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The 21 Irrefutable Laws of Leadership Apresentação sobre um livro de John C. Maxwell.

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2 The 21 Irrefutable Laws of Leadership Apresentação sobre um livro de John C. Maxwell

3 Lei do Limite A capacidade de liderança de um indivíduo determina o seu nível de eficácia.

4 Lei do Limite Quanto mais alto se quer chegar mais necessária é a capacidade de liderança. Quanto mais impacto se quer ter mais influência é necessária.

5 Lei do Limite

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7 Para mudar o rumo de uma organização, mude-se o líder.

8 Lei da Influência A verdadeira unidade de medida da capacidade de liderança é a influência - nada mais, nada menos.

9 Lei da Influência Cinco mitos sobre liderança 1.Mito do gestor 2.Mito do empreendedor 3.Mito do crâneo 4.Mito do pioneiro 5.Mito da posição

10 Lei do Processo A liderança não se desenvolve num dia, desenvolve-se dia-a-dia.

11 Lei do Processo É a capacidade de desenvolver e melhorar as suas próprias capacidades que distingue os líderes dos seguidores. Os líderes de sucesso são pessoas que estão continuamente a aprender, a melhorar as suas capacidades.

12 Lei do Processo

13 Lei da Navegação Qualquer um pode levar o barco, mas é necessário um líder para traçar o rumo.

14 Lei da Navegação Baseiam-se na experiência vivida Ouvem o que os outros têm a dizer Examinam as condições antes de assumirem compromissos Certificam-se de que as suas conclusões representam uma visão realista

15 Lei da Navegação P redetermine a course of action L ay out your goals A djust your priorities N otify key personnel A llow time for acceptance H ead into action E xpect problems A llways point to successes D aily review your plan

16 Lei de E.F. Hutton Quando o verdadeiro líder fala, as pessoas ouvem.

17 Líderes posicionais Falam primeiro Precisam da influência do verdadeiro líder para conseguir com que as coisas sejam feitas Só influenciam os outros líderes posicionais Líderes reais Falam mais tarde Só precisam da sua própria influência para conseguir com que as coisas sejam feitas Influenciam todas as pessoas Quem é o líder ? Quem é o líder ?

18 Lei de E.F. Hutton Carácter – quem são Relações – quem conhecem Conhecimento – o que sabem Intuição – o que sentem Experiência – onde estiveram Sucessos – o que fizeram Capacidade – o que podem fazer

19 Lei da Confiança A confiança é o alicerce da liderança.

20 Lei da Confiança Para construir relações de confiança, um líder tem que exibir competência, ligação com as pessoas e carácter. As pessoas toleram erros honestos, mas quando se trai a sua confiança será bastante difícil readquiri-la. Pode-se enganar um superior mas nunca se pode enganar os colegas ou subordinados. O carácter é necessário para gerar confiança. E a confiança é necessária para haver liderança O carácter é necessário para gerar confiança. E a confiança é necessária para haver liderança.

21 Lei da Confiança O carácter transmite consistência O carácter transmite potencial O carácter transmite respeito O carácter do líder transmite várias coisas aos seus seguidores:

22 Lei do Respeito As pessoas naturalmente seguem líderes mais fortes que elas próprias.

23 Lei do Respeito

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26 Lei da Intuição Os líderes avaliam todas as situações com um leadership bias.

27 Lei da Intuição Leitores da sua situação Leitores de tendências Leitores de recursos Leitores de pessoas Leitores deles próprios

28 Lei da Intuição Aqueles que vêm as coisas naturalmente Aqueles que são desenvolvidos para as verem Aqueles que nunca as verão Três níveis de intuição:

29 Lei do Magnetismo Uma pessoa atrai outras parecidas com ela.

30 Lei do Magnetismo Atitude Geração Background Valores Experiência de vida Capacidade de liderança No que é que somos parecidos ?

31 Lei do Magnetismo Acha que as pessoas que atrai poderiam ser melhores ? Desenvolva as suas capacidades.

32 Lei da Ligação Um líder atinge o coração das pessoas antes de lhes pedir ajuda.

33 Lei da Ligação Quanto mais forte é a relação entre indivíduos mais provável é que o seguidor queira ajudar o líder. As pessoas não dão importância ao que o líder sabe até perceberem o quanto ele se preocupa.

34 Lei da Ligação Um líder tem que perceber que a sua relação com um grupo de pessoas deve ser um conjunto de relações individuais. É da responsabilidade do líder, tomar a iniciativa de relacionamento com as pessoas.

35 Lei da Ligação Resultados da Lei da Ligação: Entre os empregados há lealdade e uma ética no trabalho bastante forte. A visão do líder torna-se a aspiração das pessoas. O impacto é incrível. Para se liderar a si próprio, use a cabeça; para liderar os outros, use o coração.

36 Lei do Círculo Próximo O potencial de um líder é determinado pelo círculo de pessoas que lhe são mais próximas.

37 Lei do Círculo Próximo Potencial – Aqueles que se estimulam a si próprios Pensamento positivo – Aqueles que levantam o moral na organização Valor pessoal – Aqueles que estimulam o líder Valor de produção – Aqueles que estimulam os outros Valor de multiplicação – Aqueles que estimulam pessoas que estimulam outras pessoas Pessoas importantes no círculo próximo:

38 Lei do Círculo Próximo

39 Lei do Empowerment Só os líderes seguros dão poder às outras pessoas.

40 Lei do Empowerment Desejo de segurança no emprego Resistência à mudança Perda de auto-estima Forças de bloqueio ao empowerment:

41 Lei do Empowerment Só acontecem coisas extraordinárias quando se dá poder às pessoas. A chave para dar poder aos outros é uma grande crença nas pessoas.

42 Lei da Reprodução É necessário um líder para gerar outro líder.

43 Lei da Reprodução

44 Por vezes não reconhecem o valor de desenvolver outros líderes. Outros dão tanto aos seus seguidores que não lhes sobra nada para o seu key staff. Outros não são suficientemente seguros. (Lei do Empowerment). Porque é que nem todos os líderes desenvolvem outros líderes ?

45 Lei da Reprodução We teach what we know – we reproduce what we are.

46 Lei da Reprodução Veja as coisas de um nível alto – veja a big picture. Atraia pessoas com potencial para liderar. Crie um ambiente propício ao desenvolvimento de líderes. Como desenvolver outros líderes ?

47 Lei do Comprometimento As pessoas compromentem-se primeiro com o líder, depois com a sua visão.

48 Lei do Comprometimento

49 Não é suficiente a um líder ter uma grande visão e uma grande causa para que as pessoas o sigam. Primeiro tem que se tornar um líder melhor e reconhecido pelas pessoas. É o preço que tem que se pagar se se quer ter a oportunidade de concretizar uma visão.

50 Lei da Vitória Os líderes encontram uma forma para que a sua equipa vença.

51 Lei da Vitória Unidade de visão Diversidade de capacidades Um líder dedicado à vitória e estimulando as pessoas a dar o seu máximo Três componentes para a vitória.

52 Lei da Vitória What is our aim ? – I answer in one word: victory – victory at all costs, victory inspite of all terror, victory, however long and hard the road may be; for without victory, there is no survival. – Winston Churchill

53 Lei do Big Mo O Momentum é o melhor amigo do líder.

54 Lei do Big Mo Só um líder é que consegue criar momentum. If you cant make some heat, get out of the kitchen.

55 Lei do Big Mo Faz com que os líderes pareçam melhores do que realmente são. Ajuda os seguidores a desempenhar melhor do que aquilo que são capazes. É mais fácil mantê-lo do que iniciá-lo. É o agente de mudança mais poderoso. Verdades sobre o momentum:

56 Lei das Prioridades Os líderes compreendem actividade que actividade não conduz necessariamente à concretização de objectivos.

57 Lei das Prioridades Lei de Pareto (80-20). Técnica dos três Rs. medir a actividade definir prioridades Duas técnicas para medir a actividade pessoal (e organizacional) e definir prioridades:

58 Lei das Prioridades What is Required ? What gives the greatest Return ? What brings the greatest Reward ? Técnica dos três Rs:

59 Lei das Prioridades Os líderes nunca se desenvolvem ao ponto de deixarem de ter que estabelecer prioridades. As prioridades de um líder e da sua organização devem ser objecto de revisão regular.

60 Lei do Sacrifício Um líder tem que sacrificar para avançar.

61 Lei do Sacrifício O sacrifício é uma constante na liderança. Não é um pagamento a pronto, é um processo contínuo. Sempre que saiba que o passo a dar é o necessário, não hesite em fazer o sacrifício.

62 Lei do Sacrifício Os líderes que querem chegar mais alto sabem que não sacrificarão apenas coisas materiais, sabem que terão que perder alguns dos seus direitos e principalmente, o direito de pensar em si próprios.

63 Lei do Sacrifício

64 É necessário sacrifício para chegar ao topo, mas ainda é necessário mais sacrifício para se manter no topo. For everything you have missed, you have gained something else; and for everything you gain, you lose something. – Ralph Waldo Emerson

65 Lei do Timing Quando Quando liderar, é tão importante como o que fazer e que direcção tomar.

66 Lei do Timing

67 Ler uma situação e saber o que fazer não é suficiente para se ter sucesso na liderança. Só a acção correcta no momento certo terá sucesso. Tudo o resto terá um preço alto a pagar. É a Lei do Timing.

68 Lei do Crescimento Explosivo Para adicionar valor à organização, lidere seguidores – para multiplicá-lo, lidere líderes.

69 Lei do Crescimento Explosivo

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72 Lei do Legado O valor que permanece, de um líder, é medido por sucessão.

73 Lei do Legado Lideram a organização numa perspectiva de longo curso. Criam uma cultura de liderança. Sacrificam-se hoje para assegurar o sucesso de amanhã. Valorizam a liderança em equipa sobre a liderança individual. Deixam a organização de cabeça levantada. Os líderes que deixam um legado...

74 Lei do Legado Um legado só é criado quando um líder coloca a sua organização num estado em que é capaz de fazer grandes coisas sem ele. De todas as leis da liderança, a Lei do Legado é aquela que menos líderes aprendem.


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