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Sistema Educativo Conjunto de Meios Lei de Bases Regras Gerais da Educação Desenvolvimento: Personalidade Sentido social e democrático Direito à Educação.

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1 Sistema Educativo Conjunto de Meios Lei de Bases Regras Gerais da Educação Desenvolvimento: Personalidade Sentido social e democrático Direito à Educação Conjunto de estruturas e acções organizadas Entidades públicas e privadas Ministério Da Educação composto estabelece objectivosé permitem utiliza da responsabilidade Sob coordenação

2 Sistema Educativo Âmbito geográfico: Território Português. Comunidades Portuguesas no estrangeiro. Locais onde existe interesse pela cultura portuguesa. Os Princípios: Gerais Organizativos

3 Princípios Gerais Direito à educação e à cultura. Igualdade de oportunidades de sucesso e acesso escolares. Cidadania. Promoção do espírito democrático e crítico. Garantir a liberdade de aprender e ensinar: a)isenta de ideais políticos, religiosos,etc. b) direito à criação de escolas particulares e cooperativas.

4 Princípios Organizativos Defesa da identidade nacional e noção de patriotismo Assegurar a formação cívica e moral. Descentralizar estruturas e acções educativas. Assegurar o direito à diferença Direito a uma formação profissional Contribuir para a realização pessoal Participação activa de todos os intervenientes no processo educativo.

5 Sistema Educativo Compreende: Educação Pré-Escolar Educação Escolar Educação Extra-Escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Universitário Modalidades Especiais

6 Sistema Educativo Educação Pré-escolar Ensino Básico (Escolaridade Obrigatória) Ensino Secundário Ensino Superior 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Cursos do ensino secundário Universitário Politécnico 3 Anos 6 Anos 15 Anos 18 Anos

7 Não é obrigatório Não possui um programa oficial, apenas orientações pedagógica e técnicas Compreende as idades dos 3 anos até à idade de ingresso na educação escolar Educação Pré-Escolar

8 É da responsabilidade do Estado (Ministério de Educação): - criar a rede do Ensino pré-escolar - apoiar e subsidiar - Fiscalizar o cumprimento e aplicação dos aspectos pedagógicos e técnicos. Educação Pré-escolar

9 Rede de educação pré-escolar Educação Pré-escolar

10 Objectivos Estimular as capacidades e o desenvolvimento de cada criança. Contribuir para a estabilidade e a segurança afectivas da criança. Fomentar integração e participação da criança no meio envolvente. Educação Pré-escolar

11 Desenvolver a formação cívica e moral da criança Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e colectiva. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidade e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança. Educação Pré-escolar

12 Educação Escolar Ensino Básico Universal, obrigatório, gratuito e tem duração de nove anos. (Obrigatoriedade da sua frequência termina aos 15 anos) Compreende três ciclos sequenciais DuraçãoOrganizaçãoObjectivos Específicos 1º Ciclo 4 anosProfessor únicoDesenvolvimento da linguagem oral, iniciação à leitura, escrita e cálculo. 2ºCiclo 2 anosProfessor por área disciplinar Formação humanística, artística, física e desportiva, cientifica e tecnológica. 3ºCiclo 3 anosProfessor por disciplina Formação humanística, artística, física e desportiva, cientifica e tecnológica numa perspectiva de prosseguimento dos estudos ou laboral

13 Objectivos gerais Formação geral comum a todos portugueses que permita o desenvolvimento: -Interesses e aptidões -Capacidade de raciocínio -Memória -Espírito crítico -Criatividade -Sentido moral e estético - Solidariedade social -Identidade e cultura nacional Formação e inter-relação -O saber e o saber fazer - Teoria e prática -Cultura escolar e cultura do quotidiano Introdução de línguas estrangeiras

14 Educação Escolar Organização: - Duração de três anos - Organizado em duas vias: 1.Progressão dos estudos 2.Vida activa - Professor por disciplina. - Atribuição de diploma Ensino Secundário Objectivos: - Aprofundamento do saber assente no estudo, na reflexão crítica e na experimentação. - Formar e sensibilizar para a realidade concreta da vida regional, nacional e internacional. - Favorecer a orientação e formação profissional.

15 Educação Escolar Ensino Superior Objectivos Gerais: -Formar diplomados em diferentes áreas de conhecimento e inserção em sectores profissionais. -Incentivar trabalho de pesquisa e investigação científica. O Ensino Superior compreende: Ensino Universitário : Fomenta o desenvolvimento das capacidades de concepção, de inovação e de análise crítica. Ensino Politécnico Fomenta o desenvolvimento das capacidades de concepção e de inovação e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações

16 Acesso: - Indivíduos habilitados com o curso do ensino secundário - Indivíduos com equivalente habilitação que façam prova de capacidade para sua frequência - Maiores de 23 anos que façam prova de capacidade para a sua frequência - Titulares de qualificações pós-secundárias apropriadas Organização : - A formação nos estabelecimento de ensino superior adopta o sistema europeu de créditos, que são unidades de medida do trabalho do estudante.

17 Graus Académicos GrauEnsinoDuraçãoAcesso Licenciatura Universitário e Politécnico Seis a oito semestres Mestrado Universitário e Politécnico Três a quatro semestres Titulares de grau licenciado Doutoramento UniversitárioNão inferior a seis semestres Titulares de grau de mestre

18 Educação Escolar Modalidades Especiais Integra - Educação especial - Formação profissional - Ensino recorrente de adultos - Ensino a distância - Ensino português no estrangeiro Constituída por:

19 Educação Especial Organização: - Integrado em estabelecimentos regulares de ensino - Estabelecimentos específicos Objectivo Recuperação e a integração sócio-educativas dos indivíduos com necessidades educativas especiais devidas a deficiências físicas e mentais.

20 Formação Profissional Organização - Acesso: - Indivíduos com escolaridade obrigatória. - Indivíduos sem escolaridade obrigatória dentro da idade limite desta. - Trabalhadores com perspectivas de aperfeiçoamento ou reconversão profissional. Objectivo Integração dinâmica no mundo do trabalho pela aquisição de conhecimentos e de competências profissionais em resposta às necessidades nacionais.

21 Ensino Recorrente de Adultos Objectivo Para indivíduos que não tiveram oportunidade de frequentar ou finalizar o sistema de educação escolar na devida idade normal de formação. Ensino a Distância Objectivo Constitui uma forma de complementar do ensino regular utilizando recursos multimédia e tecnologias de informação.

22 Ensino Português no estrangeiro Objectivo Promover a divulgação da língua e da cultura portuguesa no estrangeiro, através: - Inclusão nos planos curriculares de outros países - Criação de escolas portuguesas nos países de língua oficial portuguesa

23 Desenvolvimento e Complementaridade à formação escolar. Educação Extra-Escolar

24 Objectivos - Proporcionar oportunidades educativas e profissionais para frequência ou finalização do sistema regular educativo; - Desenvolver aptidões tecnológicas e culturais; - Incentivar atitudes de solidariedade social e comunitária; Educação Extra-Escolar

25 Actividades Extra-escolares Como? -Estruturas de extensão cultural do sistema educativo -Sistemas abertos: - Meios de comunicação social - Tecnologias educativas Quem? -Autarquias -Associações culturais, recreativas, de pais, etc. -Organizações juvenis, sindicais e confessionais, etc Educação Extra-Escolar

26 Trabalho realizado por: Catarina Pereira, nº12943 Sandra Saraiva, nº14485


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