A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A RODA A RODA A RODA A RODA A RODA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A RODA A RODA A RODA A RODA A RODA"— Transcrição da apresentação:

1 A RODA A RODA A RODA A RODA A RODA

2 No limiar da história Técnica de rolagem

3 A origem da roda Existem diversas teorias acerca do surgimento da roda, mas nenhum achado arqueológico provou sua origem pré-histórica. Os Sumérios, civilização que se desenvolveu às margens do rio Eufrates há cerca de anos a.c. já sabiam utilizá-la. Gravura em um baixo-relevo de UR

4 Os egípcios pareciam familiarizados com ela desde 1
Os egípcios pareciam familiarizados com ela desde Antes de Cristo, a roda era completamente desconhecida na Oceania antes da chegada dos primeiros europeus. Mesmo as civilizações pré-colombianas não acharam uso prático para ela, embora em princípio já a conhecessem. Egito - (aproximadamente 1400 A.C)

5 Os mesopotâmicos, babilônicos e assírios prosseguiram o desenvolvimento dos carros originalmente criados pelos sumérios. Introduziram novos aperfeiçoamentos. Um dos mais importantes foi a criação da roda com aros. a.C.

6 Graças ao engenho do Homem, a sua grande utilidade alargou-se a vários setores como se comprova nas diversas aplicações que teve. No mundo do trabalho, da indústria, dos meios de comunicação, entre outras, é o elemento que faz rodar o processo técnico e evolutivo da sociedade.

7

8 A roda como elemento integrado num sistema
Sistema simples

9 A roldana permitiu diminuir o esforço

10 Com a primeira Revolução Industrial, a roda ganha definitivamente uma importância extraordinária. A sua aplicação é integrada a partir daí em sistemas de produção.

11

12 Os transportes continuaram a ser o campo de aplicação de eleição, contribuindo para o seu desenvolvimento.

13

14 o Homem não iria muito longe.
Sem a roda o Homem não iria muito longe. A bicicleta criada na França em 1645, permitia velocidades até três vezes maiores do que a de um homem caminhando pausadamente.

15

16 A roda integrada em sistemas mais complexos

17 Sistema complexo

18

19 Utilização no campo das energias

20

21 Diversidade de aplicações

22 A roda é fundamental nos sistemas de transmissão de movimentos e mecanismos

23 Vamos de seguida elaborar um projeto.
Espero que não fiques com a cabeça a andar à roda

24 Projeto: Movimento e Mecanismos
Metodologia: aplicação da metodologia de projeto Identificação /definição do problema, (defina claramente o que pretende). Faça incidir o seu projeto num processo de criação/transformação de movimentos. Sedo a roda o elemento fundamental, tente criar um princípio simples de funcionamento e aplicá-lo a um sistema.


Carregar ppt "A RODA A RODA A RODA A RODA A RODA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google