A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder."— Transcrição da apresentação:

1 Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

2 Habilidade 10: Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico – geográfica. Reconhecer: identificar, distinguir... HABILIDADE = AÇÃO

3 (UEL – 2006) O quadro abaixo, criado pelo italiano Giuseppe Pellizza, é uma expressiva representação da emergência dos movimentos sociais no final do século XIX, ao mostrar uma multidão de trabalhadores que, determinadamente, avança para reivindicar seus direitos. Esse fenômeno de desenvolvimento das organizações coletivas, como o movimento sindical e os partidos políticos, teve início na Europa e Estados Unidos do século XIX, espalhando-se por todo o mundo ocidental.

4 Fonte: SCOTTI, A. Il Quarto Stato di Giuseppe Pellizza da Volpedo
Fonte: SCOTTI, A. Il Quarto Stato di Giuseppe Pellizza da Volpedo. Milano: TEA Arte, 1998.

5 Qual das afirmativas abaixo corresponde às condições sociais daquele período?
a) A rígida estratificação social impedia que os camponeses procurassem trabalho fora dos limites feudais. b) A estagnação do setor econômico-produtivo, centralizado num mundo agrário incapaz de atender às necessidades humanas de subsistência. c) Leis trabalhistas que reconheciam os direitos dos homens, mulheres e crianças. d) As péssimas condições de vida dos mais pobres, com longas jornadas de trabalho e precárias condições de habitação. e) A expansão dos governos democráticos, abertos à participação popular e à inclusão dos mais pobres na política.

6 ENEM O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política. Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas. (Adaptado de Ciência e Cultura, 2004)

7 De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características (A) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista. (B) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações. (C) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens. (D) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso. (E) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.


Carregar ppt "Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google