A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas operativos Sistemas Windows

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas operativos Sistemas Windows"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas operativos Sistemas Windows
Transferência de objectos entre aplicações Copy/paste e clipboard Cópias / referências Ambiente de trabalho e atalhos Redes de computadores (vizinhança) Programas Processos Utilizadores Interpretador de comandos Gestor de janelas Sistemas de ficheiros Sistemas operativos alternativos

2 Interfaces gráficos e interfaces de linha de comando.
Um computador estabelece uma combinação dinâmica de hardware e software. A primeira face visível do software que interage com o hardware de base do computador é o sistema operativo. As características de cada sistema operativo acabam por definir a “personalidade"' de um dado tipo de computador, bem como, em conjunto com o processador, acabam por determinar o software que pode correr no conjunto do sistema. Processador (1 ou mais), periféricos, memória (central e cache) e discos (fixos, disquetes, zips). Interfaces: rede, serie (rato, pilot), paralela, USB, som (in/out), imagem (in/out). Boot ROM (computadores vs consolas de jogos). Arranque por rede, disco ou disquete. Vírus de arranque. Carregamento do sistema operativo. Windows vs Linux vs PalmOS. Shutdown, corte de energia ou congelamento" (portáteis e computadores de bolso). Interfaces gráficos e interfaces de linha de comando. Modelos de Software: Comercial, Freeware, Shareware, Open Source. Hierarquia de pastas e tipos de cheiros. Formatos, compressão, aplicações e associação a formatos (guerra dos browsers). Partilha de executáveis e acesso uniforme a directorias pessoais.

3 Utilizadores, Processos e Janelas
Máquinas mono-utilizador ou multi-utilizador. Servidores e estações de trabalho. Processos com várias janelas ou sub-janelas. Vários processos idênticos(com ou sem partilha). Processos sem janelas e utilizadores via rede. Multi-processamento e partilha de tempo (colaborativa ou forçada). Terminação de processos, fugas de memória e estabilidade dos sistemas. Memorias e Rede Memória volátil vs Disco. Ordens de grandeza relativas. Sistema de ficheiro local e remoto. Acesso temporário: remoto ou amovível. Só leitura (CD-ROM) ou leitura e escrita. Cópia (num ou em mais de um disco) e referências com partilha. Hierarquia de pastas e tipos de ficheiros. Formatos, compressão, aplicações e associação a formatos (browsers) Partilha de executáveis e acesso uniforme a directorias pessoais.


Carregar ppt "Sistemas operativos Sistemas Windows"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google