberdade total de criação; negação do passado, do presente e do futuro. Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. (poema dadaísta)

12 SURREALISMO expressão direta dos impulsos criadores do subconsciente e do inconsciente, sem qualquer controle da razão ou do pensamento; ilogismo, livre associação de idéias e de palavras.

13 Salvador Dalí

14 ARTE CONCEITUAL – Duchamp
a roda a fonte


Carregar ppt "Modernismo Contexto histórico progresso industrial;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google