Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Conjunto de estruturas
Sistema Educativo composto utiliza objectivos é Lei de Bases Conjunto de estruturas e acções organizadas Desenvolvimento: Personalidade Sentido social e democrático Conjunto de Meios estabelece permitem da responsabilidade Regras Gerais da Educação Direito à Educação Entidades públicas e privadas Sob coordenação Ministério Da Educação
2
Sistema Educativo Os Princípios: Âmbito geográfico: Gerais
Organizativos Âmbito geográfico: Território Português. Comunidades Portuguesas no estrangeiro. Locais onde existe interesse pela cultura portuguesa.
3
Igualdade de oportunidades de sucesso e acesso escolares.
Promoção do espírito democrático e crítico. Igualdade de oportunidades de sucesso e acesso escolares. Princípios Gerais Direito à educação e à cultura. Cidadania. Garantir a liberdade de aprender e ensinar: isenta de ideais políticos, religiosos,etc. b) direito à criação de escolas particulares e cooperativas.
4
Princípios Organizativos
Defesa da identidade nacional e noção de patriotismo Assegurar a formação cívica e moral. Princípios Organizativos Direito a uma formação profissional Contribuir para a realização pessoal Descentralizar estruturas e acções educativas. Assegurar o direito à diferença Participação activa de todos os intervenientes no processo educativo.
5
Sistema Educativo Compreende:
Educação Pré-Escolar Educação Escolar Educação Extra-Escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Universitário Modalidades Especiais
6
(Escolaridade Obrigatória)
Sistema Educativo 18 Anos Universitário Ensino Superior 15 Anos Ensino Secundário Politécnico 6 Anos Cursos do ensino secundário Ensino Básico (Escolaridade Obrigatória) 3 Anos 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Educação Pré-escolar
7
Educação Pré-Escolar Não é obrigatório
Não possui um programa oficial, apenas orientações pedagógica e técnicas Compreende as idades dos 3 anos até à idade de ingresso na educação escolar
8
Educação Pré-escolar - criar a rede do Ensino pré-escolar
É da responsabilidade do Estado (Ministério de Educação): - criar a rede do Ensino pré-escolar - apoiar e subsidiar - Fiscalizar o cumprimento e aplicação dos aspectos pedagógicos e técnicos.
9
Rede de educação pré-escolar
10
Educação Pré-escolar Objectivos
Estimular as capacidades e o desenvolvimento de cada criança. Contribuir para a estabilidade e a segurança afectivas da criança. Fomentar integração e participação da criança no meio envolvente.
11
Educação Pré-escolar Desenvolver a formação cívica e moral da criança
Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e colectiva. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidade e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.
12
Educação Escolar Ensino Básico
Universal, obrigatório, gratuito e tem duração de nove anos. (Obrigatoriedade da sua frequência termina aos 15 anos) Compreende três ciclos sequenciais Duração Organização Objectivos Específicos 1º Ciclo 4 anos Professor único Desenvolvimento da linguagem oral, iniciação à leitura, escrita e cálculo. 2ºCiclo 2 anos Professor por área disciplinar Formação humanística, artística, física e desportiva, cientifica e tecnológica. 3ºCiclo 3 anos Professor por disciplina Formação humanística, artística, física e desportiva, cientifica e tecnológica numa perspectiva de prosseguimento dos estudos ou laboral
13
Objectivos gerais Formação geral comum a todos portugueses que permita o desenvolvimento: Formação e inter-relação Introdução de línguas estrangeiras Interesses e aptidões Capacidade de raciocínio Memória Espírito crítico Criatividade Sentido moral e estético Solidariedade social Identidade e cultura nacional O saber e o saber fazer Teoria e prática Cultura escolar e cultura do quotidiano
14
Educação Escolar Ensino Secundário Organização: - Duração de três anos
Objectivos: - Aprofundamento do saber assente no estudo, na reflexão crítica e na experimentação. - Formar e sensibilizar para a realidade concreta da vida regional, nacional e internacional. - Favorecer a orientação e formação profissional. Organização: - Duração de três anos - Organizado em duas vias: Progressão dos estudos Vida activa - Professor por disciplina. - Atribuição de diploma
15
Educação Escolar Ensino Superior Objectivos Gerais:
Formar diplomados em diferentes áreas de conhecimento e inserção em sectores profissionais. Incentivar trabalho de pesquisa e investigação científica. O Ensino Superior compreende: Ensino Politécnico Fomenta o desenvolvimento das capacidades de concepção e de inovação e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações Ensino Universitário: Fomenta o desenvolvimento das capacidades de concepção, de inovação e de análise crítica.
16
Acesso: -Indivíduos habilitados com o curso do ensino secundário - Indivíduos com equivalente habilitação que façam prova de capacidade para sua frequência - Maiores de 23 anos que façam prova de capacidade para a sua frequência - Titulares de qualificações pós-secundárias apropriadas Organização: - A formação nos estabelecimento de ensino superior adopta o sistema europeu de créditos, que são unidades de medida do trabalho do estudante.
17
Graus Académicos Grau Ensino Duração Acesso Licenciatura Mestrado
Universitário e Politécnico Seis a oito semestres Mestrado Três a quatro semestres Titulares de grau licenciado Doutoramento Universitário Não inferior a seis semestres Titulares de grau de mestre
18
Modalidades Especiais
Educação Escolar Integra Modalidades Especiais Constituída por: - Educação especial - Formação profissional - Ensino recorrente de adultos - Ensino a distância - Ensino português no estrangeiro
19
Educação Especial Organização: - Integrado em estabelecimentos regulares de ensino - Estabelecimentos específicos Objectivo Recuperação e a integração sócio-educativas dos indivíduos com necessidades educativas especiais devidas a deficiências físicas e mentais.
20
Formação Profissional
Organização Acesso: - Indivíduos com escolaridade obrigatória. - Indivíduos sem escolaridade obrigatória dentro da idade limite desta. - Trabalhadores com perspectivas de aperfeiçoamento ou reconversão profissional. Objectivo Integração dinâmica no mundo do trabalho pela aquisição de conhecimentos e de competências profissionais em resposta às necessidades nacionais.
21
Ensino Recorrente de Adultos
Objectivo Para indivíduos que não tiveram oportunidade de frequentar ou finalizar o sistema de educação escolar na devida idade normal de formação. Ensino a Distância Objectivo Constitui uma forma de complementar do ensino regular utilizando recursos multimédia e tecnologias de informação.
22
Ensino Português no estrangeiro
Objectivo Promover a divulgação da língua e da cultura portuguesa no estrangeiro, através: Inclusão nos planos curriculares de outros países Criação de escolas portuguesas nos países de língua oficial portuguesa
23
Desenvolvimento e Complementaridade à formação escolar.
Educação Extra-Escolar Desenvolvimento e Complementaridade à formação escolar.
24
Educação Extra-Escolar
Objectivos -Proporcionar oportunidades educativas e profissionais para frequência ou finalização do sistema regular educativo; - Desenvolver aptidões tecnológicas e culturais; - Incentivar atitudes de solidariedade social e comunitária;
25
Actividades Extra-escolares
Educação Extra-Escolar Actividades Extra-escolares Como? Estruturas de extensão cultural do sistema educativo Sistemas abertos: - Meios de comunicação social - Tecnologias educativas Quem? Autarquias Associações culturais, recreativas, de pais, etc. Organizações juvenis, sindicais e confessionais, etc
26
Trabalho realizado por:
Catarina Pereira, nº12943 Sandra Saraiva, nº14485
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.