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Módulo I Capítulo 1: Introdução ao curso

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Apresentação em tema: "Módulo I Capítulo 1: Introdução ao curso"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo I Capítulo 1: Introdução ao curso
William Ivanski Curso de Programação C# Módulo I Capítulo 1: Introdução ao curso

2 Sumário Sobre mim Tendências Plataforma .NET Plataforma Mono Conceitos

3 Sobre mim Moro em Curitiba Formado em Ciência da Computação pela UFPR
Programador há 8 anos Há 3 anos com C# Forte conhecimento em Linux, bancos de dados e redes Gosto muito de ensinar Sou dedicado, obstinado e primo pela qualidade em tudo que eu faço

4 Tendências Programador = a profissão do futuro!
GDP 30/05/2012: “A profissão mais promissora” GDP 29/12/2013: “10 profissões em alta em 2014” Até 2020 nos EUA (code.org): 1,4 milhões de empregos em programação 400 mil profissionais Programação está entre as carreiras mais bem pagas Vagas de emprego em programação crescem 2x mais que a média

5 Tendências Mercado de trabalho gradativamente exigindo conhecimentos em múltiplas plataformas Windows ainda é maioria em computadores pessoais Linux domina servidores Empresas de todos os tamanhos utilizando ferramentas de código aberto

6 Tendências - PCs

7 Tendências - Servidores

8 Plataforma .NET (Microsoft)
Lançado em 13/02/2002, foi uma resposta ao Java Plataforma única para desenvolvimento e execução de aplicativos Todo código gerado para .NET pode ser rodado em qualquer dispositivo que tenha essa plataforma Linguagem C# criada por Anders Hejlsberg (criador do Delphi)

9 Plataforma .NET (Microsoft)
Consiste de dois componentes principais: CLR (Common Language Runtime) FCL (Framework Class Library) Essa arquitetura é capaz de executar 33 linguagens de programação diferentes C#, VB, Java, C++, Python, Pascal, Delphi... Também permite o desenvolvimento de aplicações web

10 Plataforma Mono Lançado em 30/06/2004 por Miguel de Icaza
Implementação de código aberto do .NET, usando engenharia reversa Roda em: Windows, Linux, Mac OS X, BSD, Solaris, Nintendo Wii, Sony PS3, iOS, Android... Suporta 3 linguagens: C#, VB e Python

11 Conceitos Programa: conjunto dos arquivos binários e periféricos armazenados no disco rígido. Um programa tem as seguintes características: É escrito em uma determinada linguagem; O texto escrito pelo programador chama-se código-fonte; Possui um arquivo executável.

12 Conceitos Linguagem: conjunto de palavras e regras sintáticas para se escrever um programa. Código-fonte: texto escrito em uma determinada linguagem por um programador, com um conjunto de instruções a serem realizadas pelo programa. Compilador: programa especial que converte o código-fonte que o programador escreveu em um arquivo binário.

13 Conceitos Editor de texto: programa em que o usuário pode escrever em texto sem formatação. Terminal: tela em que o usuário pode digitar comandos e obter a resposta. IDE (Integrated Development Environment): Ambiente de Desenvolvimento Integrado, é um programa que facilita bastante a programação.

14 Conclusão Área de atuação do profissional de programação é gigantesca
Grande variedade de tecnologias A programação caminha para independência de SO, vinculando o programador a uma plataforma Uma vez compilado, o aplicativo roda em qualquer dispositivo que tenha a plataforma instalada

15 Referências [1] GDP 30/05/ [2] GDP 29/12/ [3] Code.org, iniciativa global para ensinar programação

16 Referências [4] Uso de sistemas operacionais. [5] 4 Razões Dizer Sim ao Código Aberto. [6] Plataforma .NET.

17 Referências [7] Plataforma Mono. [8] O que é Mono? [9] C#. [10] Anders Hejlsberg. [11] Miguel de Icaza.


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