A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reprodução médica assistida Quais as implicações morais, legais e bioéticas da manipulação da fertilidade humana?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reprodução médica assistida Quais as implicações morais, legais e bioéticas da manipulação da fertilidade humana?"— Transcrição da apresentação:

1 Reprodução médica assistida Quais as implicações morais, legais e bioéticas da manipulação da fertilidade humana?

2 Reprodução médica assistida Os rapazes procuram as raparigas. Os espermatozóides correm ao encontro do óvulo. Era esta a história da reprodução humana, até ao dia em que o professor Robert Edwards, fisiologista da Universidade de Cambridge materializou o milagre da concepção numa proveta.

3 Reprodução médica assistida Novembro 1977- Fecundação numa proveta, de um óvulo extraído de Lesley por um espermatozóide do marido. 25 Julho 1978- Nascimento de Louise no Hospital Geral de Oldham. 1987- Nascimento de Carlos Saleiro (primeiro bebé- proveta português). (In Super Interessante de Janeiro de 2004, nº 69)

4 A incapacidade de procriar constitui para muitos indivíduos uma importante e prolongada crise de vida. (In Biodesafios, 2ª edição)

5 Reprodução médica assistida Conjunto de técnicas que visam obter uma gestação substituindo ou facilitando uma etapa deficiente no processo reprodutivo. Técnicas: - Inseminação artificial; - Fecundação in vitro; - Microinjecção.

6 Técnicas de Reprodução médica assistida Inseminação artificial - Deposição de esperma, previamente processado, directamente na cavidade uterina, facilitando o transporte dos gâmetas masculinos que assim não atravessam o muco cervical que pode ser hostil. - Permite aumentar o número de espermatozóides móveis dentro da cavidade uterina o que facilita o encontro dos espermatozóides com o óvulo. Esta técnica é utilizada em: – casos de incapacidade do parceiro ejacular no interior da vagina da sua parceira; –distúrbios ovulatórios ou alterações no muco cervical, que vão impedir a livre penetração dos espermatozóides no útero; –determinadas alterações na qualidade do sémen ou das trompas uterinas.

7 Técnicas de Reprodução médica assistida Fecundação in vitro - O esperma e os oócitos II são misturados fora do organismo humano. Depois da fecundação, os embriões são transferidos para o útero ou trompas maternas, para ocorrer nidação.


Carregar ppt "Reprodução médica assistida Quais as implicações morais, legais e bioéticas da manipulação da fertilidade humana?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google