A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literatura : expressão de uma época

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literatura : expressão de uma época"— Transcrição da apresentação:

1 Literatura : expressão de uma época

2 Trovadorismo Literatura oral para entreter os homens e as mulheres da nobreza Criação de estruturas literárias equivalentes às da relação de vassalagem As cantigas líricas são divididas em: cantigas de amor e de amigo

3 — "Ó maldito o primeiro que no mundo Nas ondas vela pôs em seco lenho, Dino da eterna pena do profundo, Se é justa a justa lei, que sigo e tenho! Nunca juízo algum alto e profundo, Nem cítara sonora, ou vivo engenho, Te dê por isso fama nem memória, Mas contigo se acabe o nome e glória.

4 Quinhentismo A Carta é exemplo do deslumbramento do europeu diante do Novo Mundo. Contudo, apresenta informações equivocadas. Em princípio, Caminha se desculpa pela Carta, a qual considera "inferior". O escrivão documenta os traços de terra e o momento de vista da terra (quando se avistou o Monte Pascoal, a que deu-se o nome de Terra de Vera Cruz). Os portugueses seguem até à praia, onde acontece o primeiro contato com os índios, quando os portugueses praticam o primeiro escambo com os índios brasileiros. Menciona-se também o pau-brasil e é narrada a Primeira Missa na nova terra.

5

6 Barroco brasileiro Vieira o engenhoso pregador português
Os sermões de Vieira ficaram famosos pela argumentação engenhosa e pela retórica perfeita O domínio das palavras garantiu ao jesuíta entrada nas cortes Gregório de Matos teve sólida formação cultural Aborda valores mundanos e as tensões de seu tempo Os poemas satíricos lhe deram fama Ficou conhecido como “Boca do Inferno”

7 Convenções árcades Bucolismo Pastoralismo Fugere urbem
Aurea mediocritas Carpe diem Paganismo Racionalismo Idéias iluministas Idealização amorosa

8 O Árcade Tomás Gonzaga Os versos de Marília de Dirceu são a razão de seu sucesso literário As liras que compõem essa obra recontam a paixão do poeta pela jovem Maria Gonzaga Dorotéia Nos versos do poema, vemos inúmeras referências ao gado que pasta, aos pastores, à vida tranqüila e natural Nas “Cartas Chilenas” os desmandos morais e administrativos do governador são duramente criticados de forma satírica


Carregar ppt "Literatura : expressão de uma época"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google