A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura Inclusiva- uma nova cultura- Renata Melo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura Inclusiva- uma nova cultura- Renata Melo"— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura Inclusiva- uma nova cultura- Renata Melo
O que é? É a arquitetura que respeita a diversidade humana e gera acessibilidade para todos. Paradigma que marca uma nova cultura e um caminho promissor aos profissionais que concebem os espaços. No Brasil a arquitetura passou a ser representativa no período modernista. As grandes cidades do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais Grandes nomes da arquitetura – Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova, dentre outros – valorizam a estética brasileira. Suas marcas ainda hoje é utilizada – um dos preceitos deste tipo de produção é a padronização do homem. Leonardo da Vinci – homem perfeito jovem, saudável e eesbelto.

2 Desenho universal Olhar que exclui o outro – diferente: Deficientes físicos, idoso, grávida, criança, e demais cidadãs que fogem ao padrão – ato de projetar. Visibilidade – após a segunda guerra mundial – mutilados da guerra não podiam mais trabalhar. Após 15 anos do fim da guerra – nos EUA a primeira padronização de acessibilidade. Evolução do Conceito de inclusão- Conceito de desenho Universal. O que é desenho universal? Design de produtos e de ambientes para serem usados por todas as pessoas na maior extensão possível, sem a necessidade de adaptação ou de design especializado – Universidade do Estado Norte de Caroline – EUA. Seus princípios se pautam - diversidade humana.

3 Desenho universal FATORES considerados Economia; Estética;
Desenvolvimento sustentável; e Qualidades culturais. Situação no Brasil – década de 80 – algumas alterações na legislação e em poucas intervenções espaçais. Brasil – ainda temos profissionais – homem padrão. Hoje a palavra chave é: Desenho universal - para alcançar a acessibilidade. Esse modo de projetar virou lei e está ajudando a criar espaços e produtos usáveis por todos. Banheiros para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida; Rampas; Plataformas; Elevadores acessíveis; Pisos táteis; Sinalização inclusiva; e Barras de apoio.

4 Normas – Desenho Universal
Norma Brasileira – NBR.9050/04 – acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos – apoiado pela lei federal - vários parâmetros –aplicabilidade da lei nas produções arquitetônicas – diversidade. Outras legislações – leis federais n° e n° Decreto de 02 de dezembro de 2004. Primeira – meios de transportes Segunda – meios físicos, transporte, comunicação, informações e ajudas técnicas. O cumprimento só se tornou obrigatório e passível de fiscalização quando, em 2005, o Ministério das Cidades lançou o Programa Brasil Acessível, com o intuito de estimular e apoiar os governos municipais e estaduais a assegurarem a circulação.

5 Acessibilidade é a palavra – chave
A acessibilidade é tema obrigatório na grade curricular dos cursos universitários correlatos – atender profissionais capazes de atender às novas exigências e premissas. Um projeto universal inclui produtos acessíveis para todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades Segundo Tuan (1983) o espaço, as distâncias, os percursos, o “longe” e o “perto” passam a ser medidos pelo esforço e não podem ser compreendidos a partir de referenciais de pessoas que não apresentam nenhuma dificuldade em seus deslocamentos. TUAN (1983: 10) “experiênciar é aprender, compreender; significa atuar sobre o espaço e poder criar a partir dele”.

6 Espaços + lugares= afetividade - atuar
Como o arquiteto pode entender – visão humanística - reconhece que é necessário que o processo cognitivo se desenvolva através da percepção e da apreensão do espaço para que o indivíduo possa conhecê-lo e agir sobre ele. Segundo Rapoport, 1978: 43 “O que não se conhece não pode ser objeto de oportunidades para atuar”. Tuar, Afirma que espaços transformam-se em lugares – permite - pessoas desenvolva afetividade – local – oportunidade de atuar nele Situação 01 – palestrante cega Fala aos estudantes sobre suas dificuldades em face de uma arquitetura que nem sempre lhe é acessível. As histórias vividas ao lado de seu cão-guia (também na foto) muito divertiram os alunos

7 Espaços + lugares= afetividade - atuar
Segunda situação Experiência de percurso, estudantes andam em cadeira de rodas, usam vendas nos olhos ou um tapa-orelhas. Vivenciando as dificuldades emocionais provocadas pelas barreira arquitetônicas. Cadeira de rodas – tapa olho e orelhas

8 O que esperar do arquiteto e urbanista CEAP?
Trabalhem também pela eliminação de outras barreiras, além das físicas. As barreiras: sociais, culturais, políticas e burocráticas. Porque? Solidificam através da falta da consciência que a convivência com a diversidade no seio dos espaços se constitui na verdadeira ferramenta para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. Pós-modernidade – acessibilidade – desenho universal


Carregar ppt "Arquitetura Inclusiva- uma nova cultura- Renata Melo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google