A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Expressionismo abstrato

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Expressionismo abstrato"— Transcrição da apresentação:

1 Expressionismo abstrato
Expressionismo abstrato foi um movimento artístico com origem nos Estados Unidos da América. Ele foi o primeiro movimento especificamente americano a atingir influência mundial e também o que colocou Nova Iorque no centro do mundo artístico. O movimento ganhou este nome por combinar a intensidade emocional do expressionismo alemão com a estética antifigurativa das Escolas abstratas da Europa, como o Futurismo, a Bauhaus e o Cubismo Sintético.

2 Os pintores mais conhecidos do expressionismo abstrato são Arshile Gorky, Jackson Pollock, Philip Guston, Willem de Kooning, Clyfford Still e Wassily Kandinsky. Os artistas incorporavam o emprego de uma palheta agressiva, conjugando traços geométricos e aleatórios da "pintura automática" um empaste pesado e grosseiro de pigmentos sobrepostos. O modo de pintar americano rompeu com a pintura de cavalete e elegeu como suporte a parede ou o chão que permitia que o artista tivesse uma resistência dura para trabalhar dos quatro lados, passando a estar literalmente "na" ou dentro da pintura. Utilizavam novos pigmentos, como o pesado empaste feito de areia, vidro moído e cinza vulcânica.

3 POLLOCK, Jakson.

4 POLLOCK, Jakson.

5 A action painting americana não representa nem exprime uma realidade objetiva ou subjetiva: descarrega uma tensão que se acumulou no artista. É ação não-projetada numa sociedade em que tudo é projetado; é reação violenta do artista-intelectual contra o artista-técnico, o desenhista industrial que se integrou ao sistema e dedica-se a tornar os produtos de consumo mais apetecíveis.

6 Em suma, a arte americana é o momento do mal-estar
Em suma, a arte americana é o momento do mal-estar. Pollock não utiliza a pintura para exprimir conceitos e juízos: desafoga sua cólera contra a sociedade do projeto, fazendo de sua pintura uma ação não-projetada e não garantida contra o risco. A técnica-antitécnica de Pollock opõe ao projeto não a casualidade, e sim o comportamento coordenado do artista e seus materiais. A margem de acaso é mínima: é o pintor que escolhe as cores, dosa suas quantidades, determina com seus gestos o tipo de mancha que produzirão, ao cair de cima sobre a tela.

7 KANDINSKY, Wassily, Sem título (Primeira aquarela abstrata), 1910-1913
KANDINSKY, Wassily, Sem título (Primeira aquarela abstrata), Lápis, aquarela e nanquim sobre papel; 49,6 x 64,8cm, Museu Nacional de Arte Moderna, Paris.


Carregar ppt "Expressionismo abstrato"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google