A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP Disciplina: Monograf ia Professora: Msc. Márcia Cristiane da Silva Galindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP Disciplina: Monograf ia Professora: Msc. Márcia Cristiane da Silva Galindo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP Disciplina: Monograf ia Professora: Msc. Márcia Cristiane da Silva Galindo

3 1-Problema; 2-Justificativa; 3-Objetivos; 4-Hipóteses; 5-Metodologia; 6-Plano de Ideias; 7-Validação; 8-Conclusões e Recomendações; 9-Observações Diversas. PLANO DA EXPOSIÇÃO

4 1-PROBLEMA “O problema é o ponto de partida da pesquisa”. (Apostila LED, p. 77) “A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se têm informações para solucioná-lo”. (Apostila LED, p. 20)

5 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA Qual é o problema que pretende resolver? Cunho mais teórico/básico? Cunho mais prático/empresarial? Por que isto é um problema? Não será apenas uma falta de conhecimento de que já existe solução para ele? Por que vale a pena resolvê-lo ? Quais as vantagens de se fazer um estudo deste?

6 Definição do Problema de Pesquisa PROBLEMÁTICA EDUCACIONAL OU SOCIAL : O problema, independente do setor Educacional ou de serviços, deve estar vinculado à Educação Física, em especial com as linhas de pesquisa da área de concentração de seu curso de graduação.

7 Esta pergunta deve ser respondida à luz do tema de trabalho pré-definido com seu orientador. O problema a que se refere esta pergunta, trata do estudo e resolução das causas que fazem que o referido problema exista, e não das consequências resultantes do problema. Portanto, procure focar a descrição do problema pela análise das causas do mesmo e não de seus efeitos. QUAL O PROBLEMA QUE PRETENDE RESOLVER NA PESQUISA? QUAL O PROBLEMA QUE PRETENDE RESOLVER NA PESQUISA?

8 2-JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA POR QUE é importante resolver este problema?  Contextualização  Delimitação  Limitações

9 Critérios para Escolha do Tema de Pesquisa 1- INTERESSE PESSOAL:  Trabalhar com assuntos de seu interesse - gosto pelo tema; - desperta curiosidade; - vontade de aprender e se aprofundar.  Enxergar neste tema um campo promissor - atualização dos assuntos envolvidos; - expectativa de futura expansão/amplitude.

10 Critérios para Escolha do Tema de Pesquisa 2- INTERESSE PROFISSIONAL FUTURO:  Está vinculado ao seu trabalho atual? - ajustar às suas necessidades futuras; - ampliar seu campo de atuação; - proporcionar maior flexibilidade profissional;  Quem são os outros Interessados? - interesses econômicos; - interesses sociais; - interesses acadêmicos/científicos.

11 Critérios para Escolha do Tema de Pesquisa 3- INTERESSE DO PROF. ORIENTADOR:  Facilita a troca de conhecimentos;  Interação com a equipe;  Maior envolvimento. ? - interesses econômicos - interesses acadêmicos/científicos

12 3-OBJETIVOS PARA QUE resolver o problema? Objetivo Geral Objetivos Específicos

13 Roteiro para Definição do Tema de Pesquisa OBJETIVO GERAL: O objetivo geral é único, descrito de forma clara e precisa (em no máximo 3 linhas), e representa qual a finalidade global de seu trabalho. Via de regra, o objetivo geral é derivado da busca por uma solução adequada para o problema de pesquisa formulado anteriormente.

14 Roteiro para Definição do Tema de Pesquisa OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Os objetivos específicos (preferencialmente de 3 a 5), são obtidos a partir do objetivo geral do trabalho e formulados de tal maneira que na medida em que venham a ser atingidos, no decorrer do trabalho, contribuam para a consecução do objetivo geral. Da mesma forma que para o objetivo geral, os mesmos deverão ser descritos de forma clara e precisa, em no máximo 2 linhas cada. Obs.: não confundir objetivos específicos com os passos ou etapas da pesquisa.

15 OBJETIVO GERAL DOMINIO COGNITIVO Administrar; Aprimorar; Delegar ;Fazer; Recitar Afirmar; Avaliar; Demonstrar ;Formular; Resolver; Analisar; Calcular; Distinguir; Identificar; Saber; Aprender; Compreender; Entender; Integrar; Transferir; Aplicar; Constar; Enumerar; Interpretar ; Apreciar; Construir; Escrever ;Propor.

16 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOMINIO COGNITIVO Aplicar Converter Esboçar Justificar Relacionar Autorizar Criar Escrever Listar Relatar Avaliar Criticar Especificar Manipular Reproduzir Calcular Defender Exemplificar Modificar Resolver Categorizar Definir Explicar Mostrar Resumir Citar Demonstrar Expressar-Se Obter Reorganizar Classificar Descrever Generalizar Operar Rever Combinar Diferenciar Identificar Organizar Selecionar Compilar Discriminar Ilustrar Preparar Separar Comparar Distinguir Indicar Prover Se Capaz Compor Dizer Inferir Produzir Subdividir Concluir Enumerar Interferir Reconstruir Sublimar Confirmar Enunciar Interpretar Redigir Sumarizar Contrastar Escolher Inventar Reescrever Utilizar

17 RESULTADOS TEÓRICOS ESPERADOS : Você deve apresentar os possíveis resultados teóricos advindos de seu trabalho, que contribuirão para um maior entendimento e aprofundamento científico dos temas relacionados com seu problema de pesquisa. Estes resultados são originados quando alcançados os Objetivos Específicos.

18 RESULTADOS PRÁTICOS ESPERADOS : Da mesma forma que anteriormente, você deverá apresentar os futuros resultados de caráter prático/educacional que serão possivelmente obtidos com a resolução de seu trabalho. Procure ressaltar aqueles resultados que poderão ser úteis para outras escolas que apresentam problema similar.

19 4-HIPÓTESES Quais os PRESSUPOSTOS para resolver o problema? “Hipóteses são suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema da pesquisa”. (Apostila do LED, p. 80)

20 5-METODOLOGIA Com que MÉTODO e em que ETAPAS resolver o problema? Metodologia da Monografia ou Artigo; Metodologia da pesquisa de campo.

21 6-PLANO DE IDEIAS Que CONCEITOS são necessários para resolver o problema? Modelo teórico? Quadro de referência? Nova metodologia? Diretrizes teóricas Revisão da literatura e estado da arte

22 7-VALIDAÇÃO COMO demonstrar pela REALIDADE a solução do problema? Estudo de caso? Pesquisa de Campo? Análise qualitativa ou descritiva? Questionário ou entrevistas?

23 8-CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES As conclusões nascem do desenvolvimento da dissertação; As recomendações indicam as possibilidades de superar as limitações da dissertação.

24 9 – OBSERVAÇÕES DIVERSAS Português Linguagem acadêmica, “.”, etc. Voz impessoal Sumário Resumo Referências bibliográficas Apud Título e objetivo geral.

25 ESFORÇO,FOCO E DETERMINAÇÃO E A SUA PESQUISA SERÁ MARAVILHOSA E UM SUCESSO! OBRIGADA!


Carregar ppt "Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP Disciplina: Monograf ia Professora: Msc. Márcia Cristiane da Silva Galindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google